CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO PARA UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE QUÍMICA MINISTRADA EM UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2781 |
Resumo: | O curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo está recebendo as primeiras turmas de estudantes. Dessa maneira, fez-se necessário adaptar a atual estrutura de ensino, principalmente com relação aos conteúdos didáticos. O objetivo desse trabalho foi o de criar uma proposta para a estrutura de uma disciplina de Química Introdutória para o curso de Engenharia Ambiental que correspondesse às expectativas dos alunos. Verificou-se que a aplicação da referida proposta levou ao maior envolvimento dos alunos com relação à turma anterior e que o modelo pode ser aplicado a outros cursos ou carreiras com ênfase em ciências ambientais. |
id |
FURG-9_7613753de8541b10563d1850a5245d86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2781 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO PARA UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE QUÍMICA MINISTRADA EM UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTALProcedimentos de Ensinoquímica ambientalengenharia ambiental.O curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo está recebendo as primeiras turmas de estudantes. Dessa maneira, fez-se necessário adaptar a atual estrutura de ensino, principalmente com relação aos conteúdos didáticos. O objetivo desse trabalho foi o de criar uma proposta para a estrutura de uma disciplina de Química Introdutória para o curso de Engenharia Ambiental que correspondesse às expectativas dos alunos. Verificou-se que a aplicação da referida proposta levou ao maior envolvimento dos alunos com relação à turma anterior e que o modelo pode ser aplicado a outros cursos ou carreiras com ênfase em ciências ambientais.Lepidus2012-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/278110.14295/remea.v16i0.2781REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 16 (2006): Volume 16 : janeiro a junho de 20061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2781/1570Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTardivo, MaurícioRezende, Maria Olímpia OliveiraQueiroz, Salete Linhares2020-08-14T20:00:56Zoai:periodicos.furg.br:article/2781Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:56Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO PARA UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE QUÍMICA MINISTRADA EM UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL |
title |
CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO PARA UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE QUÍMICA MINISTRADA EM UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL |
spellingShingle |
CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO PARA UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE QUÍMICA MINISTRADA EM UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Tardivo, Maurício Procedimentos de Ensino química ambiental engenharia ambiental. |
title_short |
CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO PARA UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE QUÍMICA MINISTRADA EM UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL |
title_full |
CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO PARA UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE QUÍMICA MINISTRADA EM UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL |
title_fullStr |
CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO PARA UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE QUÍMICA MINISTRADA EM UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO PARA UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE QUÍMICA MINISTRADA EM UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL |
title_sort |
CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO PARA UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE QUÍMICA MINISTRADA EM UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL |
author |
Tardivo, Maurício |
author_facet |
Tardivo, Maurício Rezende, Maria Olímpia Oliveira Queiroz, Salete Linhares |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Maria Olímpia Oliveira Queiroz, Salete Linhares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tardivo, Maurício Rezende, Maria Olímpia Oliveira Queiroz, Salete Linhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Procedimentos de Ensino química ambiental engenharia ambiental. |
topic |
Procedimentos de Ensino química ambiental engenharia ambiental. |
description |
O curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo está recebendo as primeiras turmas de estudantes. Dessa maneira, fez-se necessário adaptar a atual estrutura de ensino, principalmente com relação aos conteúdos didáticos. O objetivo desse trabalho foi o de criar uma proposta para a estrutura de uma disciplina de Química Introdutória para o curso de Engenharia Ambiental que correspondesse às expectativas dos alunos. Verificou-se que a aplicação da referida proposta levou ao maior envolvimento dos alunos com relação à turma anterior e que o modelo pode ser aplicado a outros cursos ou carreiras com ênfase em ciências ambientais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2781 10.14295/remea.v16i0.2781 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2781 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v16i0.2781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2781/1570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 16 (2006): Volume 16 : janeiro a junho de 2006 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781814067200 |