Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faraco, Cristina Machado Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marcomin, Fatima Elizabeti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8270
Resumo: O recorte da pesquisa versa sobre a criação/manutenção, objetivos e conflitos à formação de Espaços Educadores Sustentáveis, a partir da percepção dos coordenadores de três desses espaços: Centro de Educação Ambiental NaturGut Ophoven (Alemanha), Pousada Vitória e Projeto Ambiental Gaia Village (Santa Catarina – Brasil). A abordagem metodológica qualitativa, sustentada pela Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, envolvendo a observação participante, estudo documental, entrevistas e a descrição interpretativa. A interpretação e discussão foram geradas a partir da organização dos temas emergentes em conjuntos textuais (origens, objetivos, conflitos). Os resultados indicam formas diversificadas de criação desses espaços e de objetivos distintos; a sustentação técnica dos processos é pautada em aportes teóricos, vivenciais e/ou políticas públicas; e os conflitos evidenciados são favorecidos pela visão dicotômica e utilitarista da natureza. El recorte de la investigación versa sobre la creación / mantenimiento, objetivos y conflictos a la formación de Espacios Educadores Sostenibles, a partir de la percepción de los coordinadores de tres de esos espacios: Centro de Educación Ambiental NaturGut Ophoven (Alemania), Posada Vitória y Proyecto Ambiental Gaia Village (Santa Catarina - Brasil). El enfoque metodológico cualitativo, sostenido por la Fenomenología de la Percepción de Merleau-Ponty, involucrando la observación participante, estudio documental, entrevistas y la descripción interpretativa. La interpretación y discusión fueron generadas a partir de la organización de los temas emergentes en conjuntos textuales (orígenes, objetivos, conflictos). Los resultados indican formas diversificadas de creación de esos espacios y de objetivos distintos; la sustentación técnica de los procesos es pautada en aportes teóricos, vivenciales y/o políticas públicas; y los conflictos evidenciados son favorecidos por la visión dicotómica y utilitarista de la naturaleza. The fragment of the research is based on the creation / maintenance, objectives and conflicts to the formation of Sustainable Educational Spaces, from the perception of the coordinators of three of these places: NaturGut Ophoven Environmental Education Center (Germany), Vitória Inn and Gaia Village Environmental Project (Santa Catarina - Brazil). The qualitative methodological approach, supported by the Merleau-Ponty Phenomenology of Perception, involving participant observation, documental study, interviews and the interpretative description. The interpretation and discussion has been generated from the organization of emerging themes into textual sets (origins, objectives, conflicts). The results indicate diversified forms of creation of these spaces and of different objectives; the technical support of the processes is based on theoretical, experiential contributions and/or public policies; and the evidenced conflicts are favored by the dichotomous and utilitarian view of nature.
id FURG-9_76eace5d603aefd18f6a54813292f77c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8270
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflictsEducação Ambiental. Educação e Sustentabilidade. Espaços Educadores Sustentáveis.O recorte da pesquisa versa sobre a criação/manutenção, objetivos e conflitos à formação de Espaços Educadores Sustentáveis, a partir da percepção dos coordenadores de três desses espaços: Centro de Educação Ambiental NaturGut Ophoven (Alemanha), Pousada Vitória e Projeto Ambiental Gaia Village (Santa Catarina – Brasil). A abordagem metodológica qualitativa, sustentada pela Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, envolvendo a observação participante, estudo documental, entrevistas e a descrição interpretativa. A interpretação e discussão foram geradas a partir da organização dos temas emergentes em conjuntos textuais (origens, objetivos, conflitos). Os resultados indicam formas diversificadas de criação desses espaços e de objetivos distintos; a sustentação técnica dos processos é pautada em aportes teóricos, vivenciais e/ou políticas públicas; e os conflitos evidenciados são favorecidos pela visão dicotômica e utilitarista da natureza. El recorte de la investigación versa sobre la creación / mantenimiento, objetivos y conflictos a la formación de Espacios Educadores Sostenibles, a partir de la percepción de los coordinadores de tres de esos espacios: Centro de Educación Ambiental NaturGut Ophoven (Alemania), Posada Vitória y Proyecto Ambiental Gaia Village (Santa Catarina - Brasil). El enfoque metodológico cualitativo, sostenido por la Fenomenología de la Percepción de Merleau-Ponty, involucrando la observación participante, estudio documental, entrevistas y la descripción interpretativa. La interpretación y discusión fueron generadas a partir de la organización de los temas emergentes en conjuntos textuales (orígenes, objetivos, conflictos). Los resultados indican formas diversificadas de creación de esos espacios y de objetivos distintos; la sustentación técnica de los procesos es pautada en aportes teóricos, vivenciales y/o políticas públicas; y los conflictos evidenciados son favorecidos por la visión dicotómica y utilitarista de la naturaleza. The fragment of the research is based on the creation / maintenance, objectives and conflicts to the formation of Sustainable Educational Spaces, from the perception of the coordinators of three of these places: NaturGut Ophoven Environmental Education Center (Germany), Vitória Inn and Gaia Village Environmental Project (Santa Catarina - Brazil). The qualitative methodological approach, supported by the Merleau-Ponty Phenomenology of Perception, involving participant observation, documental study, interviews and the interpretative description. The interpretation and discussion has been generated from the organization of emerging themes into textual sets (origins, objectives, conflicts). The results indicate diversified forms of creation of these spaces and of different objectives; the technical support of the processes is based on theoretical, experiential contributions and/or public policies; and the evidenced conflicts are favored by the dichotomous and utilitarian view of nature.Lepidus2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa fenomenológica.application/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/827010.14295/remea.v35i3.8270REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 238-2571517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8270/5561Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaraco, Cristina Machado OliveiraMarcomin, Fatima Elizabeti2018-12-20T17:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/8270Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-12-20T17:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts
title Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts
spellingShingle Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts
Faraco, Cristina Machado Oliveira
Educação Ambiental. Educação e Sustentabilidade. Espaços Educadores Sustentáveis.
title_short Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts
title_full Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts
title_fullStr Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts
title_full_unstemmed Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts
title_sort Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts
author Faraco, Cristina Machado Oliveira
author_facet Faraco, Cristina Machado Oliveira
Marcomin, Fatima Elizabeti
author_role author
author2 Marcomin, Fatima Elizabeti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faraco, Cristina Machado Oliveira
Marcomin, Fatima Elizabeti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Educação e Sustentabilidade. Espaços Educadores Sustentáveis.
topic Educação Ambiental. Educação e Sustentabilidade. Espaços Educadores Sustentáveis.
description O recorte da pesquisa versa sobre a criação/manutenção, objetivos e conflitos à formação de Espaços Educadores Sustentáveis, a partir da percepção dos coordenadores de três desses espaços: Centro de Educação Ambiental NaturGut Ophoven (Alemanha), Pousada Vitória e Projeto Ambiental Gaia Village (Santa Catarina – Brasil). A abordagem metodológica qualitativa, sustentada pela Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, envolvendo a observação participante, estudo documental, entrevistas e a descrição interpretativa. A interpretação e discussão foram geradas a partir da organização dos temas emergentes em conjuntos textuais (origens, objetivos, conflitos). Os resultados indicam formas diversificadas de criação desses espaços e de objetivos distintos; a sustentação técnica dos processos é pautada em aportes teóricos, vivenciais e/ou políticas públicas; e os conflitos evidenciados são favorecidos pela visão dicotômica e utilitarista da natureza. El recorte de la investigación versa sobre la creación / mantenimiento, objetivos y conflictos a la formación de Espacios Educadores Sostenibles, a partir de la percepción de los coordinadores de tres de esos espacios: Centro de Educación Ambiental NaturGut Ophoven (Alemania), Posada Vitória y Proyecto Ambiental Gaia Village (Santa Catarina - Brasil). El enfoque metodológico cualitativo, sostenido por la Fenomenología de la Percepción de Merleau-Ponty, involucrando la observación participante, estudio documental, entrevistas y la descripción interpretativa. La interpretación y discusión fueron generadas a partir de la organización de los temas emergentes en conjuntos textuales (orígenes, objetivos, conflictos). Los resultados indican formas diversificadas de creación de esos espacios y de objetivos distintos; la sustentación técnica de los procesos es pautada en aportes teóricos, vivenciales y/o políticas públicas; y los conflictos evidenciados son favorecidos por la visión dicotómica y utilitarista de la naturaleza. The fragment of the research is based on the creation / maintenance, objectives and conflicts to the formation of Sustainable Educational Spaces, from the perception of the coordinators of three of these places: NaturGut Ophoven Environmental Education Center (Germany), Vitória Inn and Gaia Village Environmental Project (Santa Catarina - Brazil). The qualitative methodological approach, supported by the Merleau-Ponty Phenomenology of Perception, involving participant observation, documental study, interviews and the interpretative description. The interpretation and discussion has been generated from the organization of emerging themes into textual sets (origins, objectives, conflicts). The results indicate diversified forms of creation of these spaces and of different objectives; the technical support of the processes is based on theoretical, experiential contributions and/or public policies; and the evidenced conflicts are favored by the dichotomous and utilitarian view of nature.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa fenomenológica.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8270
10.14295/remea.v35i3.8270
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8270
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i3.8270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8270/5561
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 238-257
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786221232129