Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8270 |
Resumo: | O recorte da pesquisa versa sobre a criação/manutenção, objetivos e conflitos à formação de Espaços Educadores Sustentáveis, a partir da percepção dos coordenadores de três desses espaços: Centro de Educação Ambiental NaturGut Ophoven (Alemanha), Pousada Vitória e Projeto Ambiental Gaia Village (Santa Catarina – Brasil). A abordagem metodológica qualitativa, sustentada pela Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, envolvendo a observação participante, estudo documental, entrevistas e a descrição interpretativa. A interpretação e discussão foram geradas a partir da organização dos temas emergentes em conjuntos textuais (origens, objetivos, conflitos). Os resultados indicam formas diversificadas de criação desses espaços e de objetivos distintos; a sustentação técnica dos processos é pautada em aportes teóricos, vivenciais e/ou políticas públicas; e os conflitos evidenciados são favorecidos pela visão dicotômica e utilitarista da natureza. El recorte de la investigación versa sobre la creación / mantenimiento, objetivos y conflictos a la formación de Espacios Educadores Sostenibles, a partir de la percepción de los coordinadores de tres de esos espacios: Centro de Educación Ambiental NaturGut Ophoven (Alemania), Posada Vitória y Proyecto Ambiental Gaia Village (Santa Catarina - Brasil). El enfoque metodológico cualitativo, sostenido por la Fenomenología de la Percepción de Merleau-Ponty, involucrando la observación participante, estudio documental, entrevistas y la descripción interpretativa. La interpretación y discusión fueron generadas a partir de la organización de los temas emergentes en conjuntos textuales (orígenes, objetivos, conflictos). Los resultados indican formas diversificadas de creación de esos espacios y de objetivos distintos; la sustentación técnica de los procesos es pautada en aportes teóricos, vivenciales y/o políticas públicas; y los conflictos evidenciados son favorecidos por la visión dicotómica y utilitarista de la naturaleza. The fragment of the research is based on the creation / maintenance, objectives and conflicts to the formation of Sustainable Educational Spaces, from the perception of the coordinators of three of these places: NaturGut Ophoven Environmental Education Center (Germany), Vitória Inn and Gaia Village Environmental Project (Santa Catarina - Brazil). The qualitative methodological approach, supported by the Merleau-Ponty Phenomenology of Perception, involving participant observation, documental study, interviews and the interpretative description. The interpretation and discussion has been generated from the organization of emerging themes into textual sets (origins, objectives, conflicts). The results indicate diversified forms of creation of these spaces and of different objectives; the technical support of the processes is based on theoretical, experiential contributions and/or public policies; and the evidenced conflicts are favored by the dichotomous and utilitarian view of nature. |
id |
FURG-9_76eace5d603aefd18f6a54813292f77c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8270 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflictsEducação Ambiental. Educação e Sustentabilidade. Espaços Educadores Sustentáveis.O recorte da pesquisa versa sobre a criação/manutenção, objetivos e conflitos à formação de Espaços Educadores Sustentáveis, a partir da percepção dos coordenadores de três desses espaços: Centro de Educação Ambiental NaturGut Ophoven (Alemanha), Pousada Vitória e Projeto Ambiental Gaia Village (Santa Catarina – Brasil). A abordagem metodológica qualitativa, sustentada pela Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, envolvendo a observação participante, estudo documental, entrevistas e a descrição interpretativa. A interpretação e discussão foram geradas a partir da organização dos temas emergentes em conjuntos textuais (origens, objetivos, conflitos). Os resultados indicam formas diversificadas de criação desses espaços e de objetivos distintos; a sustentação técnica dos processos é pautada em aportes teóricos, vivenciais e/ou políticas públicas; e os conflitos evidenciados são favorecidos pela visão dicotômica e utilitarista da natureza. El recorte de la investigación versa sobre la creación / mantenimiento, objetivos y conflictos a la formación de Espacios Educadores Sostenibles, a partir de la percepción de los coordinadores de tres de esos espacios: Centro de Educación Ambiental NaturGut Ophoven (Alemania), Posada Vitória y Proyecto Ambiental Gaia Village (Santa Catarina - Brasil). El enfoque metodológico cualitativo, sostenido por la Fenomenología de la Percepción de Merleau-Ponty, involucrando la observación participante, estudio documental, entrevistas y la descripción interpretativa. La interpretación y discusión fueron generadas a partir de la organización de los temas emergentes en conjuntos textuales (orígenes, objetivos, conflictos). Los resultados indican formas diversificadas de creación de esos espacios y de objetivos distintos; la sustentación técnica de los procesos es pautada en aportes teóricos, vivenciales y/o políticas públicas; y los conflictos evidenciados son favorecidos por la visión dicotómica y utilitarista de la naturaleza. The fragment of the research is based on the creation / maintenance, objectives and conflicts to the formation of Sustainable Educational Spaces, from the perception of the coordinators of three of these places: NaturGut Ophoven Environmental Education Center (Germany), Vitória Inn and Gaia Village Environmental Project (Santa Catarina - Brazil). The qualitative methodological approach, supported by the Merleau-Ponty Phenomenology of Perception, involving participant observation, documental study, interviews and the interpretative description. The interpretation and discussion has been generated from the organization of emerging themes into textual sets (origins, objectives, conflicts). The results indicate diversified forms of creation of these spaces and of different objectives; the technical support of the processes is based on theoretical, experiential contributions and/or public policies; and the evidenced conflicts are favored by the dichotomous and utilitarian view of nature.Lepidus2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa fenomenológica.application/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/827010.14295/remea.v35i3.8270REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 238-2571517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8270/5561Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaraco, Cristina Machado OliveiraMarcomin, Fatima Elizabeti2018-12-20T17:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/8270Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-12-20T17:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts |
title |
Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts |
spellingShingle |
Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts Faraco, Cristina Machado Oliveira Educação Ambiental. Educação e Sustentabilidade. Espaços Educadores Sustentáveis. |
title_short |
Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts |
title_full |
Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts |
title_fullStr |
Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts |
title_full_unstemmed |
Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts |
title_sort |
Espaços educadores sustentáveis: criação/manutenção, objetivos e conflitosEspacios educadores sostenibles: creación / mantenimiento, objetivos y conflictosSustainable educational spaces: creation/maintenance, objectives and conflicts |
author |
Faraco, Cristina Machado Oliveira |
author_facet |
Faraco, Cristina Machado Oliveira Marcomin, Fatima Elizabeti |
author_role |
author |
author2 |
Marcomin, Fatima Elizabeti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faraco, Cristina Machado Oliveira Marcomin, Fatima Elizabeti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Educação e Sustentabilidade. Espaços Educadores Sustentáveis. |
topic |
Educação Ambiental. Educação e Sustentabilidade. Espaços Educadores Sustentáveis. |
description |
O recorte da pesquisa versa sobre a criação/manutenção, objetivos e conflitos à formação de Espaços Educadores Sustentáveis, a partir da percepção dos coordenadores de três desses espaços: Centro de Educação Ambiental NaturGut Ophoven (Alemanha), Pousada Vitória e Projeto Ambiental Gaia Village (Santa Catarina – Brasil). A abordagem metodológica qualitativa, sustentada pela Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, envolvendo a observação participante, estudo documental, entrevistas e a descrição interpretativa. A interpretação e discussão foram geradas a partir da organização dos temas emergentes em conjuntos textuais (origens, objetivos, conflitos). Os resultados indicam formas diversificadas de criação desses espaços e de objetivos distintos; a sustentação técnica dos processos é pautada em aportes teóricos, vivenciais e/ou políticas públicas; e os conflitos evidenciados são favorecidos pela visão dicotômica e utilitarista da natureza. El recorte de la investigación versa sobre la creación / mantenimiento, objetivos y conflictos a la formación de Espacios Educadores Sostenibles, a partir de la percepción de los coordinadores de tres de esos espacios: Centro de Educación Ambiental NaturGut Ophoven (Alemania), Posada Vitória y Proyecto Ambiental Gaia Village (Santa Catarina - Brasil). El enfoque metodológico cualitativo, sostenido por la Fenomenología de la Percepción de Merleau-Ponty, involucrando la observación participante, estudio documental, entrevistas y la descripción interpretativa. La interpretación y discusión fueron generadas a partir de la organización de los temas emergentes en conjuntos textuales (orígenes, objetivos, conflictos). Los resultados indican formas diversificadas de creación de esos espacios y de objetivos distintos; la sustentación técnica de los procesos es pautada en aportes teóricos, vivenciales y/o políticas públicas; y los conflictos evidenciados son favorecidos por la visión dicotómica y utilitarista de la naturaleza. The fragment of the research is based on the creation / maintenance, objectives and conflicts to the formation of Sustainable Educational Spaces, from the perception of the coordinators of three of these places: NaturGut Ophoven Environmental Education Center (Germany), Vitória Inn and Gaia Village Environmental Project (Santa Catarina - Brazil). The qualitative methodological approach, supported by the Merleau-Ponty Phenomenology of Perception, involving participant observation, documental study, interviews and the interpretative description. The interpretation and discussion has been generated from the organization of emerging themes into textual sets (origins, objectives, conflicts). The results indicate diversified forms of creation of these spaces and of different objectives; the technical support of the processes is based on theoretical, experiential contributions and/or public policies; and the evidenced conflicts are favored by the dichotomous and utilitarian view of nature. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa fenomenológica. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8270 10.14295/remea.v35i3.8270 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8270 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v35i3.8270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8270/5561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 238-257 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786221232129 |