EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jéssica Nascimento
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Plácido, Patrícia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3504
Resumo: Ouvimos e (re)produzimos informações acerca da problemática socioambiental e reconhecemos sua gravidade. Meio ambiente, sustentabilidade e Educação Ambiental emergem no campo educacional atravessados por sentidos dominantes, todavia em disputa com sentidos vários, sobretudo com os contra-hegemônicos. Nesse embate, explicita-se a importância do educador ambiental crítico no intuito de problematizar tais sentidos e buscar a superação de visões e práticas ideologizantes. As escolas são propensas a esse debate ao abrirem-se à formação de educadores como uma práxis educativa de intervenção pedagógica. Neste estudo, perscrutamos, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, as visões de mundo acerca do meio ambiente e da sustentabilidade e as práticas acerca da Educação Ambiental de 10 educadores de uma escola pública de Itaguaí/RJ, próxima a problemas socioambientais gerados pela industrialização decorrente das atividades do Porto. Tais visões e práticas estão hegemonicamente fragilizadas em consonância com ideias conservadoras, porém há resquícios de boas intenções e brechas para possíveis superações. Conhecer percepções e práticas torna-se imprescindível para se pensarem mudanças significativas necessárias. E, na formação de educadores, vê-se um caminho possível, não uma salvação, para esse fim.
id FURG-9_77fac7010194b3139e6f1e553b0926f4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3504
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃOMeio ambienteSustentabilidadeEducação AmbientalDisputa de sentidosFormação de educadores críticos.Ouvimos e (re)produzimos informações acerca da problemática socioambiental e reconhecemos sua gravidade. Meio ambiente, sustentabilidade e Educação Ambiental emergem no campo educacional atravessados por sentidos dominantes, todavia em disputa com sentidos vários, sobretudo com os contra-hegemônicos. Nesse embate, explicita-se a importância do educador ambiental crítico no intuito de problematizar tais sentidos e buscar a superação de visões e práticas ideologizantes. As escolas são propensas a esse debate ao abrirem-se à formação de educadores como uma práxis educativa de intervenção pedagógica. Neste estudo, perscrutamos, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, as visões de mundo acerca do meio ambiente e da sustentabilidade e as práticas acerca da Educação Ambiental de 10 educadores de uma escola pública de Itaguaí/RJ, próxima a problemas socioambientais gerados pela industrialização decorrente das atividades do Porto. Tais visões e práticas estão hegemonicamente fragilizadas em consonância com ideias conservadoras, porém há resquícios de boas intenções e brechas para possíveis superações. Conhecer percepções e práticas torna-se imprescindível para se pensarem mudanças significativas necessárias. E, na formação de educadores, vê-se um caminho possível, não uma salvação, para esse fim.Lepidus2013-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/350410.14295/remea.v26i0.3504REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3504/2084Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Jéssica NascimentoPlácido, Patrícia de Oliveira2020-08-14T19:58:40Zoai:periodicos.furg.br:article/3504Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:40Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO
title EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO
spellingShingle EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO
Rodrigues, Jéssica Nascimento
Meio ambiente
Sustentabilidade
Educação Ambiental
Disputa de sentidos
Formação de educadores críticos.
title_short EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO
title_full EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO
title_fullStr EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO
title_full_unstemmed EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO
title_sort EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO
author Rodrigues, Jéssica Nascimento
author_facet Rodrigues, Jéssica Nascimento
Plácido, Patrícia de Oliveira
author_role author
author2 Plácido, Patrícia de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jéssica Nascimento
Plácido, Patrícia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Sustentabilidade
Educação Ambiental
Disputa de sentidos
Formação de educadores críticos.
topic Meio ambiente
Sustentabilidade
Educação Ambiental
Disputa de sentidos
Formação de educadores críticos.
description Ouvimos e (re)produzimos informações acerca da problemática socioambiental e reconhecemos sua gravidade. Meio ambiente, sustentabilidade e Educação Ambiental emergem no campo educacional atravessados por sentidos dominantes, todavia em disputa com sentidos vários, sobretudo com os contra-hegemônicos. Nesse embate, explicita-se a importância do educador ambiental crítico no intuito de problematizar tais sentidos e buscar a superação de visões e práticas ideologizantes. As escolas são propensas a esse debate ao abrirem-se à formação de educadores como uma práxis educativa de intervenção pedagógica. Neste estudo, perscrutamos, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, as visões de mundo acerca do meio ambiente e da sustentabilidade e as práticas acerca da Educação Ambiental de 10 educadores de uma escola pública de Itaguaí/RJ, próxima a problemas socioambientais gerados pela industrialização decorrente das atividades do Porto. Tais visões e práticas estão hegemonicamente fragilizadas em consonância com ideias conservadoras, porém há resquícios de boas intenções e brechas para possíveis superações. Conhecer percepções e práticas torna-se imprescindível para se pensarem mudanças significativas necessárias. E, na formação de educadores, vê-se um caminho possível, não uma salvação, para esse fim.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3504
10.14295/remea.v26i0.3504
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3504
identifier_str_mv 10.14295/remea.v26i0.3504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3504/2084
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783458234368