EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3504 |
Resumo: | Ouvimos e (re)produzimos informações acerca da problemática socioambiental e reconhecemos sua gravidade. Meio ambiente, sustentabilidade e Educação Ambiental emergem no campo educacional atravessados por sentidos dominantes, todavia em disputa com sentidos vários, sobretudo com os contra-hegemônicos. Nesse embate, explicita-se a importância do educador ambiental crítico no intuito de problematizar tais sentidos e buscar a superação de visões e práticas ideologizantes. As escolas são propensas a esse debate ao abrirem-se à formação de educadores como uma práxis educativa de intervenção pedagógica. Neste estudo, perscrutamos, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, as visões de mundo acerca do meio ambiente e da sustentabilidade e as práticas acerca da Educação Ambiental de 10 educadores de uma escola pública de Itaguaí/RJ, próxima a problemas socioambientais gerados pela industrialização decorrente das atividades do Porto. Tais visões e práticas estão hegemonicamente fragilizadas em consonância com ideias conservadoras, porém há resquícios de boas intenções e brechas para possíveis superações. Conhecer percepções e práticas torna-se imprescindível para se pensarem mudanças significativas necessárias. E, na formação de educadores, vê-se um caminho possível, não uma salvação, para esse fim. |
id |
FURG-9_77fac7010194b3139e6f1e553b0926f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3504 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃOMeio ambienteSustentabilidadeEducação AmbientalDisputa de sentidosFormação de educadores críticos.Ouvimos e (re)produzimos informações acerca da problemática socioambiental e reconhecemos sua gravidade. Meio ambiente, sustentabilidade e Educação Ambiental emergem no campo educacional atravessados por sentidos dominantes, todavia em disputa com sentidos vários, sobretudo com os contra-hegemônicos. Nesse embate, explicita-se a importância do educador ambiental crítico no intuito de problematizar tais sentidos e buscar a superação de visões e práticas ideologizantes. As escolas são propensas a esse debate ao abrirem-se à formação de educadores como uma práxis educativa de intervenção pedagógica. Neste estudo, perscrutamos, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, as visões de mundo acerca do meio ambiente e da sustentabilidade e as práticas acerca da Educação Ambiental de 10 educadores de uma escola pública de Itaguaí/RJ, próxima a problemas socioambientais gerados pela industrialização decorrente das atividades do Porto. Tais visões e práticas estão hegemonicamente fragilizadas em consonância com ideias conservadoras, porém há resquícios de boas intenções e brechas para possíveis superações. Conhecer percepções e práticas torna-se imprescindível para se pensarem mudanças significativas necessárias. E, na formação de educadores, vê-se um caminho possível, não uma salvação, para esse fim.Lepidus2013-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/350410.14295/remea.v26i0.3504REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3504/2084Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Jéssica NascimentoPlácido, Patrícia de Oliveira2020-08-14T19:58:40Zoai:periodicos.furg.br:article/3504Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:40Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO |
title |
EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO |
spellingShingle |
EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO Rodrigues, Jéssica Nascimento Meio ambiente Sustentabilidade Educação Ambiental Disputa de sentidos Formação de educadores críticos. |
title_short |
EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO |
title_full |
EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO |
title_fullStr |
EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO |
title_full_unstemmed |
EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO |
title_sort |
EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS: NA DISPUTA DE SENTIDOS, A SUPERAÇÃO |
author |
Rodrigues, Jéssica Nascimento |
author_facet |
Rodrigues, Jéssica Nascimento Plácido, Patrícia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Plácido, Patrícia de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jéssica Nascimento Plácido, Patrícia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio ambiente Sustentabilidade Educação Ambiental Disputa de sentidos Formação de educadores críticos. |
topic |
Meio ambiente Sustentabilidade Educação Ambiental Disputa de sentidos Formação de educadores críticos. |
description |
Ouvimos e (re)produzimos informações acerca da problemática socioambiental e reconhecemos sua gravidade. Meio ambiente, sustentabilidade e Educação Ambiental emergem no campo educacional atravessados por sentidos dominantes, todavia em disputa com sentidos vários, sobretudo com os contra-hegemônicos. Nesse embate, explicita-se a importância do educador ambiental crítico no intuito de problematizar tais sentidos e buscar a superação de visões e práticas ideologizantes. As escolas são propensas a esse debate ao abrirem-se à formação de educadores como uma práxis educativa de intervenção pedagógica. Neste estudo, perscrutamos, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, as visões de mundo acerca do meio ambiente e da sustentabilidade e as práticas acerca da Educação Ambiental de 10 educadores de uma escola pública de Itaguaí/RJ, próxima a problemas socioambientais gerados pela industrialização decorrente das atividades do Porto. Tais visões e práticas estão hegemonicamente fragilizadas em consonância com ideias conservadoras, porém há resquícios de boas intenções e brechas para possíveis superações. Conhecer percepções e práticas torna-se imprescindível para se pensarem mudanças significativas necessárias. E, na formação de educadores, vê-se um caminho possível, não uma salvação, para esse fim. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3504 10.14295/remea.v26i0.3504 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3504 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v26i0.3504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3504/2084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 2011 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783458234368 |