Possibilidades de um cuidado ambiental por entre um cotidiano antropocêntrico: discurso, mídia e representaçãoPossibilities of an environmental care in between an everyday anthropocentric: speech, media and representation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5081 |
Resumo: | O presente texto toma forma, a partir da necessidade de poder compartilhar anseios e desassossegos que, de algum modo fazem emergir uma problemática na composição do conceito de Cuidado Ambiental. Como o cuidado ambiental tornou-se o que é? Como e por que se produz a expressão das verdades ambientais contemporâneas? E, para que a escrita ganhasse voz, ao invés de uma metodologia previamente definida, investiu-se em um conjunto de procedimentos, funcionando na conexão entre três planos: Plano de Referência, a partir do conceito dos modos de subjetivação, de Michael Foucault; Plano de Criação, costurando os conceitos de Plano de Imanência e Plano de Composição, de Deleuze e Guattari; e o Plano de Recursividade, a partir do conceito de Eterno Retorno, de Nietzsche. Problematizando discursos e verdades instituídas, deseja-se criar possibilidades de rabiscar uma ética ambiental, como um cuidado de si e do ambiente e quem sabe, tornar efeito em algum outro conceito de cuidado ambiental. |
id |
FURG-9_7ceef4930df613fb1c60550977d83d22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5081 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilidades de um cuidado ambiental por entre um cotidiano antropocêntrico: discurso, mídia e representaçãoPossibilities of an environmental care in between an everyday anthropocentric: speech, media and representationeducaçãocuidado de sicuidado ambiental.O presente texto toma forma, a partir da necessidade de poder compartilhar anseios e desassossegos que, de algum modo fazem emergir uma problemática na composição do conceito de Cuidado Ambiental. Como o cuidado ambiental tornou-se o que é? Como e por que se produz a expressão das verdades ambientais contemporâneas? E, para que a escrita ganhasse voz, ao invés de uma metodologia previamente definida, investiu-se em um conjunto de procedimentos, funcionando na conexão entre três planos: Plano de Referência, a partir do conceito dos modos de subjetivação, de Michael Foucault; Plano de Criação, costurando os conceitos de Plano de Imanência e Plano de Composição, de Deleuze e Guattari; e o Plano de Recursividade, a partir do conceito de Eterno Retorno, de Nietzsche. Problematizando discursos e verdades instituídas, deseja-se criar possibilidades de rabiscar uma ética ambiental, como um cuidado de si e do ambiente e quem sabe, tornar efeito em algum outro conceito de cuidado ambiental.Lepidus2016-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/508110.14295/remea.v33i1.5081REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 213-2291517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5081/3615Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Isabel RibeiroDe Araujo, Roger Albernaz2020-11-16T20:57:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5081Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades de um cuidado ambiental por entre um cotidiano antropocêntrico: discurso, mídia e representaçãoPossibilities of an environmental care in between an everyday anthropocentric: speech, media and representation |
title |
Possibilidades de um cuidado ambiental por entre um cotidiano antropocêntrico: discurso, mídia e representaçãoPossibilities of an environmental care in between an everyday anthropocentric: speech, media and representation |
spellingShingle |
Possibilidades de um cuidado ambiental por entre um cotidiano antropocêntrico: discurso, mídia e representaçãoPossibilities of an environmental care in between an everyday anthropocentric: speech, media and representation Marques, Isabel Ribeiro educação cuidado de si cuidado ambiental. |
title_short |
Possibilidades de um cuidado ambiental por entre um cotidiano antropocêntrico: discurso, mídia e representaçãoPossibilities of an environmental care in between an everyday anthropocentric: speech, media and representation |
title_full |
Possibilidades de um cuidado ambiental por entre um cotidiano antropocêntrico: discurso, mídia e representaçãoPossibilities of an environmental care in between an everyday anthropocentric: speech, media and representation |
title_fullStr |
Possibilidades de um cuidado ambiental por entre um cotidiano antropocêntrico: discurso, mídia e representaçãoPossibilities of an environmental care in between an everyday anthropocentric: speech, media and representation |
title_full_unstemmed |
Possibilidades de um cuidado ambiental por entre um cotidiano antropocêntrico: discurso, mídia e representaçãoPossibilities of an environmental care in between an everyday anthropocentric: speech, media and representation |
title_sort |
Possibilidades de um cuidado ambiental por entre um cotidiano antropocêntrico: discurso, mídia e representaçãoPossibilities of an environmental care in between an everyday anthropocentric: speech, media and representation |
author |
Marques, Isabel Ribeiro |
author_facet |
Marques, Isabel Ribeiro De Araujo, Roger Albernaz |
author_role |
author |
author2 |
De Araujo, Roger Albernaz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Isabel Ribeiro De Araujo, Roger Albernaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação cuidado de si cuidado ambiental. |
topic |
educação cuidado de si cuidado ambiental. |
description |
O presente texto toma forma, a partir da necessidade de poder compartilhar anseios e desassossegos que, de algum modo fazem emergir uma problemática na composição do conceito de Cuidado Ambiental. Como o cuidado ambiental tornou-se o que é? Como e por que se produz a expressão das verdades ambientais contemporâneas? E, para que a escrita ganhasse voz, ao invés de uma metodologia previamente definida, investiu-se em um conjunto de procedimentos, funcionando na conexão entre três planos: Plano de Referência, a partir do conceito dos modos de subjetivação, de Michael Foucault; Plano de Criação, costurando os conceitos de Plano de Imanência e Plano de Composição, de Deleuze e Guattari; e o Plano de Recursividade, a partir do conceito de Eterno Retorno, de Nietzsche. Problematizando discursos e verdades instituídas, deseja-se criar possibilidades de rabiscar uma ética ambiental, como um cuidado de si e do ambiente e quem sabe, tornar efeito em algum outro conceito de cuidado ambiental. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5081 10.14295/remea.v33i1.5081 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5081 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i1.5081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5081/3615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 213-229 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784947212288 |