EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanini, Kátia Janaína
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Stumpf, Beatriz Osório, Antunes, Janete Rotta, Silva, Clorildes Lessa da, Araújo, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3904
Resumo: Neste artigo foram desenvolvidas reflexões sobre a interface entre Educação Ambiental (EA) e Educação a Distância (EAD), bem como sobre os temas e métodos recorrentes em projetos de EA, a partir de uma capacitação semi-presencial em Educação Ambiental para professores(as) da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, o curso Educação Ambiental: competências para o atuar docente, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEC/RS). A experiência do curso e uma revisão bibliográfica serviram de base para a observação de algumas afinidades entre estes campos de conhecimento, os quais propõem, paralelamente, o desenvolvimento de habilidades comuns para o enfrentamento dos desafios pós-modernos, como autonomia, criticidade, transversalidade e complexidade. A análise dos projetos de conclusão do curso, seus temas, métodos e públicos, assim como os resultados encontrados por outros autores(as) em pesquisas de âmbito regional e nacional, sugerem que a EA vem sendo representada (e até reduzida) a temas aqui chamados de ícones da EA. Temas como lixo, água e energia tendem a dominar o debate, mas merecem um maior aprofundamento quanto à amplitude destes assuntos.
id FURG-9_7df34e9fc44413c49abe80996cd66aa5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3904
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOSEducação AmbientalEducação a distânciaFormação docenteProjetos.Neste artigo foram desenvolvidas reflexões sobre a interface entre Educação Ambiental (EA) e Educação a Distância (EAD), bem como sobre os temas e métodos recorrentes em projetos de EA, a partir de uma capacitação semi-presencial em Educação Ambiental para professores(as) da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, o curso Educação Ambiental: competências para o atuar docente, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEC/RS). A experiência do curso e uma revisão bibliográfica serviram de base para a observação de algumas afinidades entre estes campos de conhecimento, os quais propõem, paralelamente, o desenvolvimento de habilidades comuns para o enfrentamento dos desafios pós-modernos, como autonomia, criticidade, transversalidade e complexidade. A análise dos projetos de conclusão do curso, seus temas, métodos e públicos, assim como os resultados encontrados por outros autores(as) em pesquisas de âmbito regional e nacional, sugerem que a EA vem sendo representada (e até reduzida) a temas aqui chamados de ícones da EA. Temas como lixo, água e energia tendem a dominar o debate, mas merecem um maior aprofundamento quanto à amplitude destes assuntos.Lepidus2013-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/390410.14295/remea.v24i0.3904REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3904/2331Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanini, Kátia JanaínaStumpf, Beatriz OsórioAntunes, Janete RottaSilva, Clorildes Lessa daAraújo, Daniel2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3904Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Zanini, Kátia Janaína
Educação Ambiental
Educação a distância
Formação docente
Projetos.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO RELACIONADO À ELABORAÇÃO DE PROJETOS
author Zanini, Kátia Janaína
author_facet Zanini, Kátia Janaína
Stumpf, Beatriz Osório
Antunes, Janete Rotta
Silva, Clorildes Lessa da
Araújo, Daniel
author_role author
author2 Stumpf, Beatriz Osório
Antunes, Janete Rotta
Silva, Clorildes Lessa da
Araújo, Daniel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanini, Kátia Janaína
Stumpf, Beatriz Osório
Antunes, Janete Rotta
Silva, Clorildes Lessa da
Araújo, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Educação a distância
Formação docente
Projetos.
topic Educação Ambiental
Educação a distância
Formação docente
Projetos.
description Neste artigo foram desenvolvidas reflexões sobre a interface entre Educação Ambiental (EA) e Educação a Distância (EAD), bem como sobre os temas e métodos recorrentes em projetos de EA, a partir de uma capacitação semi-presencial em Educação Ambiental para professores(as) da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, o curso Educação Ambiental: competências para o atuar docente, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEC/RS). A experiência do curso e uma revisão bibliográfica serviram de base para a observação de algumas afinidades entre estes campos de conhecimento, os quais propõem, paralelamente, o desenvolvimento de habilidades comuns para o enfrentamento dos desafios pós-modernos, como autonomia, criticidade, transversalidade e complexidade. A análise dos projetos de conclusão do curso, seus temas, métodos e públicos, assim como os resultados encontrados por outros autores(as) em pesquisas de âmbito regional e nacional, sugerem que a EA vem sendo representada (e até reduzida) a temas aqui chamados de ícones da EA. Temas como lixo, água e energia tendem a dominar o debate, mas merecem um maior aprofundamento quanto à amplitude destes assuntos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3904
10.14295/remea.v24i0.3904
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3904
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.3904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3904/2331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783955259392