SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3351 |
Resumo: | Este artigo descreve estratégias pedagógicas participativas desenvolvidas no Projeto “Hidrocidades - cidades, qualidade de vida e recursos hídricos: gestão integrada dos recursos hídricos e planejamento urbano da região da baixada de Jacarepaguá”4 – junto aos moradores locais, sobretudo os da Comunidade da Vila Cascatinha e da Escola Municipal Prof. Teófilo Moreira da Costa. A proliferação de assentamentos informais, possui natureza complexa que suscita o esforço conjunto “Escola - Comunidade – Estado” para identificar lacunas da educação que contribuem para a perpetuação das condições de vida precárias existentes nos assentamentos, ou mesmo, a insustentabilidade das propostas técnicas. Às atividades deste Projeto foi articulada a educação ambiental associada ao movimento de Tecnologia Social, que adota a abordagem metodológica da Pesquisa-Ação e realiza uma mobilização social que permite maior sensibilização no que diz respeito à responsabilidade de cada um em relação ao meio ambiente. Acredita-se que, guardando às devidas especificidades, os resultados obtidos possam ser replicados para outras cidades brasileiras e de outros países em desenvolvimento, objetivando a promoção da qualidade de vida e desenvolvimento local sustentável, de forma participativa. |
id |
FURG-9_83ede77f76e6080e776c73da969c2291 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3351 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCALRecursos HídricosEducação AmbientalDesenvolvimento ParticipativoPesquisa-Ação.Este artigo descreve estratégias pedagógicas participativas desenvolvidas no Projeto “Hidrocidades - cidades, qualidade de vida e recursos hídricos: gestão integrada dos recursos hídricos e planejamento urbano da região da baixada de Jacarepaguá”4 – junto aos moradores locais, sobretudo os da Comunidade da Vila Cascatinha e da Escola Municipal Prof. Teófilo Moreira da Costa. A proliferação de assentamentos informais, possui natureza complexa que suscita o esforço conjunto “Escola - Comunidade – Estado” para identificar lacunas da educação que contribuem para a perpetuação das condições de vida precárias existentes nos assentamentos, ou mesmo, a insustentabilidade das propostas técnicas. Às atividades deste Projeto foi articulada a educação ambiental associada ao movimento de Tecnologia Social, que adota a abordagem metodológica da Pesquisa-Ação e realiza uma mobilização social que permite maior sensibilização no que diz respeito à responsabilidade de cada um em relação ao meio ambiente. Acredita-se que, guardando às devidas especificidades, os resultados obtidos possam ser replicados para outras cidades brasileiras e de outros países em desenvolvimento, objetivando a promoção da qualidade de vida e desenvolvimento local sustentável, de forma participativa.Lepidus2013-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/335110.14295/remea.v26i0.3351REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3351/2007Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeffa, ElzaSilva, Luciene Pimentel daCerqueira, Luiz Fernando Flores2020-08-14T19:58:40Zoai:periodicos.furg.br:article/3351Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:40Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title |
SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL |
spellingShingle |
SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL Neffa, Elza Recursos Hídricos Educação Ambiental Desenvolvimento Participativo Pesquisa-Ação. |
title_short |
SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title_full |
SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title_fullStr |
SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title_full_unstemmed |
SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title_sort |
SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL |
author |
Neffa, Elza |
author_facet |
Neffa, Elza Silva, Luciene Pimentel da Cerqueira, Luiz Fernando Flores |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luciene Pimentel da Cerqueira, Luiz Fernando Flores |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neffa, Elza Silva, Luciene Pimentel da Cerqueira, Luiz Fernando Flores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos Hídricos Educação Ambiental Desenvolvimento Participativo Pesquisa-Ação. |
topic |
Recursos Hídricos Educação Ambiental Desenvolvimento Participativo Pesquisa-Ação. |
description |
Este artigo descreve estratégias pedagógicas participativas desenvolvidas no Projeto “Hidrocidades - cidades, qualidade de vida e recursos hídricos: gestão integrada dos recursos hídricos e planejamento urbano da região da baixada de Jacarepaguá”4 – junto aos moradores locais, sobretudo os da Comunidade da Vila Cascatinha e da Escola Municipal Prof. Teófilo Moreira da Costa. A proliferação de assentamentos informais, possui natureza complexa que suscita o esforço conjunto “Escola - Comunidade – Estado” para identificar lacunas da educação que contribuem para a perpetuação das condições de vida precárias existentes nos assentamentos, ou mesmo, a insustentabilidade das propostas técnicas. Às atividades deste Projeto foi articulada a educação ambiental associada ao movimento de Tecnologia Social, que adota a abordagem metodológica da Pesquisa-Ação e realiza uma mobilização social que permite maior sensibilização no que diz respeito à responsabilidade de cada um em relação ao meio ambiente. Acredita-se que, guardando às devidas especificidades, os resultados obtidos possam ser replicados para outras cidades brasileiras e de outros países em desenvolvimento, objetivando a promoção da qualidade de vida e desenvolvimento local sustentável, de forma participativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3351 10.14295/remea.v26i0.3351 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3351 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v26i0.3351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3351/2007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 2011 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782992666624 |