SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neffa, Elza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Luciene Pimentel da, Cerqueira, Luiz Fernando Flores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3351
Resumo: Este artigo descreve estratégias pedagógicas participativas desenvolvidas no Projeto “Hidrocidades - cidades, qualidade de vida e recursos hídricos: gestão integrada dos recursos hídricos e planejamento urbano da região da baixada de Jacarepaguá”4 – junto aos moradores locais, sobretudo os da Comunidade da Vila Cascatinha e da Escola Municipal Prof. Teófilo Moreira da Costa. A proliferação de assentamentos informais, possui natureza complexa que suscita o esforço conjunto “Escola - Comunidade – Estado” para identificar lacunas da educação que contribuem para a perpetuação das condições de vida precárias existentes nos assentamentos, ou mesmo, a insustentabilidade das propostas técnicas. Às atividades deste Projeto foi articulada a educação ambiental associada ao movimento de Tecnologia Social, que adota a abordagem metodológica da Pesquisa-Ação e realiza uma mobilização social que permite maior sensibilização no que diz respeito à responsabilidade de cada um em relação ao meio ambiente. Acredita-se que, guardando às devidas especificidades, os resultados obtidos possam ser replicados para outras cidades brasileiras e de outros países em desenvolvimento, objetivando a promoção da qualidade de vida e desenvolvimento local sustentável, de forma participativa.
id FURG-9_83ede77f76e6080e776c73da969c2291
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3351
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCALRecursos HídricosEducação AmbientalDesenvolvimento ParticipativoPesquisa-Ação.Este artigo descreve estratégias pedagógicas participativas desenvolvidas no Projeto “Hidrocidades - cidades, qualidade de vida e recursos hídricos: gestão integrada dos recursos hídricos e planejamento urbano da região da baixada de Jacarepaguá”4 – junto aos moradores locais, sobretudo os da Comunidade da Vila Cascatinha e da Escola Municipal Prof. Teófilo Moreira da Costa. A proliferação de assentamentos informais, possui natureza complexa que suscita o esforço conjunto “Escola - Comunidade – Estado” para identificar lacunas da educação que contribuem para a perpetuação das condições de vida precárias existentes nos assentamentos, ou mesmo, a insustentabilidade das propostas técnicas. Às atividades deste Projeto foi articulada a educação ambiental associada ao movimento de Tecnologia Social, que adota a abordagem metodológica da Pesquisa-Ação e realiza uma mobilização social que permite maior sensibilização no que diz respeito à responsabilidade de cada um em relação ao meio ambiente. Acredita-se que, guardando às devidas especificidades, os resultados obtidos possam ser replicados para outras cidades brasileiras e de outros países em desenvolvimento, objetivando a promoção da qualidade de vida e desenvolvimento local sustentável, de forma participativa.Lepidus2013-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/335110.14295/remea.v26i0.3351REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3351/2007Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeffa, ElzaSilva, Luciene Pimentel daCerqueira, Luiz Fernando Flores2020-08-14T19:58:40Zoai:periodicos.furg.br:article/3351Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:40Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
title SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
spellingShingle SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Neffa, Elza
Recursos Hídricos
Educação Ambiental
Desenvolvimento Participativo
Pesquisa-Ação.
title_short SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
title_full SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
title_fullStr SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
title_full_unstemmed SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
title_sort SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
author Neffa, Elza
author_facet Neffa, Elza
Silva, Luciene Pimentel da
Cerqueira, Luiz Fernando Flores
author_role author
author2 Silva, Luciene Pimentel da
Cerqueira, Luiz Fernando Flores
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neffa, Elza
Silva, Luciene Pimentel da
Cerqueira, Luiz Fernando Flores
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos Hídricos
Educação Ambiental
Desenvolvimento Participativo
Pesquisa-Ação.
topic Recursos Hídricos
Educação Ambiental
Desenvolvimento Participativo
Pesquisa-Ação.
description Este artigo descreve estratégias pedagógicas participativas desenvolvidas no Projeto “Hidrocidades - cidades, qualidade de vida e recursos hídricos: gestão integrada dos recursos hídricos e planejamento urbano da região da baixada de Jacarepaguá”4 – junto aos moradores locais, sobretudo os da Comunidade da Vila Cascatinha e da Escola Municipal Prof. Teófilo Moreira da Costa. A proliferação de assentamentos informais, possui natureza complexa que suscita o esforço conjunto “Escola - Comunidade – Estado” para identificar lacunas da educação que contribuem para a perpetuação das condições de vida precárias existentes nos assentamentos, ou mesmo, a insustentabilidade das propostas técnicas. Às atividades deste Projeto foi articulada a educação ambiental associada ao movimento de Tecnologia Social, que adota a abordagem metodológica da Pesquisa-Ação e realiza uma mobilização social que permite maior sensibilização no que diz respeito à responsabilidade de cada um em relação ao meio ambiente. Acredita-se que, guardando às devidas especificidades, os resultados obtidos possam ser replicados para outras cidades brasileiras e de outros países em desenvolvimento, objetivando a promoção da qualidade de vida e desenvolvimento local sustentável, de forma participativa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3351
10.14295/remea.v26i0.3351
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3351
identifier_str_mv 10.14295/remea.v26i0.3351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3351/2007
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782992666624