Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5027 |
Resumo: | O presente artigo, resultado de estudo de caso, visa a retratar uma investigação acerca de concepções de Meio Ambiente (MA) apresentadas por educandos e educadores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Reserva Extrativista Lago do Cuniã, no estado de Rondônia. Foi também investigado o discurso dos professores acerca de suas práticas de Educação Ambiental (EA). O instrumento de coleta de dados mais explorado foi o questionário, aplicado a 24 alunos e 04 professores. A análise dos dados evidencia que nas concepções de MA dos discentes estão as noções de “natureza” e “recurso”, mas também idiossincrasias que precisam ser consideradas, respeitadas e valorizadas. Os docentes tiveram predominantemente uma concepção de MA como “meio de vida” e apontaram relevância nas práticas de EA, tendo seus relatos sido centralizados em um caráter pragmático. |
id |
FURG-9_8575b5be7392d672809b6cd7efee90f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5027 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva ExtrativistaConcepçõesEscolaAmazôniaO presente artigo, resultado de estudo de caso, visa a retratar uma investigação acerca de concepções de Meio Ambiente (MA) apresentadas por educandos e educadores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Reserva Extrativista Lago do Cuniã, no estado de Rondônia. Foi também investigado o discurso dos professores acerca de suas práticas de Educação Ambiental (EA). O instrumento de coleta de dados mais explorado foi o questionário, aplicado a 24 alunos e 04 professores. A análise dos dados evidencia que nas concepções de MA dos discentes estão as noções de “natureza” e “recurso”, mas também idiossincrasias que precisam ser consideradas, respeitadas e valorizadas. Os docentes tiveram predominantemente uma concepção de MA como “meio de vida” e apontaram relevância nas práticas de EA, tendo seus relatos sido centralizados em um caráter pragmático.Lepidus2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/502710.14295/remea.v32i1.5027REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 229-2461517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5027/3270Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Diego FerreiraValdanha Neto, DiógenesPlatzer, Maria Betanea2020-11-16T20:58:25Zoai:periodicos.furg.br:article/5027Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:25Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista |
title |
Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista |
spellingShingle |
Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista Gomes, Diego Ferreira Concepções Escola Amazônia |
title_short |
Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista |
title_full |
Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista |
title_fullStr |
Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista |
title_full_unstemmed |
Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista |
title_sort |
Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista |
author |
Gomes, Diego Ferreira |
author_facet |
Gomes, Diego Ferreira Valdanha Neto, Diógenes Platzer, Maria Betanea |
author_role |
author |
author2 |
Valdanha Neto, Diógenes Platzer, Maria Betanea |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Diego Ferreira Valdanha Neto, Diógenes Platzer, Maria Betanea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções Escola Amazônia |
topic |
Concepções Escola Amazônia |
description |
O presente artigo, resultado de estudo de caso, visa a retratar uma investigação acerca de concepções de Meio Ambiente (MA) apresentadas por educandos e educadores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Reserva Extrativista Lago do Cuniã, no estado de Rondônia. Foi também investigado o discurso dos professores acerca de suas práticas de Educação Ambiental (EA). O instrumento de coleta de dados mais explorado foi o questionário, aplicado a 24 alunos e 04 professores. A análise dos dados evidencia que nas concepções de MA dos discentes estão as noções de “natureza” e “recurso”, mas também idiossincrasias que precisam ser consideradas, respeitadas e valorizadas. Os docentes tiveram predominantemente uma concepção de MA como “meio de vida” e apontaram relevância nas práticas de EA, tendo seus relatos sido centralizados em um caráter pragmático. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5027 10.14295/remea.v32i1.5027 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5027 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v32i1.5027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5027/3270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 229-246 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784937775104 |