Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Diego Ferreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Valdanha Neto, Diógenes, Platzer, Maria Betanea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5027
Resumo: O presente artigo, resultado de estudo de caso, visa a retratar uma investigação acerca de concepções de Meio Ambiente (MA) apresentadas por educandos e educadores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Reserva Extrativista Lago do Cuniã, no estado de Rondônia. Foi também investigado o discurso dos professores acerca de suas práticas de Educação Ambiental (EA). O instrumento de coleta de dados mais explorado foi o questionário, aplicado a 24 alunos e 04 professores. A análise dos dados evidencia que nas concepções de MA dos discentes estão as noções de “natureza” e “recurso”, mas também idiossincrasias que precisam ser consideradas, respeitadas e valorizadas. Os docentes tiveram predominantemente uma concepção de MA como “meio de vida” e apontaram relevância nas práticas de EA, tendo seus relatos sido centralizados em um caráter pragmático.
id FURG-9_8575b5be7392d672809b6cd7efee90f3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5027
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva ExtrativistaConcepçõesEscolaAmazôniaO presente artigo, resultado de estudo de caso, visa a retratar uma investigação acerca de concepções de Meio Ambiente (MA) apresentadas por educandos e educadores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Reserva Extrativista Lago do Cuniã, no estado de Rondônia. Foi também investigado o discurso dos professores acerca de suas práticas de Educação Ambiental (EA). O instrumento de coleta de dados mais explorado foi o questionário, aplicado a 24 alunos e 04 professores. A análise dos dados evidencia que nas concepções de MA dos discentes estão as noções de “natureza” e “recurso”, mas também idiossincrasias que precisam ser consideradas, respeitadas e valorizadas. Os docentes tiveram predominantemente uma concepção de MA como “meio de vida” e apontaram relevância nas práticas de EA, tendo seus relatos sido centralizados em um caráter pragmático.Lepidus2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/502710.14295/remea.v32i1.5027REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 229-2461517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5027/3270Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Diego FerreiraValdanha Neto, DiógenesPlatzer, Maria Betanea2020-11-16T20:58:25Zoai:periodicos.furg.br:article/5027Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:25Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista
title Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista
spellingShingle Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista
Gomes, Diego Ferreira
Concepções
Escola
Amazônia
title_short Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista
title_full Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista
title_fullStr Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista
title_full_unstemmed Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista
title_sort Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista
author Gomes, Diego Ferreira
author_facet Gomes, Diego Ferreira
Valdanha Neto, Diógenes
Platzer, Maria Betanea
author_role author
author2 Valdanha Neto, Diógenes
Platzer, Maria Betanea
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Diego Ferreira
Valdanha Neto, Diógenes
Platzer, Maria Betanea
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções
Escola
Amazônia
topic Concepções
Escola
Amazônia
description O presente artigo, resultado de estudo de caso, visa a retratar uma investigação acerca de concepções de Meio Ambiente (MA) apresentadas por educandos e educadores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Reserva Extrativista Lago do Cuniã, no estado de Rondônia. Foi também investigado o discurso dos professores acerca de suas práticas de Educação Ambiental (EA). O instrumento de coleta de dados mais explorado foi o questionário, aplicado a 24 alunos e 04 professores. A análise dos dados evidencia que nas concepções de MA dos discentes estão as noções de “natureza” e “recurso”, mas também idiossincrasias que precisam ser consideradas, respeitadas e valorizadas. Os docentes tiveram predominantemente uma concepção de MA como “meio de vida” e apontaram relevância nas práticas de EA, tendo seus relatos sido centralizados em um caráter pragmático.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5027
10.14295/remea.v32i1.5027
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5027
identifier_str_mv 10.14295/remea.v32i1.5027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5027/3270
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 229-246
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784937775104