Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PRUse of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PRUso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Thais Aparecida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Mello, Nilvânia Aparecida, da Rocha Campos, José Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8713
Resumo: A Educação em Solos, uma vertente da Educação Ambiental, pode auxiliar no entendimento do funcionamento do ecossistema, bem como no desenvolvimento de uma sensibilidade quanto a relevância do recurso Solo neste contexto, buscando a sua conservação. Esta pesquisa foi desenvolvida em três escolas da rede pública de ensino do município de Pato Branco – PR, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, através da realização de uma aula expositiva e aplicação de questionários. A grande maioria dos alunos possuem poucos conhecimentos prévios sobre o solo, apresentando dificuldade na compreensão de conceitos básicos sobre o assunto. O uso de ferramentas interativas de ensino podem auxiliar no entendimento e interação dos educandos entre si. Soil Education, an aspect of Environmental Education, can help to understand the functioning of the ecosystem, as well as in the development of a sensibility regarding the relevance of the Soil resource, seeking its conservation. This research was performed at three schools from the public system in Pato Branco - PR, with students of the fourth year of Elementary School, through an expository class and questionnaires. Most of the students have little prior knowledge about the soil, presenting difficulties to comprehend basic concepts related to it. The use of interactive teaching tools can help them to have a better understanding about it and to interact with each other. La Educación en Suelos, una vertiente de la Educación Ambiental, puede auxiliar en el entendimiento del funcionamiento del ecosistema, así como en el desarrollo de una sensibilidad en cuanto a la relevancia del recurso Solo, buscando su conservación. Esta investigación fue desarrollada en tres escuelas de la red pública del município de Pato Branco - PR, con alumnos del cuarto año de la Enseñanza Fundamental, a través de la realización de una clase expositiva y de la aplicación de cuestionarios. La mayoría de los alumnos poseen pocos conocimientos previos sobre el suelo, presentando dificultad en la comprensión de conceptos básicos sobre el tema. El uso de herramientas interactivas de enseñanza puede auxiliar en el entendimiento e interacción de los educandos entre sí.
id FURG-9_85bcb7c056852c95ab148cfa6cad0a1a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8713
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PRUse of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PRUso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PREducação AmbientalEnsino de SolosColortecaA Educação em Solos, uma vertente da Educação Ambiental, pode auxiliar no entendimento do funcionamento do ecossistema, bem como no desenvolvimento de uma sensibilidade quanto a relevância do recurso Solo neste contexto, buscando a sua conservação. Esta pesquisa foi desenvolvida em três escolas da rede pública de ensino do município de Pato Branco – PR, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, através da realização de uma aula expositiva e aplicação de questionários. A grande maioria dos alunos possuem poucos conhecimentos prévios sobre o solo, apresentando dificuldade na compreensão de conceitos básicos sobre o assunto. O uso de ferramentas interativas de ensino podem auxiliar no entendimento e interação dos educandos entre si. Soil Education, an aspect of Environmental Education, can help to understand the functioning of the ecosystem, as well as in the development of a sensibility regarding the relevance of the Soil resource, seeking its conservation. This research was performed at three schools from the public system in Pato Branco - PR, with students of the fourth year of Elementary School, through an expository class and questionnaires. Most of the students have little prior knowledge about the soil, presenting difficulties to comprehend basic concepts related to it. The use of interactive teaching tools can help them to have a better understanding about it and to interact with each other. La Educación en Suelos, una vertiente de la Educación Ambiental, puede auxiliar en el entendimiento del funcionamiento del ecosistema, así como en el desarrollo de una sensibilidad en cuanto a la relevancia del recurso Solo, buscando su conservación. Esta investigación fue desarrollada en tres escuelas de la red pública del município de Pato Branco - PR, con alumnos del cuarto año de la Enseñanza Fundamental, a través de la realización de una clase expositiva y de la aplicación de cuestionarios. La mayoría de los alumnos poseen pocos conocimientos previos sobre el suelo, presentando dificultad en la comprensión de conceptos básicos sobre el tema. El uso de herramientas interactivas de enseñanza puede auxiliar en el entendimiento e interacción de los educandos entre sí.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/871310.14295/remea.v36i1.8713REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 163-1841517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8713/5816Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Thais Aparecidade Mello, Nilvânia Aparecidada Rocha Campos, José Ricardo2019-05-01T22:39:37Zoai:periodicos.furg.br:article/8713Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-01T22:39:37Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PRUse of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PRUso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR
title Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PRUse of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PRUso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR
spellingShingle Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PRUse of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PRUso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR
Mendes, Thais Aparecida
Educação Ambiental
Ensino de Solos
Colorteca
title_short Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PRUse of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PRUso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR
title_full Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PRUse of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PRUso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR
title_fullStr Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PRUse of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PRUso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR
title_full_unstemmed Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PRUse of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PRUso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR
title_sort Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PRUse of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PRUso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR
author Mendes, Thais Aparecida
author_facet Mendes, Thais Aparecida
de Mello, Nilvânia Aparecida
da Rocha Campos, José Ricardo
author_role author
author2 de Mello, Nilvânia Aparecida
da Rocha Campos, José Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Thais Aparecida
de Mello, Nilvânia Aparecida
da Rocha Campos, José Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Ensino de Solos
Colorteca
topic Educação Ambiental
Ensino de Solos
Colorteca
description A Educação em Solos, uma vertente da Educação Ambiental, pode auxiliar no entendimento do funcionamento do ecossistema, bem como no desenvolvimento de uma sensibilidade quanto a relevância do recurso Solo neste contexto, buscando a sua conservação. Esta pesquisa foi desenvolvida em três escolas da rede pública de ensino do município de Pato Branco – PR, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, através da realização de uma aula expositiva e aplicação de questionários. A grande maioria dos alunos possuem poucos conhecimentos prévios sobre o solo, apresentando dificuldade na compreensão de conceitos básicos sobre o assunto. O uso de ferramentas interativas de ensino podem auxiliar no entendimento e interação dos educandos entre si. Soil Education, an aspect of Environmental Education, can help to understand the functioning of the ecosystem, as well as in the development of a sensibility regarding the relevance of the Soil resource, seeking its conservation. This research was performed at three schools from the public system in Pato Branco - PR, with students of the fourth year of Elementary School, through an expository class and questionnaires. Most of the students have little prior knowledge about the soil, presenting difficulties to comprehend basic concepts related to it. The use of interactive teaching tools can help them to have a better understanding about it and to interact with each other. La Educación en Suelos, una vertiente de la Educación Ambiental, puede auxiliar en el entendimiento del funcionamiento del ecosistema, así como en el desarrollo de una sensibilidad en cuanto a la relevancia del recurso Solo, buscando su conservación. Esta investigación fue desarrollada en tres escuelas de la red pública del município de Pato Branco - PR, con alumnos del cuarto año de la Enseñanza Fundamental, a través de la realización de una clase expositiva y de la aplicación de cuestionarios. La mayoría de los alumnos poseen pocos conocimientos previos sobre el suelo, presentando dificultad en la comprensión de conceptos básicos sobre el tema. El uso de herramientas interactivas de enseñanza puede auxiliar en el entendimiento e interacción de los educandos entre sí.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8713
10.14295/remea.v36i1.8713
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8713
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i1.8713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8713/5816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 163-184
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786697285632