UNA MIRADA A LA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y MOVIMIENTOS POPULARES AMBIENTALES EN AMÉRICA LATINAUM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTOS POPULARES AMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINAA LOOK AT ENVIRONMENTAL EDUCATION AND POPULAR ENVIRONMENTAL MOVEMENTS ON LATIN AMERICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vilmar Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: López, Carelia Hidalgo, Lotero, William Gómez, Arévalo, Lissette Torres, López, Lenín Morales, Guevara, Yeissy Sarmiento, Alvarez, Lurima Estevez, Quiñones, Eduardo Quiñones, Peralta, Erica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9464
Resumo: Esta construcción resultó del estudio en un colectivo de profesionales, de Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Ecuador, Panamá, Perú y Venezuela, que compartimos principalmente el espacio académico del Postgrado de Educación Ambiental en la Universidad Federal de Rio Grande, Brasil y fueron invitados a participar profesionales de Argentina y Chile. Acordamos presentar algunas aproximaciones entre la Educación Ambiental (EA) y los Movimientos Populares Ambientales (MPA) en América Latina (AL). Iniciamos con la discusión colectiva de significados en relación a EA y MPA. Efectuamos una serie de reuniones donde compartimos opiniones, luego logramos construir unas concepciones que nos identifican como colectivo, para así realizar la mirada bajo una misma óptica. Cada participante por país, con un sentido de pertenecimiento, realizó una revisión bibliográfica y una perspectiva hermenéutica. Los resultados aportan alto protagonismo histórico de los MPA en materia de derechos humanos y un empoderamiento de la EA en los años 70, reafirmando identidad. Han mantenido resistencia y luchas por la emancipación en escenarios políticos con algunos avances y muchos retrocesos, que además de limitar las garantías democráticas, también reducen y amenazan las condiciones de vida. Se inicia con las construcciones colectivas asumidas; luego las visiones sobre los MPA de cada país; continuando con algunas consideraciones finales y por último algunos desafíos para los MPA en el contexto de AL. Esta construção resultou do estudo em um coletivo de profissionais, da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela, em que compartilhamos principalmente o espaço acadêmico de Pós-Graduação de Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande, Brasil, e foram convidados a participar professionais da Argentina e Chile. Concordamos em apresentar algumas aproximações entre a Educação Ambiental (EA) e os Movimentos Populares Ambientais (MPA) na América Latina (AL). Iniciamos com a discussão coletiva de significados em relação a EA e os MPA. Realizamos uma série de reuniões em que compartilhamos opiniões e então conseguimos construir algumas concepções que nos identificam como coletivo, para assim analisarmos por uma mesma ótica. Cada participante por país, com um sentido de pertencimento, realizo uma revisão bibliográfica e uma perspectiva hermenêutica. Os resultados contribuem para um alto protagonismo histórico dos MPA em matéria de direitos humanos e um empoderamento da EA nos anos 70, reafirmando identidade. Mantiveram resistência e lutas por emancipação nos cenários políticos com alguns avanços e muitos retrocessos, que, além de limitar as garantias democráticas, também reduzem e ameaçam as condições de vida. Inicia-se com as construções coletivas assumidas; em seguida, as visões sobres os MPA de cada país; continuando com algumas considerações finais e por último, alguns desafios para os MPA no contexto da AL. This construction is the result of a study in a collective of professionals, from Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Ecuador, Panama, Peru and Venezuela, on which we shared mainly the academic space from the Post-Graduation on Environmental Education from Rio Grande’s Federal University, Brazil, e some professionals from Argentina and Chile were asked to join. We agreed to present some approximations between Environmental Education (EE) and Environmental Popular Movements (EPM) on Latin America (LA). We started with the collective discussion of meanings related to EE and EPMs. We made a series of meetings on which we shared opinions and then we were able to build some conceptions that identify us as a collective, so we could analyze with the same optic. Each of the participants of each country, having her/his own sense of belonging, made a bibliographic review and a hermeneutic perspective. The results contribute to a high historic protagonism of the EPMs when it comes to human rights and EE’s empowerment in the ‘70s, reaffirming its identity. They kept resisting and fighting for emancipation on political scenery with some advances and many setbacks, that, besides limiting the democratic guarantees, reduce and threaten life conditions. It starts with assumed collective constructions; afterwards, the visions on EPMs of each country; all the way to final considerations and at last some challenges to EPMs on the LA context.
id FURG-9_868b5b4acd5a1b95148e914d8764ae6c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9464
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling UNA MIRADA A LA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y MOVIMIENTOS POPULARES AMBIENTALES EN AMÉRICA LATINAUM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTOS POPULARES AMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINAA LOOK AT ENVIRONMENTAL EDUCATION AND POPULAR ENVIRONMENTAL MOVEMENTS ON LATIN AMERICAEducación Ambiental. Movimientos Populares.Esta construcción resultó del estudio en un colectivo de profesionales, de Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Ecuador, Panamá, Perú y Venezuela, que compartimos principalmente el espacio académico del Postgrado de Educación Ambiental en la Universidad Federal de Rio Grande, Brasil y fueron invitados a participar profesionales de Argentina y Chile. Acordamos presentar algunas aproximaciones entre la Educación Ambiental (EA) y los Movimientos Populares Ambientales (MPA) en América Latina (AL). Iniciamos con la discusión colectiva de significados en relación a EA y MPA. Efectuamos una serie de reuniones donde compartimos opiniones, luego logramos construir unas concepciones que nos identifican como colectivo, para así realizar la mirada bajo una misma óptica. Cada participante por país, con un sentido de pertenecimiento, realizó una revisión bibliográfica y una perspectiva hermenéutica. Los resultados aportan alto protagonismo histórico de los MPA en materia de derechos humanos y un empoderamiento de la EA en los años 70, reafirmando identidad. Han mantenido resistencia y luchas por la emancipación en escenarios políticos con algunos avances y muchos retrocesos, que además de limitar las garantías democráticas, también reducen y amenazan las condiciones de vida. Se inicia con las construcciones colectivas asumidas; luego las visiones sobre los MPA de cada país; continuando con algunas consideraciones finales y por último algunos desafíos para los MPA en el contexto de AL. Esta construção resultou do estudo em um coletivo de profissionais, da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela, em que compartilhamos principalmente o espaço acadêmico de Pós-Graduação de Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande, Brasil, e foram convidados a participar professionais da Argentina e Chile. Concordamos em apresentar algumas aproximações entre a Educação Ambiental (EA) e os Movimentos Populares Ambientais (MPA) na América Latina (AL). Iniciamos com a discussão coletiva de significados em relação a EA e os MPA. Realizamos uma série de reuniões em que compartilhamos opiniões e então conseguimos construir algumas concepções que nos identificam como coletivo, para assim analisarmos por uma mesma ótica. Cada participante por país, com um sentido de pertencimento, realizo uma revisão bibliográfica e uma perspectiva hermenêutica. Os resultados contribuem para um alto protagonismo histórico dos MPA em matéria de direitos humanos e um empoderamento da EA nos anos 70, reafirmando identidade. Mantiveram resistência e lutas por emancipação nos cenários políticos com alguns avanços e muitos retrocessos, que, além de limitar as garantias democráticas, também reduzem e ameaçam as condições de vida. Inicia-se com as construções coletivas assumidas; em seguida, as visões sobres os MPA de cada país; continuando com algumas considerações finais e por último, alguns desafios para os MPA no contexto da AL. This construction is the result of a study in a collective of professionals, from Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Ecuador, Panama, Peru and Venezuela, on which we shared mainly the academic space from the Post-Graduation on Environmental Education from Rio Grande’s Federal University, Brazil, e some professionals from Argentina and Chile were asked to join. We agreed to present some approximations between Environmental Education (EE) and Environmental Popular Movements (EPM) on Latin America (LA). We started with the collective discussion of meanings related to EE and EPMs. We made a series of meetings on which we shared opinions and then we were able to build some conceptions that identify us as a collective, so we could analyze with the same optic. Each of the participants of each country, having her/his own sense of belonging, made a bibliographic review and a hermeneutic perspective. The results contribute to a high historic protagonism of the EPMs when it comes to human rights and EE’s empowerment in the ‘70s, reaffirming its identity. They kept resisting and fighting for emancipation on political scenery with some advances and many setbacks, that, besides limiting the democratic guarantees, reduce and threaten life conditions. It starts with assumed collective constructions; afterwards, the visions on EPMs of each country; all the way to final considerations and at last some challenges to EPMs on the LA context.Lepidus2019-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/946410.14295/remea.v0i0.9464REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial: Educação Ambiental e Movimentos Sociais Populares na América Latina; 6-351517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9464/6011Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vilmar AlvesLópez, Carelia HidalgoLotero, William GómezArévalo, Lissette TorresLópez, Lenín MoralesGuevara, Yeissy SarmientoAlvarez, Lurima EstevezQuiñones, Eduardo QuiñonesPeralta, Erica2019-10-10T13:39:16Zoai:periodicos.furg.br:article/9464Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-10-10T13:39:16Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv UNA MIRADA A LA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y MOVIMIENTOS POPULARES AMBIENTALES EN AMÉRICA LATINAUM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTOS POPULARES AMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINAA LOOK AT ENVIRONMENTAL EDUCATION AND POPULAR ENVIRONMENTAL MOVEMENTS ON LATIN AMERICA
title UNA MIRADA A LA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y MOVIMIENTOS POPULARES AMBIENTALES EN AMÉRICA LATINAUM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTOS POPULARES AMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINAA LOOK AT ENVIRONMENTAL EDUCATION AND POPULAR ENVIRONMENTAL MOVEMENTS ON LATIN AMERICA
spellingShingle UNA MIRADA A LA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y MOVIMIENTOS POPULARES AMBIENTALES EN AMÉRICA LATINAUM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTOS POPULARES AMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINAA LOOK AT ENVIRONMENTAL EDUCATION AND POPULAR ENVIRONMENTAL MOVEMENTS ON LATIN AMERICA
Pereira, Vilmar Alves
Educación Ambiental. Movimientos Populares.
title_short UNA MIRADA A LA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y MOVIMIENTOS POPULARES AMBIENTALES EN AMÉRICA LATINAUM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTOS POPULARES AMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINAA LOOK AT ENVIRONMENTAL EDUCATION AND POPULAR ENVIRONMENTAL MOVEMENTS ON LATIN AMERICA
title_full UNA MIRADA A LA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y MOVIMIENTOS POPULARES AMBIENTALES EN AMÉRICA LATINAUM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTOS POPULARES AMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINAA LOOK AT ENVIRONMENTAL EDUCATION AND POPULAR ENVIRONMENTAL MOVEMENTS ON LATIN AMERICA
title_fullStr UNA MIRADA A LA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y MOVIMIENTOS POPULARES AMBIENTALES EN AMÉRICA LATINAUM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTOS POPULARES AMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINAA LOOK AT ENVIRONMENTAL EDUCATION AND POPULAR ENVIRONMENTAL MOVEMENTS ON LATIN AMERICA
title_full_unstemmed UNA MIRADA A LA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y MOVIMIENTOS POPULARES AMBIENTALES EN AMÉRICA LATINAUM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTOS POPULARES AMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINAA LOOK AT ENVIRONMENTAL EDUCATION AND POPULAR ENVIRONMENTAL MOVEMENTS ON LATIN AMERICA
title_sort UNA MIRADA A LA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y MOVIMIENTOS POPULARES AMBIENTALES EN AMÉRICA LATINAUM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTOS POPULARES AMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINAA LOOK AT ENVIRONMENTAL EDUCATION AND POPULAR ENVIRONMENTAL MOVEMENTS ON LATIN AMERICA
author Pereira, Vilmar Alves
author_facet Pereira, Vilmar Alves
López, Carelia Hidalgo
Lotero, William Gómez
Arévalo, Lissette Torres
López, Lenín Morales
Guevara, Yeissy Sarmiento
Alvarez, Lurima Estevez
Quiñones, Eduardo Quiñones
Peralta, Erica
author_role author
author2 López, Carelia Hidalgo
Lotero, William Gómez
Arévalo, Lissette Torres
López, Lenín Morales
Guevara, Yeissy Sarmiento
Alvarez, Lurima Estevez
Quiñones, Eduardo Quiñones
Peralta, Erica
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vilmar Alves
López, Carelia Hidalgo
Lotero, William Gómez
Arévalo, Lissette Torres
López, Lenín Morales
Guevara, Yeissy Sarmiento
Alvarez, Lurima Estevez
Quiñones, Eduardo Quiñones
Peralta, Erica
dc.subject.por.fl_str_mv Educación Ambiental. Movimientos Populares.
topic Educación Ambiental. Movimientos Populares.
description Esta construcción resultó del estudio en un colectivo de profesionales, de Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Ecuador, Panamá, Perú y Venezuela, que compartimos principalmente el espacio académico del Postgrado de Educación Ambiental en la Universidad Federal de Rio Grande, Brasil y fueron invitados a participar profesionales de Argentina y Chile. Acordamos presentar algunas aproximaciones entre la Educación Ambiental (EA) y los Movimientos Populares Ambientales (MPA) en América Latina (AL). Iniciamos con la discusión colectiva de significados en relación a EA y MPA. Efectuamos una serie de reuniones donde compartimos opiniones, luego logramos construir unas concepciones que nos identifican como colectivo, para así realizar la mirada bajo una misma óptica. Cada participante por país, con un sentido de pertenecimiento, realizó una revisión bibliográfica y una perspectiva hermenéutica. Los resultados aportan alto protagonismo histórico de los MPA en materia de derechos humanos y un empoderamiento de la EA en los años 70, reafirmando identidad. Han mantenido resistencia y luchas por la emancipación en escenarios políticos con algunos avances y muchos retrocesos, que además de limitar las garantías democráticas, también reducen y amenazan las condiciones de vida. Se inicia con las construcciones colectivas asumidas; luego las visiones sobre los MPA de cada país; continuando con algunas consideraciones finales y por último algunos desafíos para los MPA en el contexto de AL. Esta construção resultou do estudo em um coletivo de profissionais, da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela, em que compartilhamos principalmente o espaço acadêmico de Pós-Graduação de Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande, Brasil, e foram convidados a participar professionais da Argentina e Chile. Concordamos em apresentar algumas aproximações entre a Educação Ambiental (EA) e os Movimentos Populares Ambientais (MPA) na América Latina (AL). Iniciamos com a discussão coletiva de significados em relação a EA e os MPA. Realizamos uma série de reuniões em que compartilhamos opiniões e então conseguimos construir algumas concepções que nos identificam como coletivo, para assim analisarmos por uma mesma ótica. Cada participante por país, com um sentido de pertencimento, realizo uma revisão bibliográfica e uma perspectiva hermenêutica. Os resultados contribuem para um alto protagonismo histórico dos MPA em matéria de direitos humanos e um empoderamento da EA nos anos 70, reafirmando identidade. Mantiveram resistência e lutas por emancipação nos cenários políticos com alguns avanços e muitos retrocessos, que, além de limitar as garantias democráticas, também reduzem e ameaçam as condições de vida. Inicia-se com as construções coletivas assumidas; em seguida, as visões sobres os MPA de cada país; continuando com algumas considerações finais e por último, alguns desafios para os MPA no contexto da AL. This construction is the result of a study in a collective of professionals, from Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Ecuador, Panama, Peru and Venezuela, on which we shared mainly the academic space from the Post-Graduation on Environmental Education from Rio Grande’s Federal University, Brazil, e some professionals from Argentina and Chile were asked to join. We agreed to present some approximations between Environmental Education (EE) and Environmental Popular Movements (EPM) on Latin America (LA). We started with the collective discussion of meanings related to EE and EPMs. We made a series of meetings on which we shared opinions and then we were able to build some conceptions that identify us as a collective, so we could analyze with the same optic. Each of the participants of each country, having her/his own sense of belonging, made a bibliographic review and a hermeneutic perspective. The results contribute to a high historic protagonism of the EPMs when it comes to human rights and EE’s empowerment in the ‘70s, reaffirming its identity. They kept resisting and fighting for emancipation on political scenery with some advances and many setbacks, that, besides limiting the democratic guarantees, reduce and threaten life conditions. It starts with assumed collective constructions; afterwards, the visions on EPMs of each country; all the way to final considerations and at last some challenges to EPMs on the LA context.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9464
10.14295/remea.v0i0.9464
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9464
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.9464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9464/6011
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial: Educação Ambiental e Movimentos Sociais Populares na América Latina; 6-35
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781422948352