Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneoOntological and methodological issues for critical environmental education in contemporary capitalismCuestiones ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica en el capitalismo contemporáneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Carlos Frederico B.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8954
Resumo: No presente artigo, sintetizo alguns aspectos da palestra de encerramento proferida durante o X Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental (Edea), realizado nas dependências da Universidade Federal de Rio Grande (Furg) em novembro de 2018. O tema abordado foi a educação ambiental em um contexto de retrocessos no campo dos direitos, dos reconhecimentos e das lutas populares. Para tanto, inicio com uma breve caracterização do capitalismo contemporâneo no Brasil. Trato em seguida da especificidade ontológica e metodológica da educação ambiental crítica. Por fim, me posiciono, reafirmando sua importância estratégica e sua atualidade no enfrentamento das múltiplas formas de destruição da vida que se intensificam com a crise política e econômica vigente. The articles synthetizes some aspects approached by my closing speech for the 10th Meetings and Dialogues with Environmental Education (X Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental – EDEA), at the Federal University of Rio Grande (Universidade Federal do Rio Grande – FURG) in November 2018. It approaches the theme of environmental education in a context of retrogression for the fields of rights, recognition and popular struggle. The first part briefly characterizes contemporary Brazilian capitalism. The following section deals with ontological and methodological specificities of critical environmental education. Finally, I take a stand by reaffirming the timely and strategic importance of critical environmental education in facing the current political and economic crisis and the several resulting forms of life destruction. El artículo es síntesis de aspectos que traté en la charla de cierre del 10º Encuentros y Diálogos con la Educación Ambiental (X Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental – Edea), que tuvo lugar en la Universidad Federal de Río Grande (Universidade Federal do Rio Grande – Furg) en noviembre 2018. El tema central es la educación ambiental en un contexto de retrocesos en el campo de los derechos, del reconocimiento y de las luchas populares. La primera parte trata de caracterizar el capitalismo brasileño contemporáneo. La segunda se acerca de las especificidades ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica. Por fin, tomo posición por la actualidad e importancia estratégica de la educación ambiental para afrontar las múltiples formas de destrucción de la vida intensificadas por la presente crisis política y económica.
id FURG-9_86c1ef9c7ddb1e35fe715582bceff101
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8954
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneoOntological and methodological issues for critical environmental education in contemporary capitalismCuestiones ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica en el capitalismo contemporáneoeducação ambiental crítica – ontologia- metodologiaNo presente artigo, sintetizo alguns aspectos da palestra de encerramento proferida durante o X Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental (Edea), realizado nas dependências da Universidade Federal de Rio Grande (Furg) em novembro de 2018. O tema abordado foi a educação ambiental em um contexto de retrocessos no campo dos direitos, dos reconhecimentos e das lutas populares. Para tanto, inicio com uma breve caracterização do capitalismo contemporâneo no Brasil. Trato em seguida da especificidade ontológica e metodológica da educação ambiental crítica. Por fim, me posiciono, reafirmando sua importância estratégica e sua atualidade no enfrentamento das múltiplas formas de destruição da vida que se intensificam com a crise política e econômica vigente. The articles synthetizes some aspects approached by my closing speech for the 10th Meetings and Dialogues with Environmental Education (X Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental – EDEA), at the Federal University of Rio Grande (Universidade Federal do Rio Grande – FURG) in November 2018. It approaches the theme of environmental education in a context of retrogression for the fields of rights, recognition and popular struggle. The first part briefly characterizes contemporary Brazilian capitalism. The following section deals with ontological and methodological specificities of critical environmental education. Finally, I take a stand by reaffirming the timely and strategic importance of critical environmental education in facing the current political and economic crisis and the several resulting forms of life destruction. El artículo es síntesis de aspectos que traté en la charla de cierre del 10º Encuentros y Diálogos con la Educación Ambiental (X Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental – Edea), que tuvo lugar en la Universidad Federal de Río Grande (Universidade Federal do Rio Grande – Furg) en noviembre 2018. El tema central es la educación ambiental en un contexto de retrocesos en el campo de los derechos, del reconocimiento y de las luchas populares. La primera parte trata de caracterizar el capitalismo brasileño contemporáneo. La segunda se acerca de las especificidades ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica. Por fin, tomo posición por la actualidad e importancia estratégica de la educación ambiental para afrontar las múltiples formas de destrucción de la vida intensificadas por la presente crisis política y económica.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/895410.14295/remea.v36i1.8954REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 79-951517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8954/5811Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro, Carlos Frederico B.2019-05-01T22:39:37Zoai:periodicos.furg.br:article/8954Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-01T22:39:37Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneoOntological and methodological issues for critical environmental education in contemporary capitalismCuestiones ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica en el capitalismo contemporáneo
title Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneoOntological and methodological issues for critical environmental education in contemporary capitalismCuestiones ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica en el capitalismo contemporáneo
spellingShingle Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneoOntological and methodological issues for critical environmental education in contemporary capitalismCuestiones ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica en el capitalismo contemporáneo
Loureiro, Carlos Frederico B.
educação ambiental crítica – ontologia- metodologia
title_short Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneoOntological and methodological issues for critical environmental education in contemporary capitalismCuestiones ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica en el capitalismo contemporáneo
title_full Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneoOntological and methodological issues for critical environmental education in contemporary capitalismCuestiones ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica en el capitalismo contemporáneo
title_fullStr Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneoOntological and methodological issues for critical environmental education in contemporary capitalismCuestiones ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica en el capitalismo contemporáneo
title_full_unstemmed Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneoOntological and methodological issues for critical environmental education in contemporary capitalismCuestiones ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica en el capitalismo contemporáneo
title_sort Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneoOntological and methodological issues for critical environmental education in contemporary capitalismCuestiones ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica en el capitalismo contemporáneo
author Loureiro, Carlos Frederico B.
author_facet Loureiro, Carlos Frederico B.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Carlos Frederico B.
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental crítica – ontologia- metodologia
topic educação ambiental crítica – ontologia- metodologia
description No presente artigo, sintetizo alguns aspectos da palestra de encerramento proferida durante o X Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental (Edea), realizado nas dependências da Universidade Federal de Rio Grande (Furg) em novembro de 2018. O tema abordado foi a educação ambiental em um contexto de retrocessos no campo dos direitos, dos reconhecimentos e das lutas populares. Para tanto, inicio com uma breve caracterização do capitalismo contemporâneo no Brasil. Trato em seguida da especificidade ontológica e metodológica da educação ambiental crítica. Por fim, me posiciono, reafirmando sua importância estratégica e sua atualidade no enfrentamento das múltiplas formas de destruição da vida que se intensificam com a crise política e econômica vigente. The articles synthetizes some aspects approached by my closing speech for the 10th Meetings and Dialogues with Environmental Education (X Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental – EDEA), at the Federal University of Rio Grande (Universidade Federal do Rio Grande – FURG) in November 2018. It approaches the theme of environmental education in a context of retrogression for the fields of rights, recognition and popular struggle. The first part briefly characterizes contemporary Brazilian capitalism. The following section deals with ontological and methodological specificities of critical environmental education. Finally, I take a stand by reaffirming the timely and strategic importance of critical environmental education in facing the current political and economic crisis and the several resulting forms of life destruction. El artículo es síntesis de aspectos que traté en la charla de cierre del 10º Encuentros y Diálogos con la Educación Ambiental (X Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental – Edea), que tuvo lugar en la Universidad Federal de Río Grande (Universidade Federal do Rio Grande – Furg) en noviembre 2018. El tema central es la educación ambiental en un contexto de retrocesos en el campo de los derechos, del reconocimiento y de las luchas populares. La primera parte trata de caracterizar el capitalismo brasileño contemporáneo. La segunda se acerca de las especificidades ontológicas y metodológicas de la educación ambiental crítica. Por fin, tomo posición por la actualidad e importancia estratégica de la educación ambiental para afrontar las múltiples formas de destrucción de la vida intensificadas por la presente crisis política y económica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8954
10.14295/remea.v36i1.8954
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8954
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i1.8954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8954/5811
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 79-95
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786803191808