EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3881 |
Resumo: | Essa pesquisa é um embarque dentro da proposta de inserção da educação ambiental – EA no trabalho do observador de bordo, realizado pelo NEMA. Esse trabalho teve como objetivo principal analisar as possibilidades e as contribuições da EA em embarcações pesqueiras, com base nas concepções e práticas que algumas instituições têm acerca do papel dos observadores de bordo e da EA. Subsidiou também a construção de um referencial teórico sobre essa temática e teve como objetivos específicos levantar um histórico sobre a atividade do observador de bordo no país e identificar possíveis abordagens da EA nos cursos de formação de observadores de bordo. Utilizou-se como metodologia entrevistas semi-estruturadas com representantes de instituições que trabalham com observadores de bordo e que foram analisadas a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Os resultados estão dispostos sob a forma de um metatexto dividido em três partes: a primeira constitui-se no percorrer histórico da atividade do observador no país; a segunda traz discussões sobre alguns entraves à possibilidade da inserção da EA a bordo através do observador; e a terceira, apresenta as bases dessa proposta que busca a transformação das relações a bordo. |
id |
FURG-9_89a234b5c68478a43cc8884ffff6edb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3881 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕESeducação ambientalobservador de bordoanálise textual discursiva.Essa pesquisa é um embarque dentro da proposta de inserção da educação ambiental – EA no trabalho do observador de bordo, realizado pelo NEMA. Esse trabalho teve como objetivo principal analisar as possibilidades e as contribuições da EA em embarcações pesqueiras, com base nas concepções e práticas que algumas instituições têm acerca do papel dos observadores de bordo e da EA. Subsidiou também a construção de um referencial teórico sobre essa temática e teve como objetivos específicos levantar um histórico sobre a atividade do observador de bordo no país e identificar possíveis abordagens da EA nos cursos de formação de observadores de bordo. Utilizou-se como metodologia entrevistas semi-estruturadas com representantes de instituições que trabalham com observadores de bordo e que foram analisadas a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Os resultados estão dispostos sob a forma de um metatexto dividido em três partes: a primeira constitui-se no percorrer histórico da atividade do observador no país; a segunda traz discussões sobre alguns entraves à possibilidade da inserção da EA a bordo através do observador; e a terceira, apresenta as bases dessa proposta que busca a transformação das relações a bordo.Lepidus2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/388110.14295/remea.v24i0.3881REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3881/2317Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Melina ChibaMoura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro deMonteiro, Alice Fogaça2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3881Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES Galvão, Melina Chiba educação ambiental observador de bordo análise textual discursiva. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES |
author |
Galvão, Melina Chiba |
author_facet |
Galvão, Melina Chiba Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Monteiro, Alice Fogaça |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Monteiro, Alice Fogaça |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Melina Chiba Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Monteiro, Alice Fogaça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental observador de bordo análise textual discursiva. |
topic |
educação ambiental observador de bordo análise textual discursiva. |
description |
Essa pesquisa é um embarque dentro da proposta de inserção da educação ambiental – EA no trabalho do observador de bordo, realizado pelo NEMA. Esse trabalho teve como objetivo principal analisar as possibilidades e as contribuições da EA em embarcações pesqueiras, com base nas concepções e práticas que algumas instituições têm acerca do papel dos observadores de bordo e da EA. Subsidiou também a construção de um referencial teórico sobre essa temática e teve como objetivos específicos levantar um histórico sobre a atividade do observador de bordo no país e identificar possíveis abordagens da EA nos cursos de formação de observadores de bordo. Utilizou-se como metodologia entrevistas semi-estruturadas com representantes de instituições que trabalham com observadores de bordo e que foram analisadas a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Os resultados estão dispostos sob a forma de um metatexto dividido em três partes: a primeira constitui-se no percorrer histórico da atividade do observador no país; a segunda traz discussões sobre alguns entraves à possibilidade da inserção da EA a bordo através do observador; e a terceira, apresenta as bases dessa proposta que busca a transformação das relações a bordo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3881 10.14295/remea.v24i0.3881 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3881 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v24i0.3881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3881/2317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783935336448 |