EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Melina Chiba
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de, Monteiro, Alice Fogaça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3881
Resumo: Essa pesquisa é um embarque dentro da proposta de inserção da educação ambiental – EA no trabalho do observador de bordo, realizado pelo NEMA. Esse trabalho teve como objetivo principal analisar as possibilidades e as contribuições da EA em embarcações pesqueiras, com base nas concepções e práticas que algumas instituições têm acerca do papel dos observadores de bordo e da EA. Subsidiou também a construção de um referencial teórico sobre essa temática e teve como objetivos específicos levantar um histórico sobre a atividade do observador de bordo no país e identificar possíveis abordagens da EA nos cursos de formação de observadores de bordo. Utilizou-se como metodologia entrevistas semi-estruturadas com representantes de instituições que trabalham com observadores de bordo e que foram analisadas a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Os resultados estão dispostos sob a forma de um metatexto dividido em três partes: a primeira constitui-se no percorrer histórico da atividade do observador no país; a segunda traz discussões sobre alguns entraves à possibilidade da inserção da EA a bordo através do observador; e a terceira, apresenta as bases dessa proposta que busca a transformação das relações a bordo.
id FURG-9_89a234b5c68478a43cc8884ffff6edb7
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3881
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕESeducação ambientalobservador de bordoanálise textual discursiva.Essa pesquisa é um embarque dentro da proposta de inserção da educação ambiental – EA no trabalho do observador de bordo, realizado pelo NEMA. Esse trabalho teve como objetivo principal analisar as possibilidades e as contribuições da EA em embarcações pesqueiras, com base nas concepções e práticas que algumas instituições têm acerca do papel dos observadores de bordo e da EA. Subsidiou também a construção de um referencial teórico sobre essa temática e teve como objetivos específicos levantar um histórico sobre a atividade do observador de bordo no país e identificar possíveis abordagens da EA nos cursos de formação de observadores de bordo. Utilizou-se como metodologia entrevistas semi-estruturadas com representantes de instituições que trabalham com observadores de bordo e que foram analisadas a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Os resultados estão dispostos sob a forma de um metatexto dividido em três partes: a primeira constitui-se no percorrer histórico da atividade do observador no país; a segunda traz discussões sobre alguns entraves à possibilidade da inserção da EA a bordo através do observador; e a terceira, apresenta as bases dessa proposta que busca a transformação das relações a bordo.Lepidus2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/388110.14295/remea.v24i0.3881REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3881/2317Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Melina ChibaMoura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro deMonteiro, Alice Fogaça2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3881Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES
Galvão, Melina Chiba
educação ambiental
observador de bordo
análise textual discursiva.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES
author Galvão, Melina Chiba
author_facet Galvão, Melina Chiba
Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
Monteiro, Alice Fogaça
author_role author
author2 Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
Monteiro, Alice Fogaça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Melina Chiba
Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
Monteiro, Alice Fogaça
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
observador de bordo
análise textual discursiva.
topic educação ambiental
observador de bordo
análise textual discursiva.
description Essa pesquisa é um embarque dentro da proposta de inserção da educação ambiental – EA no trabalho do observador de bordo, realizado pelo NEMA. Esse trabalho teve como objetivo principal analisar as possibilidades e as contribuições da EA em embarcações pesqueiras, com base nas concepções e práticas que algumas instituições têm acerca do papel dos observadores de bordo e da EA. Subsidiou também a construção de um referencial teórico sobre essa temática e teve como objetivos específicos levantar um histórico sobre a atividade do observador de bordo no país e identificar possíveis abordagens da EA nos cursos de formação de observadores de bordo. Utilizou-se como metodologia entrevistas semi-estruturadas com representantes de instituições que trabalham com observadores de bordo e que foram analisadas a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Os resultados estão dispostos sob a forma de um metatexto dividido em três partes: a primeira constitui-se no percorrer histórico da atividade do observador no país; a segunda traz discussões sobre alguns entraves à possibilidade da inserção da EA a bordo através do observador; e a terceira, apresenta as bases dessa proposta que busca a transformação das relações a bordo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3881
10.14295/remea.v24i0.3881
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3881
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.3881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3881/2317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783935336448