Da globalização dos territórios aos territórios da globalizaçãoDe la globalização de los territorios a los territorios de la globalizaciónFrom the globalization of territories to the territories of globalization

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Liliana Angel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8192
Resumo: O presente artigo envolve temáticas básicas dentro do processo de formação para a cidadania e para a educação ambiental, no sentido amplo de velar pela sustentabilidade socioambiental, em territórios definidos por um processo de globalização contraditório e desigual, que longe de diminuir injustiças e assimetrias historicamente estabelecidas em diversos contextos, as aprofunda. Assim, ao refletir sobre as formas como essas relações se estabelecem, fica mais possível identificar formas de resistência, a partir do agir coletivo, tendo como base o compromisso ético de defender a vida, em todas suas formas, e a dignidade humana nos diversos contextos territoriais. Assim, aprender a pensar a globalização é também identificar como podemos, a partir da educação, encontrar caminhos para a construção de um novo pacto transgeracional comprometido com a vida e a sustentabilidade. El presente artículo presenta temas básicos de formación para la ciudadanía y para la educación ambiental, en su sentido amplio de velar por la sostenibilidad socioambiental, en territorios definidos por un proceso de globalización contradictorio y desigual, que lejos de disminuir injusticias y asimetrías históricamente establecidas en diversos contextos, las profundiza. Así, al reflexionar sobre como esas relaciones se establecen es más fácil identificar formas de resistencia a partir de la acción colectiva, con base en el compromiso ético de defender la vida en todas sus formas, y la dignidad humana en diversos contextos territoriales. De esa forma, aprender a pensar la globalización es también identificar como podemos, a partir de la educación, encontrar caminos para la construcción de un nuevo pacto transgeneracional comprometido con la vida y la sostenibilidad. This article involves basic themes within the citizenship and environmental education formation processes, in the broad perspective of guarding the socioenvironmental sustainability, in territories defined by a conflicting and unequal globalization process, which far from reducing injustice and historically established asymmetries in several contexts, actually deepens them. Thus, by reflecting upon the ways these relations are established, it is more possible to identify forms of resistance stemming from collective action, based on the ethical commitment of defending life in all its forms and human dignity in its various territorial contexts. Hence, learning to think about globalization is also identifying how we can, through education, find ways for the construction of a new transgenerational pact committed to life and sustainability.
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