Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire Diniz, Janelene
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Henrich de Barba, Clarides
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15710
Resumo: Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia. O presente texto tem por objetivo relatar uma intervenção a partir do filme Para onde foram as andorinhas?, protagonizado por indígenas do Parque do Xingu, produzida pelos Institutos Socioambiental e Catitu. A produção apresenta as consequências vivenciadas pelos povos que habitam o Parque, decorrentes de mudanças climáticas resultantes das práticas insustentáveis realizadas no seu entorno. Posteriormente à exposição do filme, realizaram-se rodas de conversa para refletir coletivamente sobre seu conteúdo. Participaram da proposta oito estudantes das licenciaturas em Biologia e em Química e sete servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, do Campus de Guajará-Mirim. Os resultados apontaram que, no ensino da Educação Ambiental, o cinema indígena suscita reflexões e contribui para a construção de uma consciência ecológica, em prol de um mundo mais sustentável.
id FURG-9_8ed3bcc50a71ee7fc2bdc62ca5bec305
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15710
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticasConsciência ecológica, sustentabilidade, educação ambientalTrata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia. O presente texto tem por objetivo relatar uma intervenção a partir do filme Para onde foram as andorinhas?, protagonizado por indígenas do Parque do Xingu, produzida pelos Institutos Socioambiental e Catitu. A produção apresenta as consequências vivenciadas pelos povos que habitam o Parque, decorrentes de mudanças climáticas resultantes das práticas insustentáveis realizadas no seu entorno. Posteriormente à exposição do filme, realizaram-se rodas de conversa para refletir coletivamente sobre seu conteúdo. Participaram da proposta oito estudantes das licenciaturas em Biologia e em Química e sete servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, do Campus de Guajará-Mirim. Os resultados apontaram que, no ensino da Educação Ambiental, o cinema indígena suscita reflexões e contribui para a construção de uma consciência ecológica, em prol de um mundo mais sustentável.Lepidus2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1571010.14295/remea.v40i3.15710REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 3 (2023): Dossiê Temático: Educação Ambiental e Emergência Climática - Da reflexão à ação!; 117-1351517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/15710/10496http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreire Diniz, Janelene Henrich de Barba, Clarides2023-12-27T19:11:07Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15710Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2023-12-27T19:11:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas
title Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas
spellingShingle Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas
Freire Diniz, Janelene
Consciência ecológica, sustentabilidade, educação ambiental
title_short Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas
title_full Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas
title_fullStr Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas
title_full_unstemmed Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas
title_sort Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas
author Freire Diniz, Janelene
author_facet Freire Diniz, Janelene
Henrich de Barba, Clarides
author_role author
author2 Henrich de Barba, Clarides
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire Diniz, Janelene
Henrich de Barba, Clarides
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência ecológica, sustentabilidade, educação ambiental
topic Consciência ecológica, sustentabilidade, educação ambiental
description Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia. O presente texto tem por objetivo relatar uma intervenção a partir do filme Para onde foram as andorinhas?, protagonizado por indígenas do Parque do Xingu, produzida pelos Institutos Socioambiental e Catitu. A produção apresenta as consequências vivenciadas pelos povos que habitam o Parque, decorrentes de mudanças climáticas resultantes das práticas insustentáveis realizadas no seu entorno. Posteriormente à exposição do filme, realizaram-se rodas de conversa para refletir coletivamente sobre seu conteúdo. Participaram da proposta oito estudantes das licenciaturas em Biologia e em Química e sete servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, do Campus de Guajará-Mirim. Os resultados apontaram que, no ensino da Educação Ambiental, o cinema indígena suscita reflexões e contribui para a construção de uma consciência ecológica, em prol de um mundo mais sustentável.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15710
10.14295/remea.v40i3.15710
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15710
identifier_str_mv 10.14295/remea.v40i3.15710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/15710/10496
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 3 (2023): Dossiê Temático: Educação Ambiental e Emergência Climática - Da reflexão à ação!; 117-135
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781381005312