A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO UTILIZADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3106 |
Resumo: | A Educação Ambiental está cada vez mais em pauta, tanto na mídia, quanto nas instituições de ensino, existindo instrumentos legais que garantem a obrigatoriedade de sua abordagem. Contudo, apesar dos esforços feitos pelos atores sociais para sua efetivação, na prática ainda encontram-se dificuldades para sua implementação, sobretudo nas escolas. Deste modo, o objetivo do presente artigo é verificar como a Educação Ambiental é abordada nos livros didáticos de Geografia do ensino fundamental e médio utilizados pelas escolas públicas do estado do Paraná. Para tanto, foi realizada uma análise crítica de quatro livros didáticos adotados pelas escolas ou indicados no Plano Nacional do Livro Didático do ano de 2012. Tal análise visa contribuir para um trabalho de Educação Ambiental de qualidade e dentro dos parâmetros legais adotados, tanto em âmbito nacional, quanto estadual. |
id |
FURG-9_9703b667a4446a6565aaa664271444b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3106 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO UTILIZADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁEducação AmbientalEnsino de GeografiaLivro Didático.A Educação Ambiental está cada vez mais em pauta, tanto na mídia, quanto nas instituições de ensino, existindo instrumentos legais que garantem a obrigatoriedade de sua abordagem. Contudo, apesar dos esforços feitos pelos atores sociais para sua efetivação, na prática ainda encontram-se dificuldades para sua implementação, sobretudo nas escolas. Deste modo, o objetivo do presente artigo é verificar como a Educação Ambiental é abordada nos livros didáticos de Geografia do ensino fundamental e médio utilizados pelas escolas públicas do estado do Paraná. Para tanto, foi realizada uma análise crítica de quatro livros didáticos adotados pelas escolas ou indicados no Plano Nacional do Livro Didático do ano de 2012. Tal análise visa contribuir para um trabalho de Educação Ambiental de qualidade e dentro dos parâmetros legais adotados, tanto em âmbito nacional, quanto estadual.Lepidus2012-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/310610.14295/remea.v28i0.3106REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3106/1777Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeneguzzo, Paula MarieleMeneguzzo, Isonel Sandino2020-08-14T19:58:17Zoai:periodicos.furg.br:article/3106Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:17Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO UTILIZADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ |
title |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO UTILIZADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO UTILIZADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ Meneguzzo, Paula Mariele Educação Ambiental Ensino de Geografia Livro Didático. |
title_short |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO UTILIZADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ |
title_full |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO UTILIZADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO UTILIZADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO UTILIZADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ |
title_sort |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO UTILIZADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ |
author |
Meneguzzo, Paula Mariele |
author_facet |
Meneguzzo, Paula Mariele Meneguzzo, Isonel Sandino |
author_role |
author |
author2 |
Meneguzzo, Isonel Sandino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneguzzo, Paula Mariele Meneguzzo, Isonel Sandino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Ensino de Geografia Livro Didático. |
topic |
Educação Ambiental Ensino de Geografia Livro Didático. |
description |
A Educação Ambiental está cada vez mais em pauta, tanto na mídia, quanto nas instituições de ensino, existindo instrumentos legais que garantem a obrigatoriedade de sua abordagem. Contudo, apesar dos esforços feitos pelos atores sociais para sua efetivação, na prática ainda encontram-se dificuldades para sua implementação, sobretudo nas escolas. Deste modo, o objetivo do presente artigo é verificar como a Educação Ambiental é abordada nos livros didáticos de Geografia do ensino fundamental e médio utilizados pelas escolas públicas do estado do Paraná. Para tanto, foi realizada uma análise crítica de quatro livros didáticos adotados pelas escolas ou indicados no Plano Nacional do Livro Didático do ano de 2012. Tal análise visa contribuir para um trabalho de Educação Ambiental de qualidade e dentro dos parâmetros legais adotados, tanto em âmbito nacional, quanto estadual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3106 10.14295/remea.v28i0.3106 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3106 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v28i0.3106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3106/1777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 2012 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782456844288 |