Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Mônica Marella
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ashley, Patricia Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7417
Resumo: A confusão de interpretações sobre os termos desenvolvimento sustentável (DS), sustentabilidade, educação ambiental (EA) e educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) pode resultar em uma divergência entre projetos e propostas. Essa divergência é refletida nas Instituições de Ensino Superior, em currículo, ementas e práticas de ensino. Este trabalho se propõe a trazer discussões sobre: desenvolvimento sustentável e sustentabilidade; desenvolvimento sustentável e governança; e desenvolvimento sustentável e educação; assim como reflexões para o ensino de graduação. Portanto, visa mostrar como o entendimento e ações em concordância os temas discutidos podem funcionar como um fomento para inovações e avanços para o ensino superior. Por exemplo, a sugestão de criação de um modelo de classificação de ementas que possa analisar o tipo de temática ambiental que aquele conteúdo oferece. La confusión de interpretaciones sobre los términos desarrollo sostenible, sostenibilidad, educación ambiental y educación para el desarrollo sostenible puede resultar en una divergencia entre proyectos y propuestas. Esta divergencia se refleja en las Instituciones de Enseñanza Superior, en currículos y prácticas de enseñanza. Este trabajo se propone a traer discusiones sobre: desarrollo sostenible y sostenibilidad; desarrollo sostenible y gobernanza; y el desarrollo sostenible y la educación; así como reflexiones para la enseñanza de graduación. Por lo tanto, pretende mostrar cómo el entendimiento y acciones en concordancia con los temas discutidos pueden funcionar como un fomento para innovaciones y avances para la enseñanza superior. Por ejemplo, la sugerencia de crear un modelo de clasificación de plan de estudios que pueda analizar el tipo de temática ambiental que el contenido ofrece. The misinterpretation of the terms sustainable development (SD), sustainability, environmental education (EE) and education for sustainable development (ESD) can result in a divergence between projects and proposals. This divergence and reflection in Higher Education Institutions, in curriculum, events and teaching practices. This paper proposes to bring discussions about: sustainable development and sustainability; sustainable development and governance; and sustainable development and education; as well as reflections for undergraduate education. Therefore, it aims to show how the understanding and actions, in concordance the themes discussed, can work as a promoter for innovations and advances for higher education. For example, the suggestion to create a menu classification model that can analyze the type of environmental theme that content offers.
id FURG-9_a059dc4125754f5e2f939b542c11674d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7417
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate educationEnsino SuperiorEducação para o desenvolvimento sustentávelEducação AmbientalA confusão de interpretações sobre os termos desenvolvimento sustentável (DS), sustentabilidade, educação ambiental (EA) e educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) pode resultar em uma divergência entre projetos e propostas. Essa divergência é refletida nas Instituições de Ensino Superior, em currículo, ementas e práticas de ensino. Este trabalho se propõe a trazer discussões sobre: desenvolvimento sustentável e sustentabilidade; desenvolvimento sustentável e governança; e desenvolvimento sustentável e educação; assim como reflexões para o ensino de graduação. Portanto, visa mostrar como o entendimento e ações em concordância os temas discutidos podem funcionar como um fomento para inovações e avanços para o ensino superior. Por exemplo, a sugestão de criação de um modelo de classificação de ementas que possa analisar o tipo de temática ambiental que aquele conteúdo oferece. La confusión de interpretaciones sobre los términos desarrollo sostenible, sostenibilidad, educación ambiental y educación para el desarrollo sostenible puede resultar en una divergencia entre proyectos y propuestas. Esta divergencia se refleja en las Instituciones de Enseñanza Superior, en currículos y prácticas de enseñanza. Este trabajo se propone a traer discusiones sobre: desarrollo sostenible y sostenibilidad; desarrollo sostenible y gobernanza; y el desarrollo sostenible y la educación; así como reflexiones para la enseñanza de graduación. Por lo tanto, pretende mostrar cómo el entendimiento y acciones en concordancia con los temas discutidos pueden funcionar como un fomento para innovaciones y avances para la enseñanza superior. Por ejemplo, la sugerencia de crear un modelo de clasificación de plan de estudios que pueda analizar el tipo de temática ambiental que el contenido ofrece. The misinterpretation of the terms sustainable development (SD), sustainability, environmental education (EE) and education for sustainable development (ESD) can result in a divergence between projects and proposals. This divergence and reflection in Higher Education Institutions, in curriculum, events and teaching practices. This paper proposes to bring discussions about: sustainable development and sustainability; sustainable development and governance; and sustainable development and education; as well as reflections for undergraduate education. Therefore, it aims to show how the understanding and actions, in concordance the themes discussed, can work as a promoter for innovations and advances for higher education. For example, the suggestion to create a menu classification model that can analyze the type of environmental theme that content offers.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/741710.14295/remea.v35i1.7417REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 92-1111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7417/5185Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Mônica MarellaAshley, Patricia Almeida2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7417Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education
title Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education
spellingShingle Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education
Corrêa, Mônica Marella
Ensino Superior
Educação para o desenvolvimento sustentável
Educação Ambiental
title_short Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education
title_full Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education
title_fullStr Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education
title_full_unstemmed Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education
title_sort Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education
author Corrêa, Mônica Marella
author_facet Corrêa, Mônica Marella
Ashley, Patricia Almeida
author_role author
author2 Ashley, Patricia Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Mônica Marella
Ashley, Patricia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Educação para o desenvolvimento sustentável
Educação Ambiental
topic Ensino Superior
Educação para o desenvolvimento sustentável
Educação Ambiental
description A confusão de interpretações sobre os termos desenvolvimento sustentável (DS), sustentabilidade, educação ambiental (EA) e educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) pode resultar em uma divergência entre projetos e propostas. Essa divergência é refletida nas Instituições de Ensino Superior, em currículo, ementas e práticas de ensino. Este trabalho se propõe a trazer discussões sobre: desenvolvimento sustentável e sustentabilidade; desenvolvimento sustentável e governança; e desenvolvimento sustentável e educação; assim como reflexões para o ensino de graduação. Portanto, visa mostrar como o entendimento e ações em concordância os temas discutidos podem funcionar como um fomento para inovações e avanços para o ensino superior. Por exemplo, a sugestão de criação de um modelo de classificação de ementas que possa analisar o tipo de temática ambiental que aquele conteúdo oferece. La confusión de interpretaciones sobre los términos desarrollo sostenible, sostenibilidad, educación ambiental y educación para el desarrollo sostenible puede resultar en una divergencia entre proyectos y propuestas. Esta divergencia se refleja en las Instituciones de Enseñanza Superior, en currículos y prácticas de enseñanza. Este trabajo se propone a traer discusiones sobre: desarrollo sostenible y sostenibilidad; desarrollo sostenible y gobernanza; y el desarrollo sostenible y la educación; así como reflexiones para la enseñanza de graduación. Por lo tanto, pretende mostrar cómo el entendimiento y acciones en concordancia con los temas discutidos pueden funcionar como un fomento para innovaciones y avances para la enseñanza superior. Por ejemplo, la sugerencia de crear un modelo de clasificación de plan de estudios que pueda analizar el tipo de temática ambiental que el contenido ofrece. The misinterpretation of the terms sustainable development (SD), sustainability, environmental education (EE) and education for sustainable development (ESD) can result in a divergence between projects and proposals. This divergence and reflection in Higher Education Institutions, in curriculum, events and teaching practices. This paper proposes to bring discussions about: sustainable development and sustainability; sustainable development and governance; and sustainable development and education; as well as reflections for undergraduate education. Therefore, it aims to show how the understanding and actions, in concordance the themes discussed, can work as a promoter for innovations and advances for higher education. For example, the suggestion to create a menu classification model that can analyze the type of environmental theme that content offers.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7417
10.14295/remea.v35i1.7417
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7417
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i1.7417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7417/5185
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 92-111
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786107985920