Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7417 |
Resumo: | A confusão de interpretações sobre os termos desenvolvimento sustentável (DS), sustentabilidade, educação ambiental (EA) e educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) pode resultar em uma divergência entre projetos e propostas. Essa divergência é refletida nas Instituições de Ensino Superior, em currículo, ementas e práticas de ensino. Este trabalho se propõe a trazer discussões sobre: desenvolvimento sustentável e sustentabilidade; desenvolvimento sustentável e governança; e desenvolvimento sustentável e educação; assim como reflexões para o ensino de graduação. Portanto, visa mostrar como o entendimento e ações em concordância os temas discutidos podem funcionar como um fomento para inovações e avanços para o ensino superior. Por exemplo, a sugestão de criação de um modelo de classificação de ementas que possa analisar o tipo de temática ambiental que aquele conteúdo oferece. La confusión de interpretaciones sobre los términos desarrollo sostenible, sostenibilidad, educación ambiental y educación para el desarrollo sostenible puede resultar en una divergencia entre proyectos y propuestas. Esta divergencia se refleja en las Instituciones de Enseñanza Superior, en currículos y prácticas de enseñanza. Este trabajo se propone a traer discusiones sobre: desarrollo sostenible y sostenibilidad; desarrollo sostenible y gobernanza; y el desarrollo sostenible y la educación; así como reflexiones para la enseñanza de graduación. Por lo tanto, pretende mostrar cómo el entendimiento y acciones en concordancia con los temas discutidos pueden funcionar como un fomento para innovaciones y avances para la enseñanza superior. Por ejemplo, la sugerencia de crear un modelo de clasificación de plan de estudios que pueda analizar el tipo de temática ambiental que el contenido ofrece. The misinterpretation of the terms sustainable development (SD), sustainability, environmental education (EE) and education for sustainable development (ESD) can result in a divergence between projects and proposals. This divergence and reflection in Higher Education Institutions, in curriculum, events and teaching practices. This paper proposes to bring discussions about: sustainable development and sustainability; sustainable development and governance; and sustainable development and education; as well as reflections for undergraduate education. Therefore, it aims to show how the understanding and actions, in concordance the themes discussed, can work as a promoter for innovations and advances for higher education. For example, the suggestion to create a menu classification model that can analyze the type of environmental theme that content offers. |
id |
FURG-9_a059dc4125754f5e2f939b542c11674d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7417 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate educationEnsino SuperiorEducação para o desenvolvimento sustentávelEducação AmbientalA confusão de interpretações sobre os termos desenvolvimento sustentável (DS), sustentabilidade, educação ambiental (EA) e educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) pode resultar em uma divergência entre projetos e propostas. Essa divergência é refletida nas Instituições de Ensino Superior, em currículo, ementas e práticas de ensino. Este trabalho se propõe a trazer discussões sobre: desenvolvimento sustentável e sustentabilidade; desenvolvimento sustentável e governança; e desenvolvimento sustentável e educação; assim como reflexões para o ensino de graduação. Portanto, visa mostrar como o entendimento e ações em concordância os temas discutidos podem funcionar como um fomento para inovações e avanços para o ensino superior. Por exemplo, a sugestão de criação de um modelo de classificação de ementas que possa analisar o tipo de temática ambiental que aquele conteúdo oferece. La confusión de interpretaciones sobre los términos desarrollo sostenible, sostenibilidad, educación ambiental y educación para el desarrollo sostenible puede resultar en una divergencia entre proyectos y propuestas. Esta divergencia se refleja en las Instituciones de Enseñanza Superior, en currículos y prácticas de enseñanza. Este trabajo se propone a traer discusiones sobre: desarrollo sostenible y sostenibilidad; desarrollo sostenible y gobernanza; y el desarrollo sostenible y la educación; así como reflexiones para la enseñanza de graduación. Por lo tanto, pretende mostrar cómo el entendimiento y acciones en concordancia con los temas discutidos pueden funcionar como un fomento para innovaciones y avances para la enseñanza superior. Por ejemplo, la sugerencia de crear un modelo de clasificación de plan de estudios que pueda analizar el tipo de temática ambiental que el contenido ofrece. The misinterpretation of the terms sustainable development (SD), sustainability, environmental education (EE) and education for sustainable development (ESD) can result in a divergence between projects and proposals. This divergence and reflection in Higher Education Institutions, in curriculum, events and teaching practices. This paper proposes to bring discussions about: sustainable development and sustainability; sustainable development and governance; and sustainable development and education; as well as reflections for undergraduate education. Therefore, it aims to show how the understanding and actions, in concordance the themes discussed, can work as a promoter for innovations and advances for higher education. For example, the suggestion to create a menu classification model that can analyze the type of environmental theme that content offers.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/741710.14295/remea.v35i1.7417REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 92-1111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7417/5185Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Mônica MarellaAshley, Patricia Almeida2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7417Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education |
title |
Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education |
spellingShingle |
Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education Corrêa, Mônica Marella Ensino Superior Educação para o desenvolvimento sustentável Educação Ambiental |
title_short |
Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education |
title_full |
Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education |
title_fullStr |
Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education |
title_sort |
Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduaçãoDesarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduaciónSustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education |
author |
Corrêa, Mônica Marella |
author_facet |
Corrêa, Mônica Marella Ashley, Patricia Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Ashley, Patricia Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Mônica Marella Ashley, Patricia Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Educação para o desenvolvimento sustentável Educação Ambiental |
topic |
Ensino Superior Educação para o desenvolvimento sustentável Educação Ambiental |
description |
A confusão de interpretações sobre os termos desenvolvimento sustentável (DS), sustentabilidade, educação ambiental (EA) e educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) pode resultar em uma divergência entre projetos e propostas. Essa divergência é refletida nas Instituições de Ensino Superior, em currículo, ementas e práticas de ensino. Este trabalho se propõe a trazer discussões sobre: desenvolvimento sustentável e sustentabilidade; desenvolvimento sustentável e governança; e desenvolvimento sustentável e educação; assim como reflexões para o ensino de graduação. Portanto, visa mostrar como o entendimento e ações em concordância os temas discutidos podem funcionar como um fomento para inovações e avanços para o ensino superior. Por exemplo, a sugestão de criação de um modelo de classificação de ementas que possa analisar o tipo de temática ambiental que aquele conteúdo oferece. La confusión de interpretaciones sobre los términos desarrollo sostenible, sostenibilidad, educación ambiental y educación para el desarrollo sostenible puede resultar en una divergencia entre proyectos y propuestas. Esta divergencia se refleja en las Instituciones de Enseñanza Superior, en currículos y prácticas de enseñanza. Este trabajo se propone a traer discusiones sobre: desarrollo sostenible y sostenibilidad; desarrollo sostenible y gobernanza; y el desarrollo sostenible y la educación; así como reflexiones para la enseñanza de graduación. Por lo tanto, pretende mostrar cómo el entendimiento y acciones en concordancia con los temas discutidos pueden funcionar como un fomento para innovaciones y avances para la enseñanza superior. Por ejemplo, la sugerencia de crear un modelo de clasificación de plan de estudios que pueda analizar el tipo de temática ambiental que el contenido ofrece. The misinterpretation of the terms sustainable development (SD), sustainability, environmental education (EE) and education for sustainable development (ESD) can result in a divergence between projects and proposals. This divergence and reflection in Higher Education Institutions, in curriculum, events and teaching practices. This paper proposes to bring discussions about: sustainable development and sustainability; sustainable development and governance; and sustainable development and education; as well as reflections for undergraduate education. Therefore, it aims to show how the understanding and actions, in concordance the themes discussed, can work as a promoter for innovations and advances for higher education. For example, the suggestion to create a menu classification model that can analyze the type of environmental theme that content offers. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7417 10.14295/remea.v35i1.7417 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7417 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v35i1.7417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7417/5185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 92-111 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786107985920 |