A webquest biodiversidade elaborada a partir dos três momentos pedagógicos na perspectiva da educação ambiental críticaLa webquest biodiversidad elaborada a partir de los tres momentos pedagógicos en la perspectiva de la educación ambiental críticaBiodiversity webquest based on the three pedagogical moments in the critical environmental education perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strugal, Drielle
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kataoka, Adriana Massaê, Heerdt, Bettina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7940
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi a construção de uma webquest com a temática biodiversidade fundamentada a partir da Educação Ambiental Crítica e dos três momentos pedagógicos, como um instrumento metodológico para auxiliar o professor na inserção da EA crítica no contexto escolar. O questionamento que nos motivou foi: como elaborar uma webquest baseada nos três momentos pedagógicos de ensino numa perspectiva da educação ambiental crítica? A hipótese é a de que, baseando-se na fundamentação teórica, a elaboração dessa metodologia seja possível, e ao ser utilizada possa auxiliar no processo de inserção da EA no contexto escolar permitindo a construção do conhecimento com relação a temática proposta. Consideramos ser importante a compreensão da Educação Ambiental Crítica para que o professor elabore uma webquest seguindo esta perspectiva. Embora a webquest elaborada nesta pesquisa apresentou a temática biodiversidade, esta pode ser adaptada a outros conteúdos, porém, sempre levando em consideração os passos propostos da didática dos três momentos pedagógicos para que se possa promover a reflexão e construção de uma aprendizagem significativa do estudante inserido na sociedade em que vive. El objetivo de esta investigación fue la construcción de una webquest con la temática biodiversidad fundamentada a partir de la Educación Ambiental Crítica y de los tres momentos pedagógicos, como un instrumento metodológico para auxiliar al profesor en la inserción de la EA crítica en el contexto escolar. El cuestionamiento que nos motivó fue: ¿Cómo elaborar una webquest basada en los tres momentos pedagógicos de enseñanza em una perspectiva de la Educación Ambiental Crítica? La hipótesis es que la webquest cuando teóricamente bien fundamentada puede auxiliar en el proceso de inserción de la EA en el contexto escolar. La webquest elaborada en esta investigación tiene como temática la biodiversidad, sin embargo, puede ser adaptada a otros contenidos, para ello debe siempre considerar la base teórica de la elaboración para promover la reflexión y construcción de conocimiento. This research intended to construct a webquest with the biodiversity theme based on Critical Environmental Education and in the three pedagogical moments, as a methodological way to help teachers about the insertion of Critical EE in the scholar context. The question that motivated us was: how to elaborate a webquest based in the three pedagogical moments of teaching in a critical environmental education perspective? The hypothesis is that the webquest when theoretically well founded can help in the process of insertion of EE in the school context. The webquest elaborated in this research has the theme of biodiversity, however, it can be adapted to other contents, for this must always consider the theoretical basis of the elaboration to promote the reflection and construction of knowledge.
id FURG-9_a2a510a44456ba642ab8bd0d130ab926
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7940
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A webquest biodiversidade elaborada a partir dos três momentos pedagógicos na perspectiva da educação ambiental críticaLa webquest biodiversidad elaborada a partir de los tres momentos pedagógicos en la perspectiva de la educación ambiental críticaBiodiversity webquest based on the three pedagogical moments in the critical environmental education perspectiveWebquestMomentos PedagógicosEducação Ambiental CríticaO objetivo desta pesquisa foi a construção de uma webquest com a temática biodiversidade fundamentada a partir da Educação Ambiental Crítica e dos três momentos pedagógicos, como um instrumento metodológico para auxiliar o professor na inserção da EA crítica no contexto escolar. O questionamento que nos motivou foi: como elaborar uma webquest baseada nos três momentos pedagógicos de ensino numa perspectiva da educação ambiental crítica? A hipótese é a de que, baseando-se na fundamentação teórica, a elaboração dessa metodologia seja possível, e ao ser utilizada possa auxiliar no processo de inserção da EA no contexto escolar permitindo a construção do conhecimento com relação a temática proposta. Consideramos ser importante a compreensão da Educação Ambiental Crítica para que o professor elabore uma webquest seguindo esta perspectiva. Embora a webquest elaborada nesta pesquisa apresentou a temática biodiversidade, esta pode ser adaptada a outros conteúdos, porém, sempre levando em consideração os passos propostos da didática dos três momentos pedagógicos para que se possa promover a reflexão e construção de uma aprendizagem significativa do estudante inserido na sociedade em que vive. El objetivo de esta investigación fue la construcción de una webquest con la temática biodiversidad fundamentada a partir de la Educación Ambiental Crítica y de los tres momentos pedagógicos, como un instrumento metodológico para auxiliar al profesor en la inserción de la EA crítica en el contexto escolar. El cuestionamiento que nos motivó fue: ¿Cómo elaborar una webquest basada en los tres momentos pedagógicos de enseñanza em una perspectiva de la Educación Ambiental Crítica? La hipótesis es que la webquest cuando teóricamente bien fundamentada puede auxiliar en el proceso de inserción de la EA en el contexto escolar. La webquest elaborada en esta investigación tiene como temática la biodiversidad, sin embargo, puede ser adaptada a otros contenidos, para ello debe siempre considerar la base teórica de la elaboración para promover la reflexión y construcción de conocimiento. This research intended to construct a webquest with the biodiversity theme based on Critical Environmental Education and in the three pedagogical moments, as a methodological way to help teachers about the insertion of Critical EE in the scholar context. The question that motivated us was: how to elaborate a webquest based in the three pedagogical moments of teaching in a critical environmental education perspective? The hypothesis is that the webquest when theoretically well founded can help in the process of insertion of EE in the school context. The webquest elaborated in this research has the theme of biodiversity, however, it can be adapted to other contents, for this must always consider the theoretical basis of the elaboration to promote the reflection and construction of knowledge.Lepidus2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/794010.14295/remea.v35i3.7940REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 74-931517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7940/5551Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessStrugal, DrielleKataoka, Adriana MassaêHeerdt, Bettina2018-12-20T17:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7940Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-12-20T17:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A webquest biodiversidade elaborada a partir dos três momentos pedagógicos na perspectiva da educação ambiental críticaLa webquest biodiversidad elaborada a partir de los tres momentos pedagógicos en la perspectiva de la educación ambiental críticaBiodiversity webquest based on the three pedagogical moments in the critical environmental education perspective
title A webquest biodiversidade elaborada a partir dos três momentos pedagógicos na perspectiva da educação ambiental críticaLa webquest biodiversidad elaborada a partir de los tres momentos pedagógicos en la perspectiva de la educación ambiental críticaBiodiversity webquest based on the three pedagogical moments in the critical environmental education perspective
spellingShingle A webquest biodiversidade elaborada a partir dos três momentos pedagógicos na perspectiva da educação ambiental críticaLa webquest biodiversidad elaborada a partir de los tres momentos pedagógicos en la perspectiva de la educación ambiental críticaBiodiversity webquest based on the three pedagogical moments in the critical environmental education perspective
Strugal, Drielle
Webquest
Momentos Pedagógicos
Educação Ambiental Crítica
title_short A webquest biodiversidade elaborada a partir dos três momentos pedagógicos na perspectiva da educação ambiental críticaLa webquest biodiversidad elaborada a partir de los tres momentos pedagógicos en la perspectiva de la educación ambiental críticaBiodiversity webquest based on the three pedagogical moments in the critical environmental education perspective
title_full A webquest biodiversidade elaborada a partir dos três momentos pedagógicos na perspectiva da educação ambiental críticaLa webquest biodiversidad elaborada a partir de los tres momentos pedagógicos en la perspectiva de la educación ambiental críticaBiodiversity webquest based on the three pedagogical moments in the critical environmental education perspective
title_fullStr A webquest biodiversidade elaborada a partir dos três momentos pedagógicos na perspectiva da educação ambiental críticaLa webquest biodiversidad elaborada a partir de los tres momentos pedagógicos en la perspectiva de la educación ambiental críticaBiodiversity webquest based on the three pedagogical moments in the critical environmental education perspective
title_full_unstemmed A webquest biodiversidade elaborada a partir dos três momentos pedagógicos na perspectiva da educação ambiental críticaLa webquest biodiversidad elaborada a partir de los tres momentos pedagógicos en la perspectiva de la educación ambiental críticaBiodiversity webquest based on the three pedagogical moments in the critical environmental education perspective
title_sort A webquest biodiversidade elaborada a partir dos três momentos pedagógicos na perspectiva da educação ambiental críticaLa webquest biodiversidad elaborada a partir de los tres momentos pedagógicos en la perspectiva de la educación ambiental críticaBiodiversity webquest based on the three pedagogical moments in the critical environmental education perspective
author Strugal, Drielle
author_facet Strugal, Drielle
Kataoka, Adriana Massaê
Heerdt, Bettina
author_role author
author2 Kataoka, Adriana Massaê
Heerdt, Bettina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Strugal, Drielle
Kataoka, Adriana Massaê
Heerdt, Bettina
dc.subject.por.fl_str_mv Webquest
Momentos Pedagógicos
Educação Ambiental Crítica
topic Webquest
Momentos Pedagógicos
Educação Ambiental Crítica
description O objetivo desta pesquisa foi a construção de uma webquest com a temática biodiversidade fundamentada a partir da Educação Ambiental Crítica e dos três momentos pedagógicos, como um instrumento metodológico para auxiliar o professor na inserção da EA crítica no contexto escolar. O questionamento que nos motivou foi: como elaborar uma webquest baseada nos três momentos pedagógicos de ensino numa perspectiva da educação ambiental crítica? A hipótese é a de que, baseando-se na fundamentação teórica, a elaboração dessa metodologia seja possível, e ao ser utilizada possa auxiliar no processo de inserção da EA no contexto escolar permitindo a construção do conhecimento com relação a temática proposta. Consideramos ser importante a compreensão da Educação Ambiental Crítica para que o professor elabore uma webquest seguindo esta perspectiva. Embora a webquest elaborada nesta pesquisa apresentou a temática biodiversidade, esta pode ser adaptada a outros conteúdos, porém, sempre levando em consideração os passos propostos da didática dos três momentos pedagógicos para que se possa promover a reflexão e construção de uma aprendizagem significativa do estudante inserido na sociedade em que vive. El objetivo de esta investigación fue la construcción de una webquest con la temática biodiversidad fundamentada a partir de la Educación Ambiental Crítica y de los tres momentos pedagógicos, como un instrumento metodológico para auxiliar al profesor en la inserción de la EA crítica en el contexto escolar. El cuestionamiento que nos motivó fue: ¿Cómo elaborar una webquest basada en los tres momentos pedagógicos de enseñanza em una perspectiva de la Educación Ambiental Crítica? La hipótesis es que la webquest cuando teóricamente bien fundamentada puede auxiliar en el proceso de inserción de la EA en el contexto escolar. La webquest elaborada en esta investigación tiene como temática la biodiversidad, sin embargo, puede ser adaptada a otros contenidos, para ello debe siempre considerar la base teórica de la elaboración para promover la reflexión y construcción de conocimiento. This research intended to construct a webquest with the biodiversity theme based on Critical Environmental Education and in the three pedagogical moments, as a methodological way to help teachers about the insertion of Critical EE in the scholar context. The question that motivated us was: how to elaborate a webquest based in the three pedagogical moments of teaching in a critical environmental education perspective? The hypothesis is that the webquest when theoretically well founded can help in the process of insertion of EE in the school context. The webquest elaborated in this research has the theme of biodiversity, however, it can be adapted to other contents, for this must always consider the theoretical basis of the elaboration to promote the reflection and construction of knowledge.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7940
10.14295/remea.v35i3.7940
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7940
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i3.7940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7940/5551
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 74-93
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786187677696