O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Carlos Jorge da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Almeida, Maria Betânia da Silva, Silva, Maria Aparecida Lopes da, Silva, Maria Madalena Soares da, Galvão, Maria Goretti Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2876
Resumo: Após enchentes que vitimaram milhares de pessoas nos estados de Alagoas e Pernambuco, ocorridas no ano de 2010, organizou-se, na mesma época, um ciclo de oficinas intitulado “Caminho das Águas” com o objetivo de proporcionar aos alunos e alunas afetados pelas enchentes um espaço privilegiado para reflexões sobre o meio ambiente e a qualidade de vida, tendo em vista a necessidade de superar as consequências danosas das enchentes, inclusive as de caráter psicológico. As oficinas foram desenvolvidas em escolas públicas municipais de União dos Palmares (AL) que aderiram voluntariamente ao projeto proposto pela Sala Verde Serrana dos Quilombos, órgão integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Educação. Neste artigo, são apresentadas e discutidas algumas percepções ambientais de jovens afetados pelas enchentes expressas na forma de mapas mentais produzidos ao longo das oficinas. Diante dos resultados obtidos, podemos considerar a pertinência de estudos de percepção em cenários de desastres ambientais no sentido de se configurar como uma oportunidade de discussão/proposição de soluções sobre fatores agravantes dos riscos ambientais envolvidos em situações dessa natureza; numa clara direção de superação de tais desafios para uma melhor convivência com o meio ambiente.
id FURG-9_a2a820b7a7048b6dce909072f30bdaa5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2876
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)Educação AmbientalEnchentesPercepção AmbientalApós enchentes que vitimaram milhares de pessoas nos estados de Alagoas e Pernambuco, ocorridas no ano de 2010, organizou-se, na mesma época, um ciclo de oficinas intitulado “Caminho das Águas” com o objetivo de proporcionar aos alunos e alunas afetados pelas enchentes um espaço privilegiado para reflexões sobre o meio ambiente e a qualidade de vida, tendo em vista a necessidade de superar as consequências danosas das enchentes, inclusive as de caráter psicológico. As oficinas foram desenvolvidas em escolas públicas municipais de União dos Palmares (AL) que aderiram voluntariamente ao projeto proposto pela Sala Verde Serrana dos Quilombos, órgão integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Educação. Neste artigo, são apresentadas e discutidas algumas percepções ambientais de jovens afetados pelas enchentes expressas na forma de mapas mentais produzidos ao longo das oficinas. Diante dos resultados obtidos, podemos considerar a pertinência de estudos de percepção em cenários de desastres ambientais no sentido de se configurar como uma oportunidade de discussão/proposição de soluções sobre fatores agravantes dos riscos ambientais envolvidos em situações dessa natureza; numa clara direção de superação de tais desafios para uma melhor convivência com o meio ambiente.Lepidus2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/287610.14295/remea.v29i0.2876REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2876/1909Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Carlos Jorge da SilvaAlmeida, Maria Betânia da SilvaSilva, Maria Aparecida Lopes daSilva, Maria Madalena Soares daGalvão, Maria Goretti Lopes2020-08-14T19:58:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2876Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)
title O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)
spellingShingle O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)
Correia, Carlos Jorge da Silva
Educação Ambiental
Enchentes
Percepção Ambiental
title_short O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)
title_full O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)
title_fullStr O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)
title_full_unstemmed O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)
title_sort O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)
author Correia, Carlos Jorge da Silva
author_facet Correia, Carlos Jorge da Silva
Almeida, Maria Betânia da Silva
Silva, Maria Aparecida Lopes da
Silva, Maria Madalena Soares da
Galvão, Maria Goretti Lopes
author_role author
author2 Almeida, Maria Betânia da Silva
Silva, Maria Aparecida Lopes da
Silva, Maria Madalena Soares da
Galvão, Maria Goretti Lopes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Carlos Jorge da Silva
Almeida, Maria Betânia da Silva
Silva, Maria Aparecida Lopes da
Silva, Maria Madalena Soares da
Galvão, Maria Goretti Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Enchentes
Percepção Ambiental
topic Educação Ambiental
Enchentes
Percepção Ambiental
description Após enchentes que vitimaram milhares de pessoas nos estados de Alagoas e Pernambuco, ocorridas no ano de 2010, organizou-se, na mesma época, um ciclo de oficinas intitulado “Caminho das Águas” com o objetivo de proporcionar aos alunos e alunas afetados pelas enchentes um espaço privilegiado para reflexões sobre o meio ambiente e a qualidade de vida, tendo em vista a necessidade de superar as consequências danosas das enchentes, inclusive as de caráter psicológico. As oficinas foram desenvolvidas em escolas públicas municipais de União dos Palmares (AL) que aderiram voluntariamente ao projeto proposto pela Sala Verde Serrana dos Quilombos, órgão integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Educação. Neste artigo, são apresentadas e discutidas algumas percepções ambientais de jovens afetados pelas enchentes expressas na forma de mapas mentais produzidos ao longo das oficinas. Diante dos resultados obtidos, podemos considerar a pertinência de estudos de percepção em cenários de desastres ambientais no sentido de se configurar como uma oportunidade de discussão/proposição de soluções sobre fatores agravantes dos riscos ambientais envolvidos em situações dessa natureza; numa clara direção de superação de tais desafios para uma melhor convivência com o meio ambiente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2876
10.14295/remea.v29i0.2876
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2876
identifier_str_mv 10.14295/remea.v29i0.2876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2876/1909
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 2012
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781909487616