AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ana Cristina Souza da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Zanon, Ângela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3518
Resumo: Este trabalho trata de um estudo realizado por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica, objetivando o levantamento de evidências na literatura sobre a importância de práticas de uma educação ambiental que proporcione aos seus atores mudanças comportamentais para a construção democrática e política de uma sociedade mais consciente e potencialmente sustentável. Em paralelo destacamos os objetivos e princípios das Agendas 21 e, em especial, da Escolar, como forma de envolver crianças e adolescentes e, consequentemente, a comunidade escolar e local para uma participação mais política sobre o futuro do nosso planeta. Precisamos acreditar na capacidade humana para reverter a situação de exploração e de desrespeito com a natureza e seu semelhante no meio ambiente. Para tanto é essencial a ação de uma educação crítica e participativa. E a implementação da Agenda 21 e em especial da Agenda 21 Escolar pode de fato ser um importante instrumento de trabalho a favor da sociedade sustentável, sendo necessária uma educação ambiental que promova a reflexão e a ação para além da preservação do ambiente ecológico. Há que se praticar uma educação crítica, democrática e política, pois só teremos um desenvolvimento sustentável se investirmos em uma sociedade sustentável.
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