AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3518 |
Resumo: | Este trabalho trata de um estudo realizado por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica, objetivando o levantamento de evidências na literatura sobre a importância de práticas de uma educação ambiental que proporcione aos seus atores mudanças comportamentais para a construção democrática e política de uma sociedade mais consciente e potencialmente sustentável. Em paralelo destacamos os objetivos e princípios das Agendas 21 e, em especial, da Escolar, como forma de envolver crianças e adolescentes e, consequentemente, a comunidade escolar e local para uma participação mais política sobre o futuro do nosso planeta. Precisamos acreditar na capacidade humana para reverter a situação de exploração e de desrespeito com a natureza e seu semelhante no meio ambiente. Para tanto é essencial a ação de uma educação crítica e participativa. E a implementação da Agenda 21 e em especial da Agenda 21 Escolar pode de fato ser um importante instrumento de trabalho a favor da sociedade sustentável, sendo necessária uma educação ambiental que promova a reflexão e a ação para além da preservação do ambiente ecológico. Há que se praticar uma educação crítica, democrática e política, pois só teremos um desenvolvimento sustentável se investirmos em uma sociedade sustentável. |
id |
FURG-9_a70c0422f48908c984bbbc9e7f8c81d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3518 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVELdesenvolvimento sustentávelAgenda 21 EscolarinterdisciplinaridadeEste trabalho trata de um estudo realizado por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica, objetivando o levantamento de evidências na literatura sobre a importância de práticas de uma educação ambiental que proporcione aos seus atores mudanças comportamentais para a construção democrática e política de uma sociedade mais consciente e potencialmente sustentável. Em paralelo destacamos os objetivos e princípios das Agendas 21 e, em especial, da Escolar, como forma de envolver crianças e adolescentes e, consequentemente, a comunidade escolar e local para uma participação mais política sobre o futuro do nosso planeta. Precisamos acreditar na capacidade humana para reverter a situação de exploração e de desrespeito com a natureza e seu semelhante no meio ambiente. Para tanto é essencial a ação de uma educação crítica e participativa. E a implementação da Agenda 21 e em especial da Agenda 21 Escolar pode de fato ser um importante instrumento de trabalho a favor da sociedade sustentável, sendo necessária uma educação ambiental que promova a reflexão e a ação para além da preservação do ambiente ecológico. Há que se praticar uma educação crítica, democrática e política, pois só teremos um desenvolvimento sustentável se investirmos em uma sociedade sustentável.Lepidus2013-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/351810.14295/remea.v25i0.3518REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3518/2095Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Ana Cristina Souza daZanon, Ângela Maria2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3518Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL |
title |
AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL |
spellingShingle |
AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL Cruz, Ana Cristina Souza da desenvolvimento sustentável Agenda 21 Escolar interdisciplinaridade |
title_short |
AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL |
title_full |
AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL |
title_fullStr |
AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL |
title_full_unstemmed |
AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL |
title_sort |
AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL |
author |
Cruz, Ana Cristina Souza da |
author_facet |
Cruz, Ana Cristina Souza da Zanon, Ângela Maria |
author_role |
author |
author2 |
Zanon, Ângela Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Ana Cristina Souza da Zanon, Ângela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento sustentável Agenda 21 Escolar interdisciplinaridade |
topic |
desenvolvimento sustentável Agenda 21 Escolar interdisciplinaridade |
description |
Este trabalho trata de um estudo realizado por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica, objetivando o levantamento de evidências na literatura sobre a importância de práticas de uma educação ambiental que proporcione aos seus atores mudanças comportamentais para a construção democrática e política de uma sociedade mais consciente e potencialmente sustentável. Em paralelo destacamos os objetivos e princípios das Agendas 21 e, em especial, da Escolar, como forma de envolver crianças e adolescentes e, consequentemente, a comunidade escolar e local para uma participação mais política sobre o futuro do nosso planeta. Precisamos acreditar na capacidade humana para reverter a situação de exploração e de desrespeito com a natureza e seu semelhante no meio ambiente. Para tanto é essencial a ação de uma educação crítica e participativa. E a implementação da Agenda 21 e em especial da Agenda 21 Escolar pode de fato ser um importante instrumento de trabalho a favor da sociedade sustentável, sendo necessária uma educação ambiental que promova a reflexão e a ação para além da preservação do ambiente ecológico. Há que se praticar uma educação crítica, democrática e política, pois só teremos um desenvolvimento sustentável se investirmos em uma sociedade sustentável. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3518 10.14295/remea.v25i0.3518 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3518 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v25i0.3518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3518/2095 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783473963008 |