AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saheb, Daniele
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Luz, Araci Asinelli da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2817
Resumo: Pesquisar as representações que professores têm de meio ambiente e sua influência na construção das representações de crianças de classes de alfabetização, quando se utiliza a Pedagogia de Projetos em Educação Ambiental, constitui o foco deste artigo, que teve sua origem no trabalho monográfico durante o curso de Especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR no ano de 2004. Trata-se de um estudo de caso, com análise qualitativa a partir da observação direta e atividades teóricas e práticas junto a três crianças participantes de um projeto cujo tema se referia ao “lixo”, além da entrevista e análise dos planos didáticos de três professoras de classes de alfabetização. No campo teórico, o estudo sobre o processo históric o da Educação Ambiental, a compreensão sobre como se constroem as representações, a Teoria das Representações Sociais e a Pedagogia de Projetos, permitiu a base suficiente para a compreensão do tema desta pesquisa. A análise dos dados apontou que as representações de meio ambiente dos professores, influenciam na construção destas representações junto às crianças e que a Pedagogia de Projetos pode contribuir, como encaminhamento metodológico, para que as crianças construam uma representação globalizante
id FURG-9_abe856d02df16d9bb3fc0f831a199b88
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2817
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃOEducação AmbientalRepresentaçõesMeio AmbientePedagogia de projetoslixo.Pesquisar as representações que professores têm de meio ambiente e sua influência na construção das representações de crianças de classes de alfabetização, quando se utiliza a Pedagogia de Projetos em Educação Ambiental, constitui o foco deste artigo, que teve sua origem no trabalho monográfico durante o curso de Especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR no ano de 2004. Trata-se de um estudo de caso, com análise qualitativa a partir da observação direta e atividades teóricas e práticas junto a três crianças participantes de um projeto cujo tema se referia ao “lixo”, além da entrevista e análise dos planos didáticos de três professoras de classes de alfabetização. No campo teórico, o estudo sobre o processo históric o da Educação Ambiental, a compreensão sobre como se constroem as representações, a Teoria das Representações Sociais e a Pedagogia de Projetos, permitiu a base suficiente para a compreensão do tema desta pesquisa. A análise dos dados apontou que as representações de meio ambiente dos professores, influenciam na construção destas representações junto às crianças e que a Pedagogia de Projetos pode contribuir, como encaminhamento metodológico, para que as crianças construam uma representação globalizanteLepidus2012-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/281710.14295/remea.v16i0.2817REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 16 (2006): Volume 16 : janeiro a junho de 20061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2817/1577Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaheb, DanieleLuz, Araci Asinelli da2020-08-14T20:00:56Zoai:periodicos.furg.br:article/2817Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:56Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
title AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
spellingShingle AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
Saheb, Daniele
Educação Ambiental
Representações
Meio Ambiente
Pedagogia de projetos
lixo.
title_short AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
title_full AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
title_fullStr AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
title_full_unstemmed AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
title_sort AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
author Saheb, Daniele
author_facet Saheb, Daniele
Luz, Araci Asinelli da
author_role author
author2 Luz, Araci Asinelli da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saheb, Daniele
Luz, Araci Asinelli da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Representações
Meio Ambiente
Pedagogia de projetos
lixo.
topic Educação Ambiental
Representações
Meio Ambiente
Pedagogia de projetos
lixo.
description Pesquisar as representações que professores têm de meio ambiente e sua influência na construção das representações de crianças de classes de alfabetização, quando se utiliza a Pedagogia de Projetos em Educação Ambiental, constitui o foco deste artigo, que teve sua origem no trabalho monográfico durante o curso de Especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR no ano de 2004. Trata-se de um estudo de caso, com análise qualitativa a partir da observação direta e atividades teóricas e práticas junto a três crianças participantes de um projeto cujo tema se referia ao “lixo”, além da entrevista e análise dos planos didáticos de três professoras de classes de alfabetização. No campo teórico, o estudo sobre o processo históric o da Educação Ambiental, a compreensão sobre como se constroem as representações, a Teoria das Representações Sociais e a Pedagogia de Projetos, permitiu a base suficiente para a compreensão do tema desta pesquisa. A análise dos dados apontou que as representações de meio ambiente dos professores, influenciam na construção destas representações junto às crianças e que a Pedagogia de Projetos pode contribuir, como encaminhamento metodológico, para que as crianças construam uma representação globalizante
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2817
10.14295/remea.v16i0.2817
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2817
identifier_str_mv 10.14295/remea.v16i0.2817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2817/1577
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 16 (2006): Volume 16 : janeiro a junho de 2006
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781844475904