AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2817 |
Resumo: | Pesquisar as representações que professores têm de meio ambiente e sua influência na construção das representações de crianças de classes de alfabetização, quando se utiliza a Pedagogia de Projetos em Educação Ambiental, constitui o foco deste artigo, que teve sua origem no trabalho monográfico durante o curso de Especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR no ano de 2004. Trata-se de um estudo de caso, com análise qualitativa a partir da observação direta e atividades teóricas e práticas junto a três crianças participantes de um projeto cujo tema se referia ao “lixo”, além da entrevista e análise dos planos didáticos de três professoras de classes de alfabetização. No campo teórico, o estudo sobre o processo históric o da Educação Ambiental, a compreensão sobre como se constroem as representações, a Teoria das Representações Sociais e a Pedagogia de Projetos, permitiu a base suficiente para a compreensão do tema desta pesquisa. A análise dos dados apontou que as representações de meio ambiente dos professores, influenciam na construção destas representações junto às crianças e que a Pedagogia de Projetos pode contribuir, como encaminhamento metodológico, para que as crianças construam uma representação globalizante |
id |
FURG-9_abe856d02df16d9bb3fc0f831a199b88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2817 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃOEducação AmbientalRepresentaçõesMeio AmbientePedagogia de projetoslixo.Pesquisar as representações que professores têm de meio ambiente e sua influência na construção das representações de crianças de classes de alfabetização, quando se utiliza a Pedagogia de Projetos em Educação Ambiental, constitui o foco deste artigo, que teve sua origem no trabalho monográfico durante o curso de Especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR no ano de 2004. Trata-se de um estudo de caso, com análise qualitativa a partir da observação direta e atividades teóricas e práticas junto a três crianças participantes de um projeto cujo tema se referia ao “lixo”, além da entrevista e análise dos planos didáticos de três professoras de classes de alfabetização. No campo teórico, o estudo sobre o processo históric o da Educação Ambiental, a compreensão sobre como se constroem as representações, a Teoria das Representações Sociais e a Pedagogia de Projetos, permitiu a base suficiente para a compreensão do tema desta pesquisa. A análise dos dados apontou que as representações de meio ambiente dos professores, influenciam na construção destas representações junto às crianças e que a Pedagogia de Projetos pode contribuir, como encaminhamento metodológico, para que as crianças construam uma representação globalizanteLepidus2012-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/281710.14295/remea.v16i0.2817REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 16 (2006): Volume 16 : janeiro a junho de 20061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2817/1577Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaheb, DanieleLuz, Araci Asinelli da2020-08-14T20:00:56Zoai:periodicos.furg.br:article/2817Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:56Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
title |
AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
spellingShingle |
AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO Saheb, Daniele Educação Ambiental Representações Meio Ambiente Pedagogia de projetos lixo. |
title_short |
AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
title_full |
AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
title_fullStr |
AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
title_sort |
AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
author |
Saheb, Daniele |
author_facet |
Saheb, Daniele Luz, Araci Asinelli da |
author_role |
author |
author2 |
Luz, Araci Asinelli da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saheb, Daniele Luz, Araci Asinelli da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Representações Meio Ambiente Pedagogia de projetos lixo. |
topic |
Educação Ambiental Representações Meio Ambiente Pedagogia de projetos lixo. |
description |
Pesquisar as representações que professores têm de meio ambiente e sua influência na construção das representações de crianças de classes de alfabetização, quando se utiliza a Pedagogia de Projetos em Educação Ambiental, constitui o foco deste artigo, que teve sua origem no trabalho monográfico durante o curso de Especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR no ano de 2004. Trata-se de um estudo de caso, com análise qualitativa a partir da observação direta e atividades teóricas e práticas junto a três crianças participantes de um projeto cujo tema se referia ao “lixo”, além da entrevista e análise dos planos didáticos de três professoras de classes de alfabetização. No campo teórico, o estudo sobre o processo históric o da Educação Ambiental, a compreensão sobre como se constroem as representações, a Teoria das Representações Sociais e a Pedagogia de Projetos, permitiu a base suficiente para a compreensão do tema desta pesquisa. A análise dos dados apontou que as representações de meio ambiente dos professores, influenciam na construção destas representações junto às crianças e que a Pedagogia de Projetos pode contribuir, como encaminhamento metodológico, para que as crianças construam uma representação globalizante |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2817 10.14295/remea.v16i0.2817 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2817 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v16i0.2817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2817/1577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 16 (2006): Volume 16 : janeiro a junho de 2006 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781844475904 |