Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carniatto, Irene
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Hoepers, Fernanda Laís Lemos, Hoepers, Lívia Maria Lemos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4447
Resumo: A educação de jovens e adultos (EJA) é focada nos alunos que não tiveram acesso, ou não se adaptaram à rede regular de ensino dentro da faixa etária apropriada. Priorizando a educação ambiental, questiona-se sobre os métodos de ensino, se os mesmos atendem aos objetivos a que se dispõem, ou seja, trazer aos alunos uma consciência crítica em relação ao ambiente em que estão inseridos, de forma individual e coletiva. O presente trabalho objetivou testar quatro propostas de metodologia diferenciada, utilizadas no ensino fundamental e médio, com os alunos de EJA. A metodologia utilizada abordou dois temas principais, os seres vivos e o ecossistema. As práticas foram conduzidas na disciplina de ciências, com 25 alunos de EJA na faixa etária de 16 a 60 anos, sendo submetidos, posteriormente às atividades, à aplicação de questionário avaliativo do método utilizado. Os resultados foram baseados nas fichas de avaliação preenchidas pelos alunos e pelo comportamento apresentado pelos mesmos dado a realização dos procedimentos. Obtiveram-se resultados satisfatórios em relação ao aprendizado dos estudantes, se comparado ao uso dos métodos tradicionais de ensino. Embora tenham sido proveitosas essas práticas aplicadas na turma de EJA para o ensino de educação ambiental, ainda poderiam ser desenvolvidas, testadas e até mesmo reelaboradas diversas outras dinâmicas específicas para esta modalidade de ensino, não só na disciplina de ciências, mas abrangendo também outras áreas da educação.
id FURG-9_abea45ce7279ab23d814d559ef88d397
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4447
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambientalEducação ambientalmétodos de ensinoEJA-Educação de Jovens e Adultos.A educação de jovens e adultos (EJA) é focada nos alunos que não tiveram acesso, ou não se adaptaram à rede regular de ensino dentro da faixa etária apropriada. Priorizando a educação ambiental, questiona-se sobre os métodos de ensino, se os mesmos atendem aos objetivos a que se dispõem, ou seja, trazer aos alunos uma consciência crítica em relação ao ambiente em que estão inseridos, de forma individual e coletiva. O presente trabalho objetivou testar quatro propostas de metodologia diferenciada, utilizadas no ensino fundamental e médio, com os alunos de EJA. A metodologia utilizada abordou dois temas principais, os seres vivos e o ecossistema. As práticas foram conduzidas na disciplina de ciências, com 25 alunos de EJA na faixa etária de 16 a 60 anos, sendo submetidos, posteriormente às atividades, à aplicação de questionário avaliativo do método utilizado. Os resultados foram baseados nas fichas de avaliação preenchidas pelos alunos e pelo comportamento apresentado pelos mesmos dado a realização dos procedimentos. Obtiveram-se resultados satisfatórios em relação ao aprendizado dos estudantes, se comparado ao uso dos métodos tradicionais de ensino. Embora tenham sido proveitosas essas práticas aplicadas na turma de EJA para o ensino de educação ambiental, ainda poderiam ser desenvolvidas, testadas e até mesmo reelaboradas diversas outras dinâmicas específicas para esta modalidade de ensino, não só na disciplina de ciências, mas abrangendo também outras áreas da educação.Lepidus2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/444710.14295/remea.v0i0.4447REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 214-2321517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4447/2798Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarniatto, IreneHoepers, Fernanda Laís LemosHoepers, Lívia Maria Lemos2020-08-14T19:57:22Zoai:periodicos.furg.br:article/4447Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:22Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental
title Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental
spellingShingle Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental
Carniatto, Irene
Educação ambiental
métodos de ensino
EJA-Educação de Jovens e Adultos.
title_short Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental
title_full Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental
title_fullStr Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental
title_full_unstemmed Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental
title_sort Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental
author Carniatto, Irene
author_facet Carniatto, Irene
Hoepers, Fernanda Laís Lemos
Hoepers, Lívia Maria Lemos
author_role author
author2 Hoepers, Fernanda Laís Lemos
Hoepers, Lívia Maria Lemos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carniatto, Irene
Hoepers, Fernanda Laís Lemos
Hoepers, Lívia Maria Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
métodos de ensino
EJA-Educação de Jovens e Adultos.
topic Educação ambiental
métodos de ensino
EJA-Educação de Jovens e Adultos.
description A educação de jovens e adultos (EJA) é focada nos alunos que não tiveram acesso, ou não se adaptaram à rede regular de ensino dentro da faixa etária apropriada. Priorizando a educação ambiental, questiona-se sobre os métodos de ensino, se os mesmos atendem aos objetivos a que se dispõem, ou seja, trazer aos alunos uma consciência crítica em relação ao ambiente em que estão inseridos, de forma individual e coletiva. O presente trabalho objetivou testar quatro propostas de metodologia diferenciada, utilizadas no ensino fundamental e médio, com os alunos de EJA. A metodologia utilizada abordou dois temas principais, os seres vivos e o ecossistema. As práticas foram conduzidas na disciplina de ciências, com 25 alunos de EJA na faixa etária de 16 a 60 anos, sendo submetidos, posteriormente às atividades, à aplicação de questionário avaliativo do método utilizado. Os resultados foram baseados nas fichas de avaliação preenchidas pelos alunos e pelo comportamento apresentado pelos mesmos dado a realização dos procedimentos. Obtiveram-se resultados satisfatórios em relação ao aprendizado dos estudantes, se comparado ao uso dos métodos tradicionais de ensino. Embora tenham sido proveitosas essas práticas aplicadas na turma de EJA para o ensino de educação ambiental, ainda poderiam ser desenvolvidas, testadas e até mesmo reelaboradas diversas outras dinâmicas específicas para esta modalidade de ensino, não só na disciplina de ciências, mas abrangendo também outras áreas da educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4447
10.14295/remea.v0i0.4447
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4447
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4447/2798
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 214-232
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784418729984