Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BAEducational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
DOI: | 10.14295/remea.v0i0.5353 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5353 |
Resumo: | Este artigo analisa os espaços físicos e as condições de acessibilidade, voltadas aos processos de inclusão para crianças com deficiência (física, auditiva, visual, mental e múltipla) em instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas de Vitória da Conquista- BA. A pesquisa é qualitativa, fundamentada teoricamente e metodologicamente na lei 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade e nas especificações NBR 9050/2004 que estabelece normas gerais para a promoção da acessibilidade a edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos. Os resultados mostraram que as três instituições, mesmo considerando-se inclusivas e sustentáveis, atendem parcialmente às adequações que tratam da acessibilidade, sendo propostas sugestões que influenciaram positivamente no acesso aos espaços e contribuíram com uma mobilidade mais autônoma, para que não continue a ser ofertada, uma inclusão excludente. |
id |
FURG-9_ad24ab0051ed0c8de265eccd54eb3cd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5353 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
spelling |
Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BAEducational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BAAcessibilidadeSustentabilidadeCrianças com DeficiênciaEste artigo analisa os espaços físicos e as condições de acessibilidade, voltadas aos processos de inclusão para crianças com deficiência (física, auditiva, visual, mental e múltipla) em instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas de Vitória da Conquista- BA. A pesquisa é qualitativa, fundamentada teoricamente e metodologicamente na lei 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade e nas especificações NBR 9050/2004 que estabelece normas gerais para a promoção da acessibilidade a edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos. Os resultados mostraram que as três instituições, mesmo considerando-se inclusivas e sustentáveis, atendem parcialmente às adequações que tratam da acessibilidade, sendo propostas sugestões que influenciaram positivamente no acesso aos espaços e contribuíram com uma mobilidade mais autônoma, para que não continue a ser ofertada, uma inclusão excludente.Lepidus2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/535310.14295/remea.v0i0.5353REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2016: Edição especial: Educação Ambiental na experiência escolar; 103-1321517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5353/4349https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5353/8035Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Nayara Alves deSilva Junior, Milton Ferreira daCosta, Sílvia Kimo2020-11-16T20:56:35Zoai:periodicos.furg.br:article/5353Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BAEducational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BA |
title |
Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BAEducational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BA |
spellingShingle |
Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BAEducational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BA Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BAEducational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BA Sousa, Nayara Alves de Acessibilidade Sustentabilidade Crianças com Deficiência Sousa, Nayara Alves de Acessibilidade Sustentabilidade Crianças com Deficiência |
title_short |
Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BAEducational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BA |
title_full |
Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BAEducational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BA |
title_fullStr |
Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BAEducational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BA Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BAEducational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BA |
title_full_unstemmed |
Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BAEducational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BA Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BAEducational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BA |
title_sort |
Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BAEducational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BA |
author |
Sousa, Nayara Alves de |
author_facet |
Sousa, Nayara Alves de Sousa, Nayara Alves de Silva Junior, Milton Ferreira da Costa, Sílvia Kimo Silva Junior, Milton Ferreira da Costa, Sílvia Kimo |
author_role |
author |
author2 |
Silva Junior, Milton Ferreira da Costa, Sílvia Kimo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Nayara Alves de Silva Junior, Milton Ferreira da Costa, Sílvia Kimo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Sustentabilidade Crianças com Deficiência |
topic |
Acessibilidade Sustentabilidade Crianças com Deficiência |
description |
Este artigo analisa os espaços físicos e as condições de acessibilidade, voltadas aos processos de inclusão para crianças com deficiência (física, auditiva, visual, mental e múltipla) em instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas de Vitória da Conquista- BA. A pesquisa é qualitativa, fundamentada teoricamente e metodologicamente na lei 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade e nas especificações NBR 9050/2004 que estabelece normas gerais para a promoção da acessibilidade a edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos. Os resultados mostraram que as três instituições, mesmo considerando-se inclusivas e sustentáveis, atendem parcialmente às adequações que tratam da acessibilidade, sendo propostas sugestões que influenciaram positivamente no acesso aos espaços e contribuíram com uma mobilidade mais autônoma, para que não continue a ser ofertada, uma inclusão excludente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5353 10.14295/remea.v0i0.5353 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5353 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.5353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5353/4349 https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5353/8035 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2016: Edição especial: Educação Ambiental na experiência escolar; 103-132 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1822182026933960704 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.5353 |