A EDUCAÇÃO AMBIENTAL À LUZ DE DISTINTAS REPRESENTAÇÕES E TERRITORIALIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Marcileia Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2967
Resumo: A educação ambiental é uma prática pedagógica desenvolvida na educação formal, ou seja, é a aplicação da dimensão ambiental no cotidiano escolar. Observamos atualmente a multiplicidade de pesquisas que buscam constituir a educação ambiental como um campo de possibilidades de construção de um novo jeito de produzir conhecimento, um novo jeito de pensar sobre a realidade. O presente estudo, nesse contexto, enfatiza as representações construídas por determinados grupos que podem contribuir para a prática da educação ambiental nas escolas públicas. O local escolhido para o desenvolvimento da pesquisa foi a Ilha do Bananal e entorno – Tocantins, especificadamente nos municípios de Pium, Cristalândia, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia. O principal objetivo do trabalho foi analisar como os sujeitos que residem na Ilha do Bananal e no seu entorno – estado do Tocantins – se relacionam com este espaço e constroem territorialidades, visando entender as representações construídas pelos colaboradores da investigação sobre a Ilha do Bananal, e de que forma este conhecimento pode contribuir para a prática da educação ambiental nas escolas públicas do entorno da Ilha.
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