A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AGROPEDAGÓGICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DEOCLIDES DE ANDRADE LIMA, VICÊNCIA – PERNAMBUCO
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3241 |
Resumo: | A agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica contida no solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar a importância da agricultura orgânica para os alunos da escola Deoclides de Andrade, localizada no Município de Vicência (PE), como também para a sociedade local envolvida no projeto. Os métodos de pesquisa utilizados foram basicamente o levantamento bibliográfico dos diversos trabalhos já realizados sobre o tema abordado, entrevista aos professores da instituição e o acompanhamento de todas as etapas de desenvolvimento do projeto de agricultura orgânica na escola. O projeto agropedagógico é um verdadeiro laboratório de aprendizagem viva, onde se oportuniza também o conhecimento científico, através de aulas teóricas e práticas vivenciadas pelos alunos com os responsáveis pelo projeto (gestores e técnicos agrícolas). Os principais vegetais cultivados no projeto são: coentro, tomate, cebolinha, couve, couve flor, brócolis, beterraba, cenoura, alface, berinjela, pepino, pimentão. Essas iniciativas fizeram com que as famílias envolvidas no projeto reproduzissem hortas em suas residências, com os mesmos processos de aprendizagem desenvolvidos no projeto agropedagógico, onde são utilizados os conhecimentos para manutenção e desenvolvimento das hortaliças, ações conjuntas benéficas para a saúde humana e ambiental. Conclui-se dizendo que a pesquisa ora apresentada não é apenas um mero projeto escolar e sim uma alternativa para solução de problemas ambientais no campo, exercitando a capacidade dos alunos de perceber, analisar e interagir com a sua própria realidade local. |
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A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AGROPEDAGÓGICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DEOCLIDES DE ANDRADE LIMA, VICÊNCIA – PERNAMBUCOAgricultura OrgânicaEscola Deoclides LimaVicência- PE.A agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica contida no solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar a importância da agricultura orgânica para os alunos da escola Deoclides de Andrade, localizada no Município de Vicência (PE), como também para a sociedade local envolvida no projeto. Os métodos de pesquisa utilizados foram basicamente o levantamento bibliográfico dos diversos trabalhos já realizados sobre o tema abordado, entrevista aos professores da instituição e o acompanhamento de todas as etapas de desenvolvimento do projeto de agricultura orgânica na escola. O projeto agropedagógico é um verdadeiro laboratório de aprendizagem viva, onde se oportuniza também o conhecimento científico, através de aulas teóricas e práticas vivenciadas pelos alunos com os responsáveis pelo projeto (gestores e técnicos agrícolas). Os principais vegetais cultivados no projeto são: coentro, tomate, cebolinha, couve, couve flor, brócolis, beterraba, cenoura, alface, berinjela, pepino, pimentão. Essas iniciativas fizeram com que as famílias envolvidas no projeto reproduzissem hortas em suas residências, com os mesmos processos de aprendizagem desenvolvidos no projeto agropedagógico, onde são utilizados os conhecimentos para manutenção e desenvolvimento das hortaliças, ações conjuntas benéficas para a saúde humana e ambiental. Conclui-se dizendo que a pesquisa ora apresentada não é apenas um mero projeto escolar e sim uma alternativa para solução de problemas ambientais no campo, exercitando a capacidade dos alunos de perceber, analisar e interagir com a sua própria realidade local.Lepidus2013-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/324110.14295/remea.v27i0.3241REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3241/1928Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Maria CristinaBarros, Luciano Cintrão2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3241Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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