A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AGROPEDAGÓGICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DEOCLIDES DE ANDRADE LIMA, VICÊNCIA – PERNAMBUCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Maria Cristina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barros, Luciano Cintrão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3241
Resumo: A agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica contida no solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar a importância da agricultura orgânica para os alunos da escola Deoclides de Andrade, localizada no Município de Vicência (PE), como também para a sociedade local envolvida no projeto. Os métodos de pesquisa utilizados foram basicamente o levantamento bibliográfico dos diversos trabalhos já realizados sobre o tema abordado, entrevista aos professores da instituição e o acompanhamento de todas as etapas de desenvolvimento do projeto de agricultura orgânica na escola. O projeto agropedagógico é um verdadeiro laboratório de aprendizagem viva, onde se oportuniza também o conhecimento científico, através de aulas teóricas e práticas vivenciadas pelos alunos com os responsáveis pelo projeto (gestores e técnicos agrícolas). Os principais vegetais cultivados no projeto são: coentro, tomate, cebolinha, couve, couve flor, brócolis, beterraba, cenoura, alface, berinjela, pepino, pimentão. Essas iniciativas fizeram com que as famílias envolvidas no projeto reproduzissem hortas em suas residências, com os mesmos processos de aprendizagem desenvolvidos no projeto agropedagógico, onde são utilizados os conhecimentos para manutenção e desenvolvimento das hortaliças, ações conjuntas benéficas para a saúde humana e ambiental. Conclui-se dizendo que a pesquisa ora apresentada não é apenas um mero projeto escolar e sim uma alternativa para solução de problemas ambientais no campo, exercitando a capacidade dos alunos de perceber, analisar e interagir com a sua própria realidade local.
id FURG-9_b1d62490b409e231f33780fe51b50ebd
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3241
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AGROPEDAGÓGICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DEOCLIDES DE ANDRADE LIMA, VICÊNCIA – PERNAMBUCOAgricultura OrgânicaEscola Deoclides LimaVicência- PE.A agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica contida no solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar a importância da agricultura orgânica para os alunos da escola Deoclides de Andrade, localizada no Município de Vicência (PE), como também para a sociedade local envolvida no projeto. Os métodos de pesquisa utilizados foram basicamente o levantamento bibliográfico dos diversos trabalhos já realizados sobre o tema abordado, entrevista aos professores da instituição e o acompanhamento de todas as etapas de desenvolvimento do projeto de agricultura orgânica na escola. O projeto agropedagógico é um verdadeiro laboratório de aprendizagem viva, onde se oportuniza também o conhecimento científico, através de aulas teóricas e práticas vivenciadas pelos alunos com os responsáveis pelo projeto (gestores e técnicos agrícolas). Os principais vegetais cultivados no projeto são: coentro, tomate, cebolinha, couve, couve flor, brócolis, beterraba, cenoura, alface, berinjela, pepino, pimentão. Essas iniciativas fizeram com que as famílias envolvidas no projeto reproduzissem hortas em suas residências, com os mesmos processos de aprendizagem desenvolvidos no projeto agropedagógico, onde são utilizados os conhecimentos para manutenção e desenvolvimento das hortaliças, ações conjuntas benéficas para a saúde humana e ambiental. Conclui-se dizendo que a pesquisa ora apresentada não é apenas um mero projeto escolar e sim uma alternativa para solução de problemas ambientais no campo, exercitando a capacidade dos alunos de perceber, analisar e interagir com a sua própria realidade local.Lepidus2013-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/324110.14295/remea.v27i0.3241REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3241/1928Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Maria CristinaBarros, Luciano Cintrão2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3241Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AGROPEDAGÓGICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DEOCLIDES DE ANDRADE LIMA, VICÊNCIA – PERNAMBUCO
title A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AGROPEDAGÓGICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DEOCLIDES DE ANDRADE LIMA, VICÊNCIA – PERNAMBUCO
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AGROPEDAGÓGICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DEOCLIDES DE ANDRADE LIMA, VICÊNCIA – PERNAMBUCO
Medeiros, Maria Cristina
Agricultura Orgânica
Escola Deoclides Lima
Vicência- PE.
title_short A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AGROPEDAGÓGICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DEOCLIDES DE ANDRADE LIMA, VICÊNCIA – PERNAMBUCO
title_full A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AGROPEDAGÓGICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DEOCLIDES DE ANDRADE LIMA, VICÊNCIA – PERNAMBUCO
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AGROPEDAGÓGICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DEOCLIDES DE ANDRADE LIMA, VICÊNCIA – PERNAMBUCO
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AGROPEDAGÓGICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DEOCLIDES DE ANDRADE LIMA, VICÊNCIA – PERNAMBUCO
title_sort A IMPORTÂNCIA DO PROJETO AGROPEDAGÓGICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DEOCLIDES DE ANDRADE LIMA, VICÊNCIA – PERNAMBUCO
author Medeiros, Maria Cristina
author_facet Medeiros, Maria Cristina
Barros, Luciano Cintrão
author_role author
author2 Barros, Luciano Cintrão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Maria Cristina
Barros, Luciano Cintrão
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura Orgânica
Escola Deoclides Lima
Vicência- PE.
topic Agricultura Orgânica
Escola Deoclides Lima
Vicência- PE.
description A agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica contida no solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar a importância da agricultura orgânica para os alunos da escola Deoclides de Andrade, localizada no Município de Vicência (PE), como também para a sociedade local envolvida no projeto. Os métodos de pesquisa utilizados foram basicamente o levantamento bibliográfico dos diversos trabalhos já realizados sobre o tema abordado, entrevista aos professores da instituição e o acompanhamento de todas as etapas de desenvolvimento do projeto de agricultura orgânica na escola. O projeto agropedagógico é um verdadeiro laboratório de aprendizagem viva, onde se oportuniza também o conhecimento científico, através de aulas teóricas e práticas vivenciadas pelos alunos com os responsáveis pelo projeto (gestores e técnicos agrícolas). Os principais vegetais cultivados no projeto são: coentro, tomate, cebolinha, couve, couve flor, brócolis, beterraba, cenoura, alface, berinjela, pepino, pimentão. Essas iniciativas fizeram com que as famílias envolvidas no projeto reproduzissem hortas em suas residências, com os mesmos processos de aprendizagem desenvolvidos no projeto agropedagógico, onde são utilizados os conhecimentos para manutenção e desenvolvimento das hortaliças, ações conjuntas benéficas para a saúde humana e ambiental. Conclui-se dizendo que a pesquisa ora apresentada não é apenas um mero projeto escolar e sim uma alternativa para solução de problemas ambientais no campo, exercitando a capacidade dos alunos de perceber, analisar e interagir com a sua própria realidade local.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3241
10.14295/remea.v27i0.3241
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3241
identifier_str_mv 10.14295/remea.v27i0.3241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3241/1928
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782906683392