Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Danieli de Mello
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Muller, Eliara Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8762
Resumo: As Unidades de Conservação (UCs) possuem importância ecológica e potencial para observação de aves, o que pode ser utilizado como ferramenta didática no desenvolvimento de atividades educativas para as escolas. As UCs atuam na conservação dos recursos naturais, e como locais de aprendizagem e sensibilização da comunidade acerca da problemática ambiental. Visando entender se UCs influenciam na percepção dos estudantes da educação básica em relação às aves, investigou-se quatro escolas próximas de UC e três escolas distantes. Aplicamos um questionário para 90 estudantes do 8° ano do ensino fundamental (40 moram distantes e 50 próximos de UCs). As UCs exercem influência em relação ao conhecimento de aves, estudantes que moram próximos de UCs, quando comparados, com estudantes que moram distantes das mesmas apresentam maior conhecimento da diversidade e ecologia das aves. Conservation Units (UCs) are important for bird watching, which can be used as a didactic tool without the development of educational activities for schools. How UCs act in the preservation and conservation of natural resources, and as places of learning and awareness of the community on environmental issues. In order to understand that UCs influence the perception of the students of the basic education in question, investigate four schools near the UC and three distant schools. We applied a questionnaire to 90 8th middle school students, students, 40 living far from UCs and 50 near UCs. The present study points out how the UCs exert influence in relation to bird knowledge, since students who live near UCs when compared to students living far away are their greater knowledge of the diversity of birds and their ecology. Las Unidades de Conservación (UCs) tienen importancia ecológica y potencial para observación de aves, lo que puede ser utilizado como herramienta didáctica en el desarrollo de actividades educativas para las escuelas. Las UCs actúan en la conservación de los recursos naturales, y como lugares de aprendizaje y sensibilización de la comunidad acerca de la problemática ambiental. Con el fin de entender si las UCs influencian en la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves, se investigó cuatro escuelas cercanas a UC y tres escuelas distantes. Aplicamos un cuestionario para 90 estudiantes del 8º año de la enseñanza fundamental (40 viven distantes y 50 próximos de UCs). Las UCs ejercen influencia en relación al conocimiento de aves, estudiantes que viven cerca de UCs, cuando comparados, con estudiantes que viven distantes de las mismas presentan mayor conocimiento de la diversidad y ecología de las aves.
id FURG-9_b26c43f719548a159fae2e0213f7e498
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8762
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las avesÁreas protegidasPercepção ambientalAvifauna.As Unidades de Conservação (UCs) possuem importância ecológica e potencial para observação de aves, o que pode ser utilizado como ferramenta didática no desenvolvimento de atividades educativas para as escolas. As UCs atuam na conservação dos recursos naturais, e como locais de aprendizagem e sensibilização da comunidade acerca da problemática ambiental. Visando entender se UCs influenciam na percepção dos estudantes da educação básica em relação às aves, investigou-se quatro escolas próximas de UC e três escolas distantes. Aplicamos um questionário para 90 estudantes do 8° ano do ensino fundamental (40 moram distantes e 50 próximos de UCs). As UCs exercem influência em relação ao conhecimento de aves, estudantes que moram próximos de UCs, quando comparados, com estudantes que moram distantes das mesmas apresentam maior conhecimento da diversidade e ecologia das aves. Conservation Units (UCs) are important for bird watching, which can be used as a didactic tool without the development of educational activities for schools. How UCs act in the preservation and conservation of natural resources, and as places of learning and awareness of the community on environmental issues. In order to understand that UCs influence the perception of the students of the basic education in question, investigate four schools near the UC and three distant schools. We applied a questionnaire to 90 8th middle school students, students, 40 living far from UCs and 50 near UCs. The present study points out how the UCs exert influence in relation to bird knowledge, since students who live near UCs when compared to students living far away are their greater knowledge of the diversity of birds and their ecology. Las Unidades de Conservación (UCs) tienen importancia ecológica y potencial para observación de aves, lo que puede ser utilizado como herramienta didáctica en el desarrollo de actividades educativas para las escuelas. Las UCs actúan en la conservación de los recursos naturales, y como lugares de aprendizaje y sensibilización de la comunidad acerca de la problemática ambiental. Con el fin de entender si las UCs influencian en la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves, se investigó cuatro escuelas cercanas a UC y tres escuelas distantes. Aplicamos un cuestionario para 90 estudiantes del 8º año de la enseñanza fundamental (40 viven distantes y 50 próximos de UCs). Las UCs ejercen influencia en relación al conocimiento de aves, estudiantes que viven cerca de UCs, cuando comparados, con estudiantes que viven distantes de las mismas presentan mayor conocimiento de la diversidad y ecología de las aves.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/876210.14295/remea.v36i1.8762REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 305-3231517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8762/5823Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Danieli de MelloMuller, Eliara Solange2019-05-03T03:28:52Zoai:periodicos.furg.br:article/8762Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-03T03:28:52Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves
title Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves
spellingShingle Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves
Pereira, Danieli de Mello
Áreas protegidas
Percepção ambiental
Avifauna.
title_short Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves
title_full Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves
title_fullStr Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves
title_full_unstemmed Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves
title_sort Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves
author Pereira, Danieli de Mello
author_facet Pereira, Danieli de Mello
Muller, Eliara Solange
author_role author
author2 Muller, Eliara Solange
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Danieli de Mello
Muller, Eliara Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Áreas protegidas
Percepção ambiental
Avifauna.
topic Áreas protegidas
Percepção ambiental
Avifauna.
description As Unidades de Conservação (UCs) possuem importância ecológica e potencial para observação de aves, o que pode ser utilizado como ferramenta didática no desenvolvimento de atividades educativas para as escolas. As UCs atuam na conservação dos recursos naturais, e como locais de aprendizagem e sensibilização da comunidade acerca da problemática ambiental. Visando entender se UCs influenciam na percepção dos estudantes da educação básica em relação às aves, investigou-se quatro escolas próximas de UC e três escolas distantes. Aplicamos um questionário para 90 estudantes do 8° ano do ensino fundamental (40 moram distantes e 50 próximos de UCs). As UCs exercem influência em relação ao conhecimento de aves, estudantes que moram próximos de UCs, quando comparados, com estudantes que moram distantes das mesmas apresentam maior conhecimento da diversidade e ecologia das aves. Conservation Units (UCs) are important for bird watching, which can be used as a didactic tool without the development of educational activities for schools. How UCs act in the preservation and conservation of natural resources, and as places of learning and awareness of the community on environmental issues. In order to understand that UCs influence the perception of the students of the basic education in question, investigate four schools near the UC and three distant schools. We applied a questionnaire to 90 8th middle school students, students, 40 living far from UCs and 50 near UCs. The present study points out how the UCs exert influence in relation to bird knowledge, since students who live near UCs when compared to students living far away are their greater knowledge of the diversity of birds and their ecology. Las Unidades de Conservación (UCs) tienen importancia ecológica y potencial para observación de aves, lo que puede ser utilizado como herramienta didáctica en el desarrollo de actividades educativas para las escuelas. Las UCs actúan en la conservación de los recursos naturales, y como lugares de aprendizaje y sensibilización de la comunidad acerca de la problemática ambiental. Con el fin de entender si las UCs influencian en la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves, se investigó cuatro escuelas cercanas a UC y tres escuelas distantes. Aplicamos un cuestionario para 90 estudiantes del 8º año de la enseñanza fundamental (40 viven distantes y 50 próximos de UCs). Las UCs ejercen influencia en relación al conocimiento de aves, estudiantes que viven cerca de UCs, cuando comparados, con estudiantes que viven distantes de las mismas presentan mayor conocimiento de la diversidad y ecología de las aves.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8762
10.14295/remea.v36i1.8762
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8762
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i1.8762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8762/5823
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 305-323
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786716160000