Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8762 |
Resumo: | As Unidades de Conservação (UCs) possuem importância ecológica e potencial para observação de aves, o que pode ser utilizado como ferramenta didática no desenvolvimento de atividades educativas para as escolas. As UCs atuam na conservação dos recursos naturais, e como locais de aprendizagem e sensibilização da comunidade acerca da problemática ambiental. Visando entender se UCs influenciam na percepção dos estudantes da educação básica em relação às aves, investigou-se quatro escolas próximas de UC e três escolas distantes. Aplicamos um questionário para 90 estudantes do 8° ano do ensino fundamental (40 moram distantes e 50 próximos de UCs). As UCs exercem influência em relação ao conhecimento de aves, estudantes que moram próximos de UCs, quando comparados, com estudantes que moram distantes das mesmas apresentam maior conhecimento da diversidade e ecologia das aves. Conservation Units (UCs) are important for bird watching, which can be used as a didactic tool without the development of educational activities for schools. How UCs act in the preservation and conservation of natural resources, and as places of learning and awareness of the community on environmental issues. In order to understand that UCs influence the perception of the students of the basic education in question, investigate four schools near the UC and three distant schools. We applied a questionnaire to 90 8th middle school students, students, 40 living far from UCs and 50 near UCs. The present study points out how the UCs exert influence in relation to bird knowledge, since students who live near UCs when compared to students living far away are their greater knowledge of the diversity of birds and their ecology. Las Unidades de Conservación (UCs) tienen importancia ecológica y potencial para observación de aves, lo que puede ser utilizado como herramienta didáctica en el desarrollo de actividades educativas para las escuelas. Las UCs actúan en la conservación de los recursos naturales, y como lugares de aprendizaje y sensibilización de la comunidad acerca de la problemática ambiental. Con el fin de entender si las UCs influencian en la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves, se investigó cuatro escuelas cercanas a UC y tres escuelas distantes. Aplicamos un cuestionario para 90 estudiantes del 8º año de la enseñanza fundamental (40 viven distantes y 50 próximos de UCs). Las UCs ejercen influencia en relación al conocimiento de aves, estudiantes que viven cerca de UCs, cuando comparados, con estudiantes que viven distantes de las mismas presentan mayor conocimiento de la diversidad y ecología de las aves. |
id |
FURG-9_b26c43f719548a159fae2e0213f7e498 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8762 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las avesÁreas protegidasPercepção ambientalAvifauna.As Unidades de Conservação (UCs) possuem importância ecológica e potencial para observação de aves, o que pode ser utilizado como ferramenta didática no desenvolvimento de atividades educativas para as escolas. As UCs atuam na conservação dos recursos naturais, e como locais de aprendizagem e sensibilização da comunidade acerca da problemática ambiental. Visando entender se UCs influenciam na percepção dos estudantes da educação básica em relação às aves, investigou-se quatro escolas próximas de UC e três escolas distantes. Aplicamos um questionário para 90 estudantes do 8° ano do ensino fundamental (40 moram distantes e 50 próximos de UCs). As UCs exercem influência em relação ao conhecimento de aves, estudantes que moram próximos de UCs, quando comparados, com estudantes que moram distantes das mesmas apresentam maior conhecimento da diversidade e ecologia das aves. Conservation Units (UCs) are important for bird watching, which can be used as a didactic tool without the development of educational activities for schools. How UCs act in the preservation and conservation of natural resources, and as places of learning and awareness of the community on environmental issues. In order to understand that UCs influence the perception of the students of the basic education in question, investigate four schools near the UC and three distant schools. We applied a questionnaire to 90 8th middle school students, students, 40 living far from UCs and 50 near UCs. The present study points out how the UCs exert influence in relation to bird knowledge, since students who live near UCs when compared to students living far away are their greater knowledge of the diversity of birds and their ecology. Las Unidades de Conservación (UCs) tienen importancia ecológica y potencial para observación de aves, lo que puede ser utilizado como herramienta didáctica en el desarrollo de actividades educativas para las escuelas. Las UCs actúan en la conservación de los recursos naturales, y como lugares de aprendizaje y sensibilización de la comunidad acerca de la problemática ambiental. Con el fin de entender si las UCs influencian en la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves, se investigó cuatro escuelas cercanas a UC y tres escuelas distantes. Aplicamos un cuestionario para 90 estudiantes del 8º año de la enseñanza fundamental (40 viven distantes y 50 próximos de UCs). Las UCs ejercen influencia en relación al conocimiento de aves, estudiantes que viven cerca de UCs, cuando comparados, con estudiantes que viven distantes de las mismas presentan mayor conocimiento de la diversidad y ecología de las aves.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/876210.14295/remea.v36i1.8762REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 305-3231517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8762/5823Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Danieli de MelloMuller, Eliara Solange2019-05-03T03:28:52Zoai:periodicos.furg.br:article/8762Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-03T03:28:52Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves |
title |
Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves |
spellingShingle |
Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves Pereira, Danieli de Mello Áreas protegidas Percepção ambiental Avifauna. |
title_short |
Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves |
title_full |
Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves |
title_fullStr |
Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves |
title_full_unstemmed |
Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves |
title_sort |
Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às avesInfluence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birdsInfluencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves |
author |
Pereira, Danieli de Mello |
author_facet |
Pereira, Danieli de Mello Muller, Eliara Solange |
author_role |
author |
author2 |
Muller, Eliara Solange |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Danieli de Mello Muller, Eliara Solange |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Áreas protegidas Percepção ambiental Avifauna. |
topic |
Áreas protegidas Percepção ambiental Avifauna. |
description |
As Unidades de Conservação (UCs) possuem importância ecológica e potencial para observação de aves, o que pode ser utilizado como ferramenta didática no desenvolvimento de atividades educativas para as escolas. As UCs atuam na conservação dos recursos naturais, e como locais de aprendizagem e sensibilização da comunidade acerca da problemática ambiental. Visando entender se UCs influenciam na percepção dos estudantes da educação básica em relação às aves, investigou-se quatro escolas próximas de UC e três escolas distantes. Aplicamos um questionário para 90 estudantes do 8° ano do ensino fundamental (40 moram distantes e 50 próximos de UCs). As UCs exercem influência em relação ao conhecimento de aves, estudantes que moram próximos de UCs, quando comparados, com estudantes que moram distantes das mesmas apresentam maior conhecimento da diversidade e ecologia das aves. Conservation Units (UCs) are important for bird watching, which can be used as a didactic tool without the development of educational activities for schools. How UCs act in the preservation and conservation of natural resources, and as places of learning and awareness of the community on environmental issues. In order to understand that UCs influence the perception of the students of the basic education in question, investigate four schools near the UC and three distant schools. We applied a questionnaire to 90 8th middle school students, students, 40 living far from UCs and 50 near UCs. The present study points out how the UCs exert influence in relation to bird knowledge, since students who live near UCs when compared to students living far away are their greater knowledge of the diversity of birds and their ecology. Las Unidades de Conservación (UCs) tienen importancia ecológica y potencial para observación de aves, lo que puede ser utilizado como herramienta didáctica en el desarrollo de actividades educativas para las escuelas. Las UCs actúan en la conservación de los recursos naturales, y como lugares de aprendizaje y sensibilización de la comunidad acerca de la problemática ambiental. Con el fin de entender si las UCs influencian en la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves, se investigó cuatro escuelas cercanas a UC y tres escuelas distantes. Aplicamos un cuestionario para 90 estudiantes del 8º año de la enseñanza fundamental (40 viven distantes y 50 próximos de UCs). Las UCs ejercen influencia en relación al conocimiento de aves, estudiantes que viven cerca de UCs, cuando comparados, con estudiantes que viven distantes de las mismas presentan mayor conocimiento de la diversidad y ecología de las aves. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8762 10.14295/remea.v36i1.8762 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8762 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i1.8762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8762/5823 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 305-323 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786716160000 |