O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3893 |
Resumo: | Devido à incessante busca dos professores por métodos que despertem o interesse dos alunos é necessário desenvolver técnicas e estratégias educativas que façam com que o aluno participe e interaja na construção do conhecimento. O desenvolvimento de projetos educacionais permite o encontro de novos horizontes que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo utilizou o Zoológico da UFMT como ferramenta para o ensino da área de Ciências Naturais, como fator integrador dos diferentes conteúdos do Ensino Fundamental ao meio ambiente, através de interações construtivas. Foi utilizada a técnica de pesquisa participativa além de observações com instrumentos próprios da relação dos grupos que visitam o Zoológico. Através de um projeto educacional foi possível transformar o Zoológico em uma ferramenta pedagógica eficaz e inovadora, além de tornar a aprendizagem mais produtiva e agradável, já que traz o conteúdo para a realidade do aluno, permitindo ainda que ocorra a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. O projeto atenta para a necessidade das disciplinas estarem voltadas à realidade do aluno, mas não descarta a importância dos conteúdos para uma percepção do Brasil como um todo. Com a ajuda dos Temas Transversais é possível contar com um ensino diferenciado e muito mais produtivo, pois os mesmos correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas a vida cotidiana. |
id |
FURG-9_b315d37f0ee048a06741973f13671e04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3893 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADEZoológico da UFMTFerramenta PedagógicaProjeto Educacional.Devido à incessante busca dos professores por métodos que despertem o interesse dos alunos é necessário desenvolver técnicas e estratégias educativas que façam com que o aluno participe e interaja na construção do conhecimento. O desenvolvimento de projetos educacionais permite o encontro de novos horizontes que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo utilizou o Zoológico da UFMT como ferramenta para o ensino da área de Ciências Naturais, como fator integrador dos diferentes conteúdos do Ensino Fundamental ao meio ambiente, através de interações construtivas. Foi utilizada a técnica de pesquisa participativa além de observações com instrumentos próprios da relação dos grupos que visitam o Zoológico. Através de um projeto educacional foi possível transformar o Zoológico em uma ferramenta pedagógica eficaz e inovadora, além de tornar a aprendizagem mais produtiva e agradável, já que traz o conteúdo para a realidade do aluno, permitindo ainda que ocorra a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. O projeto atenta para a necessidade das disciplinas estarem voltadas à realidade do aluno, mas não descarta a importância dos conteúdos para uma percepção do Brasil como um todo. Com a ajuda dos Temas Transversais é possível contar com um ensino diferenciado e muito mais produtivo, pois os mesmos correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas a vida cotidiana.Lepidus2013-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/389310.14295/remea.v24i0.3893REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3893/2323Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessScrenci-Ribeiro, RafaelaCastro, Edward Bertholine de2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3893Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE |
title |
O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE |
spellingShingle |
O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE Screnci-Ribeiro, Rafaela Zoológico da UFMT Ferramenta Pedagógica Projeto Educacional. |
title_short |
O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE |
title_full |
O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE |
title_fullStr |
O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE |
title_full_unstemmed |
O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE |
title_sort |
O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE |
author |
Screnci-Ribeiro, Rafaela |
author_facet |
Screnci-Ribeiro, Rafaela Castro, Edward Bertholine de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Edward Bertholine de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Screnci-Ribeiro, Rafaela Castro, Edward Bertholine de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Zoológico da UFMT Ferramenta Pedagógica Projeto Educacional. |
topic |
Zoológico da UFMT Ferramenta Pedagógica Projeto Educacional. |
description |
Devido à incessante busca dos professores por métodos que despertem o interesse dos alunos é necessário desenvolver técnicas e estratégias educativas que façam com que o aluno participe e interaja na construção do conhecimento. O desenvolvimento de projetos educacionais permite o encontro de novos horizontes que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo utilizou o Zoológico da UFMT como ferramenta para o ensino da área de Ciências Naturais, como fator integrador dos diferentes conteúdos do Ensino Fundamental ao meio ambiente, através de interações construtivas. Foi utilizada a técnica de pesquisa participativa além de observações com instrumentos próprios da relação dos grupos que visitam o Zoológico. Através de um projeto educacional foi possível transformar o Zoológico em uma ferramenta pedagógica eficaz e inovadora, além de tornar a aprendizagem mais produtiva e agradável, já que traz o conteúdo para a realidade do aluno, permitindo ainda que ocorra a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. O projeto atenta para a necessidade das disciplinas estarem voltadas à realidade do aluno, mas não descarta a importância dos conteúdos para uma percepção do Brasil como um todo. Com a ajuda dos Temas Transversais é possível contar com um ensino diferenciado e muito mais produtivo, pois os mesmos correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas a vida cotidiana. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3893 10.14295/remea.v24i0.3893 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3893 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v24i0.3893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3893/2323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783942676480 |