O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Screnci-Ribeiro, Rafaela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Castro, Edward Bertholine de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3893
Resumo: Devido à incessante busca dos professores por métodos que despertem o interesse dos alunos é necessário desenvolver técnicas e estratégias educativas que façam com que o aluno participe e interaja na construção do conhecimento. O desenvolvimento de projetos educacionais permite o encontro de novos horizontes que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo utilizou o Zoológico da UFMT como ferramenta para o ensino da área de Ciências Naturais, como fator integrador dos diferentes conteúdos do Ensino Fundamental ao meio ambiente, através de interações construtivas. Foi utilizada a técnica de pesquisa participativa além de observações com instrumentos próprios da relação dos grupos que visitam o Zoológico. Através de um projeto educacional foi possível transformar o Zoológico em uma ferramenta pedagógica eficaz e inovadora, além de tornar a aprendizagem mais produtiva e agradável, já que traz o conteúdo para a realidade do aluno, permitindo ainda que ocorra a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. O projeto atenta para a necessidade das disciplinas estarem voltadas à realidade do aluno, mas não descarta a importância dos conteúdos para uma percepção do Brasil como um todo. Com a ajuda dos Temas Transversais é possível contar com um ensino diferenciado e muito mais produtivo, pois os mesmos correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas a vida cotidiana.
id FURG-9_b315d37f0ee048a06741973f13671e04
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3893
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADEZoológico da UFMTFerramenta PedagógicaProjeto Educacional.Devido à incessante busca dos professores por métodos que despertem o interesse dos alunos é necessário desenvolver técnicas e estratégias educativas que façam com que o aluno participe e interaja na construção do conhecimento. O desenvolvimento de projetos educacionais permite o encontro de novos horizontes que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo utilizou o Zoológico da UFMT como ferramenta para o ensino da área de Ciências Naturais, como fator integrador dos diferentes conteúdos do Ensino Fundamental ao meio ambiente, através de interações construtivas. Foi utilizada a técnica de pesquisa participativa além de observações com instrumentos próprios da relação dos grupos que visitam o Zoológico. Através de um projeto educacional foi possível transformar o Zoológico em uma ferramenta pedagógica eficaz e inovadora, além de tornar a aprendizagem mais produtiva e agradável, já que traz o conteúdo para a realidade do aluno, permitindo ainda que ocorra a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. O projeto atenta para a necessidade das disciplinas estarem voltadas à realidade do aluno, mas não descarta a importância dos conteúdos para uma percepção do Brasil como um todo. Com a ajuda dos Temas Transversais é possível contar com um ensino diferenciado e muito mais produtivo, pois os mesmos correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas a vida cotidiana.Lepidus2013-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/389310.14295/remea.v24i0.3893REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3893/2323Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessScrenci-Ribeiro, RafaelaCastro, Edward Bertholine de2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3893Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE
title O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE
spellingShingle O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE
Screnci-Ribeiro, Rafaela
Zoológico da UFMT
Ferramenta Pedagógica
Projeto Educacional.
title_short O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE
title_full O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE
title_fullStr O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE
title_full_unstemmed O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE
title_sort O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE
author Screnci-Ribeiro, Rafaela
author_facet Screnci-Ribeiro, Rafaela
Castro, Edward Bertholine de
author_role author
author2 Castro, Edward Bertholine de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Screnci-Ribeiro, Rafaela
Castro, Edward Bertholine de
dc.subject.por.fl_str_mv Zoológico da UFMT
Ferramenta Pedagógica
Projeto Educacional.
topic Zoológico da UFMT
Ferramenta Pedagógica
Projeto Educacional.
description Devido à incessante busca dos professores por métodos que despertem o interesse dos alunos é necessário desenvolver técnicas e estratégias educativas que façam com que o aluno participe e interaja na construção do conhecimento. O desenvolvimento de projetos educacionais permite o encontro de novos horizontes que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo utilizou o Zoológico da UFMT como ferramenta para o ensino da área de Ciências Naturais, como fator integrador dos diferentes conteúdos do Ensino Fundamental ao meio ambiente, através de interações construtivas. Foi utilizada a técnica de pesquisa participativa além de observações com instrumentos próprios da relação dos grupos que visitam o Zoológico. Através de um projeto educacional foi possível transformar o Zoológico em uma ferramenta pedagógica eficaz e inovadora, além de tornar a aprendizagem mais produtiva e agradável, já que traz o conteúdo para a realidade do aluno, permitindo ainda que ocorra a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. O projeto atenta para a necessidade das disciplinas estarem voltadas à realidade do aluno, mas não descarta a importância dos conteúdos para uma percepção do Brasil como um todo. Com a ajuda dos Temas Transversais é possível contar com um ensino diferenciado e muito mais produtivo, pois os mesmos correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas a vida cotidiana.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3893
10.14295/remea.v24i0.3893
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3893
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.3893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3893/2323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783942676480