Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8932 |
Resumo: | El ejercicio de comprender la naturaleza de los mundos posibles en el contexto pedagógico infantil implica ante todo transitar por la imaginación, de tal manera que la escuela en su diversidad y complejidad, pueda ofrecer campos de reflexión sobre la construcción de espacios alternativos, procesos de conocimiento propio, vivencia y afloramiento de la experiencia infantil y edificación real de ambientes propicios; en este sentido, el presente ejercicio debe acoger a los diferentes sujetos que por la escuela transitan; entre ellos(as), aquellos que por distintas circunstancias sufren de vulneraciones y por tanto la escuela deba comprender su situación y posibilidades de desarrollo humano. En este contexto, el presente artículo sintetiza los resultados de la investigación titulada “El Kalkan de las infancias”, la cual explora los anhelos de vida desde la experiencia de niños y niñas, de la institución Promundo Activo, ubicada en Soacha, Cundinamarca. O exercício de compreensão da natureza dos mundos possíveis no contexto pedagógico infantil implica fazer o transito pela imaginação, de forma que a escola na sua diversidade e complexidade possa oferecer espaços de reflexão para a construção de espaços alternativos, processo de conhecimento próprio, vivencia e afloramento da experiência infantil e edificação real de ambientes propícios, neste sentido, o presente exercício deve acolher os diferentes sujeitos que fazem transito pela escola; entre eles (elas), aqueles que por distintas circunstâncias sofrem vulnerações e por tanto a escola deve compreender a sua situação e possibilidades de desenvolvimento humano. Neste contexto, o presente artigo sintetiza os resultados da pesquisa titulada “O kalkan das infâncias”, na qual se exploram os anelos de vida desde a experiência de meninos e meninas da instituição Promundo Activo, localizada em Soacha-Cundinamarca (Colômbia). The act of understanding the nature of possible worlds in the context of childhood education requires, above all else, to use one’s imagination, in such a way that a school, with its diversity and complexity, might inspire one to think about the construction of alternative spaces, knowledge acquisition processes, cultivation of childhood experiences and the fostering of favorable environments. In this regard, the present exercise must consider the various subjects who move through the school. Among them, those who, for a number of reasons suffer from vulnerability, therefore the school needs to understand their condition and the possibilities for their human development. In this context, the present article summarizes the results of the research “El Kalkan de las infancias”, from the Promundo Activo Institute in Soacha (Cundinamarca), which explores the lives and yearnings of several boys and girls. |
id |
FURG-9_b323a7e7e4c2d13091b162c31cdeae1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8932 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and KalkanKalkanexperienciainfanciasdiversidad.El ejercicio de comprender la naturaleza de los mundos posibles en el contexto pedagógico infantil implica ante todo transitar por la imaginación, de tal manera que la escuela en su diversidad y complejidad, pueda ofrecer campos de reflexión sobre la construcción de espacios alternativos, procesos de conocimiento propio, vivencia y afloramiento de la experiencia infantil y edificación real de ambientes propicios; en este sentido, el presente ejercicio debe acoger a los diferentes sujetos que por la escuela transitan; entre ellos(as), aquellos que por distintas circunstancias sufren de vulneraciones y por tanto la escuela deba comprender su situación y posibilidades de desarrollo humano. En este contexto, el presente artículo sintetiza los resultados de la investigación titulada “El Kalkan de las infancias”, la cual explora los anhelos de vida desde la experiencia de niños y niñas, de la institución Promundo Activo, ubicada en Soacha, Cundinamarca. O exercício de compreensão da natureza dos mundos possíveis no contexto pedagógico infantil implica fazer o transito pela imaginação, de forma que a escola na sua diversidade e complexidade possa oferecer espaços de reflexão para a construção de espaços alternativos, processo de conhecimento próprio, vivencia e afloramento da experiência infantil e edificação real de ambientes propícios, neste sentido, o presente exercício deve acolher os diferentes sujeitos que fazem transito pela escola; entre eles (elas), aqueles que por distintas circunstâncias sofrem vulnerações e por tanto a escola deve compreender a sua situação e possibilidades de desenvolvimento humano. Neste contexto, o presente artigo sintetiza os resultados da pesquisa titulada “O kalkan das infâncias”, na qual se exploram os anelos de vida desde a experiência de meninos e meninas da instituição Promundo Activo, localizada em Soacha-Cundinamarca (Colômbia). The act of understanding the nature of possible worlds in the context of childhood education requires, above all else, to use one’s imagination, in such a way that a school, with its diversity and complexity, might inspire one to think about the construction of alternative spaces, knowledge acquisition processes, cultivation of childhood experiences and the fostering of favorable environments. In this regard, the present exercise must consider the various subjects who move through the school. Among them, those who, for a number of reasons suffer from vulnerability, therefore the school needs to understand their condition and the possibilities for their human development. In this context, the present article summarizes the results of the research “El Kalkan de las infancias”, from the Promundo Activo Institute in Soacha (Cundinamarca), which explores the lives and yearnings of several boys and girls.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/893210.14295/remea.v36i1.8932REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 24-421517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8932/5760Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodríguez, Diana Katherine MendivelsoLópez, Carlos Fernando Sossa2019-05-01T22:39:37Zoai:periodicos.furg.br:article/8932Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-01T22:39:37Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan |
title |
Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan |
spellingShingle |
Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan Rodríguez, Diana Katherine Mendivelso Kalkan experiencia infancias diversidad. |
title_short |
Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan |
title_full |
Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan |
title_fullStr |
Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan |
title_full_unstemmed |
Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan |
title_sort |
Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan |
author |
Rodríguez, Diana Katherine Mendivelso |
author_facet |
Rodríguez, Diana Katherine Mendivelso López, Carlos Fernando Sossa |
author_role |
author |
author2 |
López, Carlos Fernando Sossa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodríguez, Diana Katherine Mendivelso López, Carlos Fernando Sossa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kalkan experiencia infancias diversidad. |
topic |
Kalkan experiencia infancias diversidad. |
description |
El ejercicio de comprender la naturaleza de los mundos posibles en el contexto pedagógico infantil implica ante todo transitar por la imaginación, de tal manera que la escuela en su diversidad y complejidad, pueda ofrecer campos de reflexión sobre la construcción de espacios alternativos, procesos de conocimiento propio, vivencia y afloramiento de la experiencia infantil y edificación real de ambientes propicios; en este sentido, el presente ejercicio debe acoger a los diferentes sujetos que por la escuela transitan; entre ellos(as), aquellos que por distintas circunstancias sufren de vulneraciones y por tanto la escuela deba comprender su situación y posibilidades de desarrollo humano. En este contexto, el presente artículo sintetiza los resultados de la investigación titulada “El Kalkan de las infancias”, la cual explora los anhelos de vida desde la experiencia de niños y niñas, de la institución Promundo Activo, ubicada en Soacha, Cundinamarca. O exercício de compreensão da natureza dos mundos possíveis no contexto pedagógico infantil implica fazer o transito pela imaginação, de forma que a escola na sua diversidade e complexidade possa oferecer espaços de reflexão para a construção de espaços alternativos, processo de conhecimento próprio, vivencia e afloramento da experiência infantil e edificação real de ambientes propícios, neste sentido, o presente exercício deve acolher os diferentes sujeitos que fazem transito pela escola; entre eles (elas), aqueles que por distintas circunstâncias sofrem vulnerações e por tanto a escola deve compreender a sua situação e possibilidades de desenvolvimento humano. Neste contexto, o presente artigo sintetiza os resultados da pesquisa titulada “O kalkan das infâncias”, na qual se exploram os anelos de vida desde a experiência de meninos e meninas da instituição Promundo Activo, localizada em Soacha-Cundinamarca (Colômbia). The act of understanding the nature of possible worlds in the context of childhood education requires, above all else, to use one’s imagination, in such a way that a school, with its diversity and complexity, might inspire one to think about the construction of alternative spaces, knowledge acquisition processes, cultivation of childhood experiences and the fostering of favorable environments. In this regard, the present exercise must consider the various subjects who move through the school. Among them, those who, for a number of reasons suffer from vulnerability, therefore the school needs to understand their condition and the possibilities for their human development. In this context, the present article summarizes the results of the research “El Kalkan de las infancias”, from the Promundo Activo Institute in Soacha (Cundinamarca), which explores the lives and yearnings of several boys and girls. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8932 10.14295/remea.v36i1.8932 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8932 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i1.8932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8932/5760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 24-42 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786792706048 |