Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodríguez, Diana Katherine Mendivelso
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: López, Carlos Fernando Sossa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8932
Resumo: El ejercicio de comprender la naturaleza de los mundos posibles en el contexto pedagógico infantil implica ante todo transitar por la imaginación, de tal manera que la escuela en su diversidad y complejidad, pueda ofrecer campos de reflexión sobre la construcción de espacios alternativos, procesos de conocimiento propio, vivencia y afloramiento de la experiencia infantil y edificación real de ambientes propicios; en este sentido, el presente ejercicio debe acoger a los diferentes sujetos que por la escuela transitan; entre ellos(as), aquellos que por distintas circunstancias sufren de vulneraciones y por tanto la escuela deba comprender su situación y posibilidades de desarrollo humano. En este contexto, el presente artículo sintetiza los resultados de la investigación titulada “El Kalkan de las infancias”, la cual explora los anhelos de vida desde la experiencia de niños y niñas, de la institución Promundo Activo, ubicada en Soacha, Cundinamarca. O exercício de compreensão da natureza dos mundos possíveis no contexto pedagógico infantil implica fazer o transito pela imaginação, de forma que a escola na sua diversidade e complexidade possa oferecer espaços de reflexão para a construção de espaços alternativos, processo de conhecimento próprio, vivencia e afloramento da experiência infantil e edificação real de ambientes propícios, neste sentido, o presente exercício deve acolher os diferentes sujeitos que fazem transito pela escola; entre eles (elas), aqueles que por distintas circunstâncias sofrem vulnerações e por tanto a escola deve compreender a sua situação e possibilidades de desenvolvimento humano. Neste contexto, o presente artigo sintetiza os resultados da pesquisa titulada “O kalkan das infâncias”, na qual se exploram os anelos de vida desde a experiência de meninos e meninas da instituição Promundo Activo, localizada em Soacha-Cundinamarca (Colômbia). The act of understanding the nature of possible worlds in the context of childhood education requires, above all else, to use one’s imagination, in such a way that a school, with its diversity and complexity, might inspire one to think about the construction of alternative spaces, knowledge acquisition processes, cultivation of childhood experiences and the fostering of favorable environments. In this regard, the present exercise must consider the various subjects who move through the school. Among them, those who, for a number of reasons suffer from vulnerability, therefore the school needs to understand their condition and the possibilities for their human development. In this context, the present article summarizes the results of the research “El Kalkan de las infancias”, from the Promundo Activo Institute in Soacha (Cundinamarca), which explores the lives and yearnings of several boys and girls.
id FURG-9_b323a7e7e4c2d13091b162c31cdeae1f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8932
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and KalkanKalkanexperienciainfanciasdiversidad.El ejercicio de comprender la naturaleza de los mundos posibles en el contexto pedagógico infantil implica ante todo transitar por la imaginación, de tal manera que la escuela en su diversidad y complejidad, pueda ofrecer campos de reflexión sobre la construcción de espacios alternativos, procesos de conocimiento propio, vivencia y afloramiento de la experiencia infantil y edificación real de ambientes propicios; en este sentido, el presente ejercicio debe acoger a los diferentes sujetos que por la escuela transitan; entre ellos(as), aquellos que por distintas circunstancias sufren de vulneraciones y por tanto la escuela deba comprender su situación y posibilidades de desarrollo humano. En este contexto, el presente artículo sintetiza los resultados de la investigación titulada “El Kalkan de las infancias”, la cual explora los anhelos de vida desde la experiencia de niños y niñas, de la institución Promundo Activo, ubicada en Soacha, Cundinamarca. O exercício de compreensão da natureza dos mundos possíveis no contexto pedagógico infantil implica fazer o transito pela imaginação, de forma que a escola na sua diversidade e complexidade possa oferecer espaços de reflexão para a construção de espaços alternativos, processo de conhecimento próprio, vivencia e afloramento da experiência infantil e edificação real de ambientes propícios, neste sentido, o presente exercício deve acolher os diferentes sujeitos que fazem transito pela escola; entre eles (elas), aqueles que por distintas circunstâncias sofrem vulnerações e por tanto a escola deve compreender a sua situação e possibilidades de desenvolvimento humano. Neste contexto, o presente artigo sintetiza os resultados da pesquisa titulada “O kalkan das infâncias”, na qual se exploram os anelos de vida desde a experiência de meninos e meninas da instituição Promundo Activo, localizada em Soacha-Cundinamarca (Colômbia). The act of understanding the nature of possible worlds in the context of childhood education requires, above all else, to use one’s imagination, in such a way that a school, with its diversity and complexity, might inspire one to think about the construction of alternative spaces, knowledge acquisition processes, cultivation of childhood experiences and the fostering of favorable environments. In this regard, the present exercise must consider the various subjects who move through the school. Among them, those who, for a number of reasons suffer from vulnerability, therefore the school needs to understand their condition and the possibilities for their human development. In this context, the present article summarizes the results of the research “El Kalkan de las infancias”, from the Promundo Activo Institute in Soacha (Cundinamarca), which explores the lives and yearnings of several boys and girls.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/893210.14295/remea.v36i1.8932REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 24-421517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8932/5760Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodríguez, Diana Katherine MendivelsoLópez, Carlos Fernando Sossa2019-05-01T22:39:37Zoai:periodicos.furg.br:article/8932Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-01T22:39:37Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan
title Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan
spellingShingle Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan
Rodríguez, Diana Katherine Mendivelso
Kalkan
experiencia
infancias
diversidad.
title_short Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan
title_full Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan
title_fullStr Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan
title_full_unstemmed Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan
title_sort Los mundos posibles y mundos imaginados, infancias, experiencia y kalkanOs mundos possíveis e mundos imaginários, infâncias, experiência e kalkanThe worlds that are possible and those imaginaries, childhood, experiences and Kalkan
author Rodríguez, Diana Katherine Mendivelso
author_facet Rodríguez, Diana Katherine Mendivelso
López, Carlos Fernando Sossa
author_role author
author2 López, Carlos Fernando Sossa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodríguez, Diana Katherine Mendivelso
López, Carlos Fernando Sossa
dc.subject.por.fl_str_mv Kalkan
experiencia
infancias
diversidad.
topic Kalkan
experiencia
infancias
diversidad.
description El ejercicio de comprender la naturaleza de los mundos posibles en el contexto pedagógico infantil implica ante todo transitar por la imaginación, de tal manera que la escuela en su diversidad y complejidad, pueda ofrecer campos de reflexión sobre la construcción de espacios alternativos, procesos de conocimiento propio, vivencia y afloramiento de la experiencia infantil y edificación real de ambientes propicios; en este sentido, el presente ejercicio debe acoger a los diferentes sujetos que por la escuela transitan; entre ellos(as), aquellos que por distintas circunstancias sufren de vulneraciones y por tanto la escuela deba comprender su situación y posibilidades de desarrollo humano. En este contexto, el presente artículo sintetiza los resultados de la investigación titulada “El Kalkan de las infancias”, la cual explora los anhelos de vida desde la experiencia de niños y niñas, de la institución Promundo Activo, ubicada en Soacha, Cundinamarca. O exercício de compreensão da natureza dos mundos possíveis no contexto pedagógico infantil implica fazer o transito pela imaginação, de forma que a escola na sua diversidade e complexidade possa oferecer espaços de reflexão para a construção de espaços alternativos, processo de conhecimento próprio, vivencia e afloramento da experiência infantil e edificação real de ambientes propícios, neste sentido, o presente exercício deve acolher os diferentes sujeitos que fazem transito pela escola; entre eles (elas), aqueles que por distintas circunstâncias sofrem vulnerações e por tanto a escola deve compreender a sua situação e possibilidades de desenvolvimento humano. Neste contexto, o presente artigo sintetiza os resultados da pesquisa titulada “O kalkan das infâncias”, na qual se exploram os anelos de vida desde a experiência de meninos e meninas da instituição Promundo Activo, localizada em Soacha-Cundinamarca (Colômbia). The act of understanding the nature of possible worlds in the context of childhood education requires, above all else, to use one’s imagination, in such a way that a school, with its diversity and complexity, might inspire one to think about the construction of alternative spaces, knowledge acquisition processes, cultivation of childhood experiences and the fostering of favorable environments. In this regard, the present exercise must consider the various subjects who move through the school. Among them, those who, for a number of reasons suffer from vulnerability, therefore the school needs to understand their condition and the possibilities for their human development. In this context, the present article summarizes the results of the research “El Kalkan de las infancias”, from the Promundo Activo Institute in Soacha (Cundinamarca), which explores the lives and yearnings of several boys and girls.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8932
10.14295/remea.v36i1.8932
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8932
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i1.8932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8932/5760
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 24-42
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786792706048