FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3560 |
Resumo: | A formação continuada de professores em educação ambiental (EA) tem sido considerada por diversos autores, no mundo todo, como fundamental para o pleno envolvimento dos professores na facilitação de atividades voltadas à EA. Este artigo traz uma proposta metodológica utilizada com êxito no primeiro módulo do projeto “Formação continuada de professores em educação ambiental na Escola Estadual Arquipélago de Fernando de Noronha”, desenvolvido pela OSCIP Ibiré ao longo do segundo semestre de 2002 e primeiro semestre de 2003, em Fernando de Noronha, PE. O artigo apresenta a metodologia utilizada, bem como seus princípios e objetivos norteadores, como forma de relato de experiência e de referência metodológica para o desenvolvimento de outros projetos de formação continuada de professores em EA no Brasil. |
id |
FURG-9_b4ee14b641a76a6edb1d77b3ba34c26f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3560 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PEFormação continuada de professoreseducação ambientalmetodologiaFernando de Noronha.A formação continuada de professores em educação ambiental (EA) tem sido considerada por diversos autores, no mundo todo, como fundamental para o pleno envolvimento dos professores na facilitação de atividades voltadas à EA. Este artigo traz uma proposta metodológica utilizada com êxito no primeiro módulo do projeto “Formação continuada de professores em educação ambiental na Escola Estadual Arquipélago de Fernando de Noronha”, desenvolvido pela OSCIP Ibiré ao longo do segundo semestre de 2002 e primeiro semestre de 2003, em Fernando de Noronha, PE. O artigo apresenta a metodologia utilizada, bem como seus princípios e objetivos norteadores, como forma de relato de experiência e de referência metodológica para o desenvolvimento de outros projetos de formação continuada de professores em EA no Brasil.Lepidus2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/356010.14295/remea.v18i0.3560REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3560/2123Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSena, Ligia MoreirasGarla, Ricardo ClapisAndrade, Daniel Fonseca de2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3560Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PE |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PE |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PE Sena, Ligia Moreiras Formação continuada de professores educação ambiental metodologia Fernando de Noronha. |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PE |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PE |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PE |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PE |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PE |
author |
Sena, Ligia Moreiras |
author_facet |
Sena, Ligia Moreiras Garla, Ricardo Clapis Andrade, Daniel Fonseca de |
author_role |
author |
author2 |
Garla, Ricardo Clapis Andrade, Daniel Fonseca de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Ligia Moreiras Garla, Ricardo Clapis Andrade, Daniel Fonseca de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores educação ambiental metodologia Fernando de Noronha. |
topic |
Formação continuada de professores educação ambiental metodologia Fernando de Noronha. |
description |
A formação continuada de professores em educação ambiental (EA) tem sido considerada por diversos autores, no mundo todo, como fundamental para o pleno envolvimento dos professores na facilitação de atividades voltadas à EA. Este artigo traz uma proposta metodológica utilizada com êxito no primeiro módulo do projeto “Formação continuada de professores em educação ambiental na Escola Estadual Arquipélago de Fernando de Noronha”, desenvolvido pela OSCIP Ibiré ao longo do segundo semestre de 2002 e primeiro semestre de 2003, em Fernando de Noronha, PE. O artigo apresenta a metodologia utilizada, bem como seus princípios e objetivos norteadores, como forma de relato de experiência e de referência metodológica para o desenvolvimento de outros projetos de formação continuada de professores em EA no Brasil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3560 10.14295/remea.v18i0.3560 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3560 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v18i0.3560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3560/2123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783501225984 |