Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Solange Reiguel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Torales-Campos, Marília Andrade, Morais, Josmaria Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633
Resumo: O artigo objetiva promover uma reflexão sobre sustentabilidade socioambiental na escola e apresentar uma proposta de matriz de indicadores de educação ambiental, desenvolvida a partir de um processo coletivo que envolveu atores de nove escolas estaduais do município de Curitiba-PR. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa utilizando-se pesquisa documental e bibliográfica, bem como, metodologias participativas. A matriz de indicadores construída possui três dimensões da educação ambiental: gestão, currículo e espaço físico, contemplando dez indicadores e cinquenta questões descritoras. Os resultados mostram as possibilidades da ferramenta de verificar o estágio atual em relação ao ideário da escola sustentável, promover a reflexão coletiva visando a ação-reflexão-ação e o automonitoramento. A matriz poderá ser utilizada como instrumento de avaliação, de gestão e contribuirá para a implementação de políticas educacionais e geração de conhecimento.
id FURG-9_b62518e5f9936999c0678c62b4134566
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5633
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in schoolConstrução coletivaindicadores e escolas sustentáveis.O artigo objetiva promover uma reflexão sobre sustentabilidade socioambiental na escola e apresentar uma proposta de matriz de indicadores de educação ambiental, desenvolvida a partir de um processo coletivo que envolveu atores de nove escolas estaduais do município de Curitiba-PR. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa utilizando-se pesquisa documental e bibliográfica, bem como, metodologias participativas. A matriz de indicadores construída possui três dimensões da educação ambiental: gestão, currículo e espaço físico, contemplando dez indicadores e cinquenta questões descritoras. Os resultados mostram as possibilidades da ferramenta de verificar o estágio atual em relação ao ideário da escola sustentável, promover a reflexão coletiva visando a ação-reflexão-ação e o automonitoramento. A matriz poderá ser utilizada como instrumento de avaliação, de gestão e contribuirá para a implementação de políticas educacionais e geração de conhecimento.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionabordagem qualitativa utilizando-se pesquisa documental e bibliográfica, metodologias participativasapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/563310.14295/remea.v33i2.5633REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 106-1231517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633/3889https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633/8047Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Solange ReiguelTorales-Campos, Marília AndradeMorais, Josmaria Lopes de2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5633Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school
title Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school
spellingShingle Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school
Vieira, Solange Reiguel
Construção coletiva
indicadores e escolas sustentáveis.
title_short Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school
title_full Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school
title_fullStr Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school
title_full_unstemmed Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school
title_sort Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school
author Vieira, Solange Reiguel
author_facet Vieira, Solange Reiguel
Torales-Campos, Marília Andrade
Morais, Josmaria Lopes de
author_role author
author2 Torales-Campos, Marília Andrade
Morais, Josmaria Lopes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Solange Reiguel
Torales-Campos, Marília Andrade
Morais, Josmaria Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Construção coletiva
indicadores e escolas sustentáveis.
topic Construção coletiva
indicadores e escolas sustentáveis.
description O artigo objetiva promover uma reflexão sobre sustentabilidade socioambiental na escola e apresentar uma proposta de matriz de indicadores de educação ambiental, desenvolvida a partir de um processo coletivo que envolveu atores de nove escolas estaduais do município de Curitiba-PR. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa utilizando-se pesquisa documental e bibliográfica, bem como, metodologias participativas. A matriz de indicadores construída possui três dimensões da educação ambiental: gestão, currículo e espaço físico, contemplando dez indicadores e cinquenta questões descritoras. Os resultados mostram as possibilidades da ferramenta de verificar o estágio atual em relação ao ideário da escola sustentável, promover a reflexão coletiva visando a ação-reflexão-ação e o automonitoramento. A matriz poderá ser utilizada como instrumento de avaliação, de gestão e contribuirá para a implementação de políticas educacionais e geração de conhecimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
abordagem qualitativa utilizando-se pesquisa documental e bibliográfica, metodologias participativas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633
10.14295/remea.v33i2.5633
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i2.5633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633/3889
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633/8047
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 106-123
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785030049792