Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633 |
Resumo: | O artigo objetiva promover uma reflexão sobre sustentabilidade socioambiental na escola e apresentar uma proposta de matriz de indicadores de educação ambiental, desenvolvida a partir de um processo coletivo que envolveu atores de nove escolas estaduais do município de Curitiba-PR. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa utilizando-se pesquisa documental e bibliográfica, bem como, metodologias participativas. A matriz de indicadores construída possui três dimensões da educação ambiental: gestão, currículo e espaço físico, contemplando dez indicadores e cinquenta questões descritoras. Os resultados mostram as possibilidades da ferramenta de verificar o estágio atual em relação ao ideário da escola sustentável, promover a reflexão coletiva visando a ação-reflexão-ação e o automonitoramento. A matriz poderá ser utilizada como instrumento de avaliação, de gestão e contribuirá para a implementação de políticas educacionais e geração de conhecimento. |
id |
FURG-9_b62518e5f9936999c0678c62b4134566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5633 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in schoolConstrução coletivaindicadores e escolas sustentáveis.O artigo objetiva promover uma reflexão sobre sustentabilidade socioambiental na escola e apresentar uma proposta de matriz de indicadores de educação ambiental, desenvolvida a partir de um processo coletivo que envolveu atores de nove escolas estaduais do município de Curitiba-PR. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa utilizando-se pesquisa documental e bibliográfica, bem como, metodologias participativas. A matriz de indicadores construída possui três dimensões da educação ambiental: gestão, currículo e espaço físico, contemplando dez indicadores e cinquenta questões descritoras. Os resultados mostram as possibilidades da ferramenta de verificar o estágio atual em relação ao ideário da escola sustentável, promover a reflexão coletiva visando a ação-reflexão-ação e o automonitoramento. A matriz poderá ser utilizada como instrumento de avaliação, de gestão e contribuirá para a implementação de políticas educacionais e geração de conhecimento.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionabordagem qualitativa utilizando-se pesquisa documental e bibliográfica, metodologias participativasapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/563310.14295/remea.v33i2.5633REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 106-1231517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633/3889https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633/8047Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Solange ReiguelTorales-Campos, Marília AndradeMorais, Josmaria Lopes de2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5633Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school |
title |
Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school |
spellingShingle |
Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school Vieira, Solange Reiguel Construção coletiva indicadores e escolas sustentáveis. |
title_short |
Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school |
title_full |
Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school |
title_fullStr |
Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school |
title_full_unstemmed |
Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school |
title_sort |
Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escolaProposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school |
author |
Vieira, Solange Reiguel |
author_facet |
Vieira, Solange Reiguel Torales-Campos, Marília Andrade Morais, Josmaria Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Torales-Campos, Marília Andrade Morais, Josmaria Lopes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Solange Reiguel Torales-Campos, Marília Andrade Morais, Josmaria Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção coletiva indicadores e escolas sustentáveis. |
topic |
Construção coletiva indicadores e escolas sustentáveis. |
description |
O artigo objetiva promover uma reflexão sobre sustentabilidade socioambiental na escola e apresentar uma proposta de matriz de indicadores de educação ambiental, desenvolvida a partir de um processo coletivo que envolveu atores de nove escolas estaduais do município de Curitiba-PR. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa utilizando-se pesquisa documental e bibliográfica, bem como, metodologias participativas. A matriz de indicadores construída possui três dimensões da educação ambiental: gestão, currículo e espaço físico, contemplando dez indicadores e cinquenta questões descritoras. Os resultados mostram as possibilidades da ferramenta de verificar o estágio atual em relação ao ideário da escola sustentável, promover a reflexão coletiva visando a ação-reflexão-ação e o automonitoramento. A matriz poderá ser utilizada como instrumento de avaliação, de gestão e contribuirá para a implementação de políticas educacionais e geração de conhecimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion abordagem qualitativa utilizando-se pesquisa documental e bibliográfica, metodologias participativas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633 10.14295/remea.v33i2.5633 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i2.5633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633/3889 https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633/8047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 106-123 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785030049792 |