EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMEF “PROF. LUIS ROBERTO SALINAS FORTES” NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP): UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Talita Mazzini
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sossae, Flávia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3520
Resumo: Neste estudo, foi avaliado como a escola municipal de Araraquara “Prof. Luis Roberto Salinas Fortes” desenvolve o tema meio ambiente, visto que foi oferecido a essa escola um curso de capacitação continuada de professores com foco no tema “Consumo Sustentável”. Para essa análise, foi realizada a aplicação de um questionário aberto, tanto com a coordenadora pedagógica quanto com alguns professores, e uma entrevista semiestruturada para aprofundar os dados obtidos pelo questionário. Foi realizada, ainda, a análise documental do projeto político-pedagógico dessa unidade escolar. Através dessas análises, verificou-se que a abordagem deste tema ocorreu através de um projeto pedagógico, que foi realizado de forma permanente, em todos os níveis de ensino e envolvendo a comunidade. Contudo, o projeto não foi realizado de maneira contínua, nem estruturado em torno de problemas concretos vivenciados pela comunidade escolar, o que fez com que ele não estivesse totalmente de acordo com as recomendações das conferências de Educação Ambiental.
id FURG-9_b913517a4313ae9f25db5834da9ce1fa
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3520
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMEF “PROF. LUIS ROBERTO SALINAS FORTES” NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP): UM ESTUDO DE CASOeducação ambientalmeio ambienteensino municipal.Neste estudo, foi avaliado como a escola municipal de Araraquara “Prof. Luis Roberto Salinas Fortes” desenvolve o tema meio ambiente, visto que foi oferecido a essa escola um curso de capacitação continuada de professores com foco no tema “Consumo Sustentável”. Para essa análise, foi realizada a aplicação de um questionário aberto, tanto com a coordenadora pedagógica quanto com alguns professores, e uma entrevista semiestruturada para aprofundar os dados obtidos pelo questionário. Foi realizada, ainda, a análise documental do projeto político-pedagógico dessa unidade escolar. Através dessas análises, verificou-se que a abordagem deste tema ocorreu através de um projeto pedagógico, que foi realizado de forma permanente, em todos os níveis de ensino e envolvendo a comunidade. Contudo, o projeto não foi realizado de maneira contínua, nem estruturado em torno de problemas concretos vivenciados pela comunidade escolar, o que fez com que ele não estivesse totalmente de acordo com as recomendações das conferências de Educação Ambiental.Lepidus2013-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/352010.14295/remea.v25i0.3520REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3520/2097Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Talita MazziniSossae, Flávia Cristina2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3520Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMEF “PROF. LUIS ROBERTO SALINAS FORTES” NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP): UM ESTUDO DE CASO
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMEF “PROF. LUIS ROBERTO SALINAS FORTES” NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP): UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMEF “PROF. LUIS ROBERTO SALINAS FORTES” NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP): UM ESTUDO DE CASO
Lopes, Talita Mazzini
educação ambiental
meio ambiente
ensino municipal.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMEF “PROF. LUIS ROBERTO SALINAS FORTES” NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP): UM ESTUDO DE CASO
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMEF “PROF. LUIS ROBERTO SALINAS FORTES” NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP): UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMEF “PROF. LUIS ROBERTO SALINAS FORTES” NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP): UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMEF “PROF. LUIS ROBERTO SALINAS FORTES” NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP): UM ESTUDO DE CASO
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMEF “PROF. LUIS ROBERTO SALINAS FORTES” NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP): UM ESTUDO DE CASO
author Lopes, Talita Mazzini
author_facet Lopes, Talita Mazzini
Sossae, Flávia Cristina
author_role author
author2 Sossae, Flávia Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Talita Mazzini
Sossae, Flávia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
meio ambiente
ensino municipal.
topic educação ambiental
meio ambiente
ensino municipal.
description Neste estudo, foi avaliado como a escola municipal de Araraquara “Prof. Luis Roberto Salinas Fortes” desenvolve o tema meio ambiente, visto que foi oferecido a essa escola um curso de capacitação continuada de professores com foco no tema “Consumo Sustentável”. Para essa análise, foi realizada a aplicação de um questionário aberto, tanto com a coordenadora pedagógica quanto com alguns professores, e uma entrevista semiestruturada para aprofundar os dados obtidos pelo questionário. Foi realizada, ainda, a análise documental do projeto político-pedagógico dessa unidade escolar. Através dessas análises, verificou-se que a abordagem deste tema ocorreu através de um projeto pedagógico, que foi realizado de forma permanente, em todos os níveis de ensino e envolvendo a comunidade. Contudo, o projeto não foi realizado de maneira contínua, nem estruturado em torno de problemas concretos vivenciados pela comunidade escolar, o que fez com que ele não estivesse totalmente de acordo com as recomendações das conferências de Educação Ambiental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3520
10.14295/remea.v25i0.3520
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3520
identifier_str_mv 10.14295/remea.v25i0.3520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3520/2097
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783477108736