HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3048 |
Resumo: | Pensando a Educação Ambiental (EA) como um processo de construção de valores, pode-se ponderar sobre os diversos locais nos quais esta ação se dá, sendo que estes espaços não estão confiados apenas à sala de aula, na prática da EA formal, dando-se, pelo contrário, muitas vezes para além dos muros escolares. Por isso, histórias em quadrinhos e a mídia em geral podem ser consideradas como produtoras de subjetividades, identidades e gêneros, percebendo-se assim a importância destes locais de aprendizagem, enquanto formadores dos sujeitos. Portanto, no presente estudo, buscou-se analisar as diferentes formas como as revistas da Turma da Mônica, de Mauricio de Souza, abordam a temática meio ambiente, difundindo assim alguns saberes ambientais. Estes podem estar presentes explícita e/ou implicitamente no conteúdo das histórias e, portanto, este trabalho busca também mostrar quais são os principais artefatos utilizados nesse espaço (como imagens, textos, discursos, entre outros) visando à sensibilização do leitor. |
id |
FURG-9_b915236fa2820dcf1a25154f22892b41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3048 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEMHistórias em quadrinhosMeio ambienteLocais de aprendizagem.Pensando a Educação Ambiental (EA) como um processo de construção de valores, pode-se ponderar sobre os diversos locais nos quais esta ação se dá, sendo que estes espaços não estão confiados apenas à sala de aula, na prática da EA formal, dando-se, pelo contrário, muitas vezes para além dos muros escolares. Por isso, histórias em quadrinhos e a mídia em geral podem ser consideradas como produtoras de subjetividades, identidades e gêneros, percebendo-se assim a importância destes locais de aprendizagem, enquanto formadores dos sujeitos. Portanto, no presente estudo, buscou-se analisar as diferentes formas como as revistas da Turma da Mônica, de Mauricio de Souza, abordam a temática meio ambiente, difundindo assim alguns saberes ambientais. Estes podem estar presentes explícita e/ou implicitamente no conteúdo das histórias e, portanto, este trabalho busca também mostrar quais são os principais artefatos utilizados nesse espaço (como imagens, textos, discursos, entre outros) visando à sensibilização do leitor.Lepidus2012-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/304810.14295/remea.v21i0.3048REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3048/1728Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLisbôa, Lívia LüdkeDel Pino, José Cláudio2020-08-14T19:59:53Zoai:periodicos.furg.br:article/3048Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:53Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM |
title |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM Lisbôa, Lívia Lüdke Histórias em quadrinhos Meio ambiente Locais de aprendizagem. |
title_short |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM |
title_full |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM |
author |
Lisbôa, Lívia Lüdke |
author_facet |
Lisbôa, Lívia Lüdke Del Pino, José Cláudio |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, José Cláudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lisbôa, Lívia Lüdke Del Pino, José Cláudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos Meio ambiente Locais de aprendizagem. |
topic |
Histórias em quadrinhos Meio ambiente Locais de aprendizagem. |
description |
Pensando a Educação Ambiental (EA) como um processo de construção de valores, pode-se ponderar sobre os diversos locais nos quais esta ação se dá, sendo que estes espaços não estão confiados apenas à sala de aula, na prática da EA formal, dando-se, pelo contrário, muitas vezes para além dos muros escolares. Por isso, histórias em quadrinhos e a mídia em geral podem ser consideradas como produtoras de subjetividades, identidades e gêneros, percebendo-se assim a importância destes locais de aprendizagem, enquanto formadores dos sujeitos. Portanto, no presente estudo, buscou-se analisar as diferentes formas como as revistas da Turma da Mônica, de Mauricio de Souza, abordam a temática meio ambiente, difundindo assim alguns saberes ambientais. Estes podem estar presentes explícita e/ou implicitamente no conteúdo das histórias e, portanto, este trabalho busca também mostrar quais são os principais artefatos utilizados nesse espaço (como imagens, textos, discursos, entre outros) visando à sensibilização do leitor. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3048 10.14295/remea.v21i0.3048 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3048 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v21i0.3048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3048/1728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782402318336 |