Validação do RPG "Jogo do Parque" junto a grupo amostral do entorno de uma Unidade de Conservação no Agreste Sergipano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maroti, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Erica Lima, Silva, Cleverton da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7065
Resumo: Este trabalho busca alternativas para que visões sobre as Unidades de Conservação (UCs) como espaços não formais de ensino, possam ser discutidas, fundamentadas e ampliadas. A pesquisa teve como objetivo, junto a professores de escolas e alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do entorno do Parque Nacional Serra de Itabaiana (ParNa SI), considerados potencialmente futuros membros do Conselho Consultivo da UC, intervir e avaliar a ferramenta educativa de RPG “Jogo do Parque” além de contribuir como atividade pró-ambiental, visando estimular a estruturação do Conselho de Gestão do referido parque. Os resultados apresentados foram de maior aceitação pelo licenciandos, do que entre os professores, devido a familiaridade da linguagem do RPG e domínio do conteúdo abordado pelo jogo. This work seeks alternatives so that visions about Protected Area (PA) as non-formal spaces of education can be discussed, substantiated and expanded. The objective of this research was to train students and professors of a Biological Sciences degree course resident in the Serra de Itabaiana National Park (SI ParNa), considering them potentially future members of the Management Council of the PA, intervene and evaluate The educational tool of RPG "Game of the Park" in addition to contributing as a pro-environmental activity, aiming to stimulate the structuring of the Management Council of said park. The results presented were of greater acceptance by the graduation, than among the teachers, due to the acceptance of the language of the RPG and mastery of the content addressed by the game. Este trabajo busca alternativas para que visiones sobre las Areas Protegidas (APs) como espacios no formales de enseñanza, puedan ser discutidas, Motivadas y ampliadas. La investigación tuvo como objetivo, junto a profesores de Escuelas y alumnos de un curso de Licenciatura en Ciencias Biológicas del entorno Parque Nacional Serra de Itabaiana (ParNa SI), considerados potencialmente futuros Miembros del Consejo Consultivo de la UC, intervenir y evaluar la herramienta educativa de RPG "Juego del Parque" además de contribuir como actividad pro-ambiental, buscando Estimular la estructuración del Consejo de Gestión de dicho parque. Los resultados Presentados fueron de mayor aceptación por los licenciantes, que entre los profesores, Debido a la familiaridad del lenguaje del RPG y el dominio del contenido abordado por el juego.
id FURG-9_bab75e59bb96fd1133b1e6de168e1419
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7065
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Validação do RPG "Jogo do Parque" junto a grupo amostral do entorno de uma Unidade de Conservação no Agreste Sergipanojogo de simulaçãounidade de conservaçãovalidaçãoEste trabalho busca alternativas para que visões sobre as Unidades de Conservação (UCs) como espaços não formais de ensino, possam ser discutidas, fundamentadas e ampliadas. A pesquisa teve como objetivo, junto a professores de escolas e alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do entorno do Parque Nacional Serra de Itabaiana (ParNa SI), considerados potencialmente futuros membros do Conselho Consultivo da UC, intervir e avaliar a ferramenta educativa de RPG “Jogo do Parque” além de contribuir como atividade pró-ambiental, visando estimular a estruturação do Conselho de Gestão do referido parque. Os resultados apresentados foram de maior aceitação pelo licenciandos, do que entre os professores, devido a familiaridade da linguagem do RPG e domínio do conteúdo abordado pelo jogo. This work seeks alternatives so that visions about Protected Area (PA) as non-formal spaces of education can be discussed, substantiated and expanded. The objective of this research was to train students and professors of a Biological Sciences degree course resident in the Serra de Itabaiana National Park (SI ParNa), considering them potentially future members of the Management Council of the PA, intervene and evaluate The educational tool of RPG "Game of the Park" in addition to contributing as a pro-environmental activity, aiming to stimulate the structuring of the Management Council of said park. The results presented were of greater acceptance by the graduation, than among the teachers, due to the acceptance of the language of the RPG and mastery of the content addressed by the game. Este trabajo busca alternativas para que visiones sobre las Areas Protegidas (APs) como espacios no formales de enseñanza, puedan ser discutidas, Motivadas y ampliadas. La investigación tuvo como objetivo, junto a profesores de Escuelas y alumnos de un curso de Licenciatura en Ciencias Biológicas del entorno Parque Nacional Serra de Itabaiana (ParNa SI), considerados potencialmente futuros Miembros del Consejo Consultivo de la UC, intervenir y evaluar la herramienta educativa de RPG "Juego del Parque" además de contribuir como actividad pro-ambiental, buscando Estimular la estructuración del Consejo de Gestión de dicho parque. Los resultados Presentados fueron de mayor aceptación por los licenciantes, que entre los profesores, Debido a la familiaridad del lenguaje del RPG y el dominio del contenido abordado por el juego.Lepidus2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/706510.14295/remea.v34i2.7065REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 219-2371517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7065/4689Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaroti, Paulo SérgioSantos, Erica LimaSilva, Cleverton da2018-03-20T22:42:09Zoai:periodicos.furg.br:article/7065Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-20T22:42:09Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação do RPG "Jogo do Parque" junto a grupo amostral do entorno de uma Unidade de Conservação no Agreste Sergipano
title Validação do RPG "Jogo do Parque" junto a grupo amostral do entorno de uma Unidade de Conservação no Agreste Sergipano
spellingShingle Validação do RPG "Jogo do Parque" junto a grupo amostral do entorno de uma Unidade de Conservação no Agreste Sergipano
Maroti, Paulo Sérgio
jogo de simulação
unidade de conservação
validação
title_short Validação do RPG "Jogo do Parque" junto a grupo amostral do entorno de uma Unidade de Conservação no Agreste Sergipano
title_full Validação do RPG "Jogo do Parque" junto a grupo amostral do entorno de uma Unidade de Conservação no Agreste Sergipano
title_fullStr Validação do RPG "Jogo do Parque" junto a grupo amostral do entorno de uma Unidade de Conservação no Agreste Sergipano
title_full_unstemmed Validação do RPG "Jogo do Parque" junto a grupo amostral do entorno de uma Unidade de Conservação no Agreste Sergipano
title_sort Validação do RPG "Jogo do Parque" junto a grupo amostral do entorno de uma Unidade de Conservação no Agreste Sergipano
author Maroti, Paulo Sérgio
author_facet Maroti, Paulo Sérgio
Santos, Erica Lima
Silva, Cleverton da
author_role author
author2 Santos, Erica Lima
Silva, Cleverton da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maroti, Paulo Sérgio
Santos, Erica Lima
Silva, Cleverton da
dc.subject.por.fl_str_mv jogo de simulação
unidade de conservação
validação
topic jogo de simulação
unidade de conservação
validação
description Este trabalho busca alternativas para que visões sobre as Unidades de Conservação (UCs) como espaços não formais de ensino, possam ser discutidas, fundamentadas e ampliadas. A pesquisa teve como objetivo, junto a professores de escolas e alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do entorno do Parque Nacional Serra de Itabaiana (ParNa SI), considerados potencialmente futuros membros do Conselho Consultivo da UC, intervir e avaliar a ferramenta educativa de RPG “Jogo do Parque” além de contribuir como atividade pró-ambiental, visando estimular a estruturação do Conselho de Gestão do referido parque. Os resultados apresentados foram de maior aceitação pelo licenciandos, do que entre os professores, devido a familiaridade da linguagem do RPG e domínio do conteúdo abordado pelo jogo. This work seeks alternatives so that visions about Protected Area (PA) as non-formal spaces of education can be discussed, substantiated and expanded. The objective of this research was to train students and professors of a Biological Sciences degree course resident in the Serra de Itabaiana National Park (SI ParNa), considering them potentially future members of the Management Council of the PA, intervene and evaluate The educational tool of RPG "Game of the Park" in addition to contributing as a pro-environmental activity, aiming to stimulate the structuring of the Management Council of said park. The results presented were of greater acceptance by the graduation, than among the teachers, due to the acceptance of the language of the RPG and mastery of the content addressed by the game. Este trabajo busca alternativas para que visiones sobre las Areas Protegidas (APs) como espacios no formales de enseñanza, puedan ser discutidas, Motivadas y ampliadas. La investigación tuvo como objetivo, junto a profesores de Escuelas y alumnos de un curso de Licenciatura en Ciencias Biológicas del entorno Parque Nacional Serra de Itabaiana (ParNa SI), considerados potencialmente futuros Miembros del Consejo Consultivo de la UC, intervenir y evaluar la herramienta educativa de RPG "Juego del Parque" además de contribuir como actividad pro-ambiental, buscando Estimular la estructuración del Consejo de Gestión de dicho parque. Los resultados Presentados fueron de mayor aceptación por los licenciantes, que entre los profesores, Debido a la familiaridad del lenguaje del RPG y el dominio del contenido abordado por el juego.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7065
10.14295/remea.v34i2.7065
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7065
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i2.7065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7065/4689
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 219-237
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785940213760