Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambientalCurrent public policies in Brazil: the silence of environmental educationPolíticas públicas actuales en Brasil: el silencio de la educación ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzo, Taís Cristine Ernst
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8567
Resumo: Nosso objetivo foi analisar a construção de políticas de educação ambiental, que desde o final dos anos1980 viveu uma expansão na categoria de objeto contemplado por diversas políticas públicas, mas que tem sido preterida pelas políticas de educação nos últimos anos. O argumento apresentado mostra a exclusão da educação ambiental dos principais documentos que embasam e regulam as escolas no momento atual. Realizamos uma análise do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados mostraram o silenciamento da educação ambiental nessas que são as principais peças legais das políticas educacionais dos anos recentes. Concluímos, concordando com outros autores, que essas políticas elegeram conceitos do discurso ambiental global como desenvolvimento sustentável, em detrimento da noção de educação ambiental. The objective was to analyze the construction of policies of environmental education. In the late 1980s the theme has experienced an expansion in the category of object contemplated by several public policies, but has been neglected by education policies in recent years. The argument presented shows the exclusion of environmental education from the main documents that regulate schools at the present time. We conducted an analysis of the National Education Plan and the National Curricular Common Base. The results showed the silencing of environmental education in these, which are the main educational policy laws in recent years. We conclude, in agreement with other authors, that these policies elected concepts of global environmental discourse as sustainable development to the detriment of the notion of environmental education. Nuestro objetivo fue analizar la construcción de políticas de educación ambiental, que ha sido preterida por las políticas de educación en Brasil en los últimos años. El argumento presentado muestra la exclusión de la educación ambiental de los principales documentos que regulan las escuelas en el momento actual. Realizamos un análisis del Plan Nacional de Educación y de la Base Nacional Común Curricular. Los resultados mostraron el silenciamiento de la educación ambiental en los principales instrumentos legales de las políticas educativas hoy. Concluimos, concordando con otros autores, que esas políticas eligieron conceptos del discurso ambiental global como desarrollo sostenible, en detrimento de la noción de educación ambiental.
id FURG-9_c28864d563e1187837cd9c2ff7eea5b3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8567
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambientalCurrent public policies in Brazil: the silence of environmental educationPolíticas públicas actuales en Brasil: el silencio de la educación ambientaleducação ambientalpolíticas educacionaisBase Nacional Comum CurricularNosso objetivo foi analisar a construção de políticas de educação ambiental, que desde o final dos anos1980 viveu uma expansão na categoria de objeto contemplado por diversas políticas públicas, mas que tem sido preterida pelas políticas de educação nos últimos anos. O argumento apresentado mostra a exclusão da educação ambiental dos principais documentos que embasam e regulam as escolas no momento atual. Realizamos uma análise do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados mostraram o silenciamento da educação ambiental nessas que são as principais peças legais das políticas educacionais dos anos recentes. Concluímos, concordando com outros autores, que essas políticas elegeram conceitos do discurso ambiental global como desenvolvimento sustentável, em detrimento da noção de educação ambiental. The objective was to analyze the construction of policies of environmental education. In the late 1980s the theme has experienced an expansion in the category of object contemplated by several public policies, but has been neglected by education policies in recent years. The argument presented shows the exclusion of environmental education from the main documents that regulate schools at the present time. We conducted an analysis of the National Education Plan and the National Curricular Common Base. The results showed the silencing of environmental education in these, which are the main educational policy laws in recent years. We conclude, in agreement with other authors, that these policies elected concepts of global environmental discourse as sustainable development to the detriment of the notion of environmental education. Nuestro objetivo fue analizar la construcción de políticas de educación ambiental, que ha sido preterida por las políticas de educación en Brasil en los últimos años. El argumento presentado muestra la exclusión de la educación ambiental de los principales documentos que regulan las escuelas en el momento actual. Realizamos un análisis del Plan Nacional de Educación y de la Base Nacional Común Curricular. Los resultados mostraron el silenciamiento de la educación ambiental en los principales instrumentos legales de las políticas educativas hoy. Concluimos, concordando con otros autores, que esas políticas eligieron conceptos del discurso ambiental global como desarrollo sostenible, en detrimento de la noción de educación ambiental.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/856710.14295/remea.v0i1.8567REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 115-1271517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8567/5505Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrizzo, Taís Cristine ErnstCarvalho, Isabel Cristina de Moura2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8567Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambientalCurrent public policies in Brazil: the silence of environmental educationPolíticas públicas actuales en Brasil: el silencio de la educación ambiental
title Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambientalCurrent public policies in Brazil: the silence of environmental educationPolíticas públicas actuales en Brasil: el silencio de la educación ambiental
spellingShingle Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambientalCurrent public policies in Brazil: the silence of environmental educationPolíticas públicas actuales en Brasil: el silencio de la educación ambiental
Frizzo, Taís Cristine Ernst
educação ambiental
políticas educacionais
Base Nacional Comum Curricular
title_short Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambientalCurrent public policies in Brazil: the silence of environmental educationPolíticas públicas actuales en Brasil: el silencio de la educación ambiental
title_full Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambientalCurrent public policies in Brazil: the silence of environmental educationPolíticas públicas actuales en Brasil: el silencio de la educación ambiental
title_fullStr Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambientalCurrent public policies in Brazil: the silence of environmental educationPolíticas públicas actuales en Brasil: el silencio de la educación ambiental
title_full_unstemmed Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambientalCurrent public policies in Brazil: the silence of environmental educationPolíticas públicas actuales en Brasil: el silencio de la educación ambiental
title_sort Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambientalCurrent public policies in Brazil: the silence of environmental educationPolíticas públicas actuales en Brasil: el silencio de la educación ambiental
author Frizzo, Taís Cristine Ernst
author_facet Frizzo, Taís Cristine Ernst
Carvalho, Isabel Cristina de Moura
author_role author
author2 Carvalho, Isabel Cristina de Moura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzo, Taís Cristine Ernst
Carvalho, Isabel Cristina de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
políticas educacionais
Base Nacional Comum Curricular
topic educação ambiental
políticas educacionais
Base Nacional Comum Curricular
description Nosso objetivo foi analisar a construção de políticas de educação ambiental, que desde o final dos anos1980 viveu uma expansão na categoria de objeto contemplado por diversas políticas públicas, mas que tem sido preterida pelas políticas de educação nos últimos anos. O argumento apresentado mostra a exclusão da educação ambiental dos principais documentos que embasam e regulam as escolas no momento atual. Realizamos uma análise do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados mostraram o silenciamento da educação ambiental nessas que são as principais peças legais das políticas educacionais dos anos recentes. Concluímos, concordando com outros autores, que essas políticas elegeram conceitos do discurso ambiental global como desenvolvimento sustentável, em detrimento da noção de educação ambiental. The objective was to analyze the construction of policies of environmental education. In the late 1980s the theme has experienced an expansion in the category of object contemplated by several public policies, but has been neglected by education policies in recent years. The argument presented shows the exclusion of environmental education from the main documents that regulate schools at the present time. We conducted an analysis of the National Education Plan and the National Curricular Common Base. The results showed the silencing of environmental education in these, which are the main educational policy laws in recent years. We conclude, in agreement with other authors, that these policies elected concepts of global environmental discourse as sustainable development to the detriment of the notion of environmental education. Nuestro objetivo fue analizar la construcción de políticas de educación ambiental, que ha sido preterida por las políticas de educación en Brasil en los últimos años. El argumento presentado muestra la exclusión de la educación ambiental de los principales documentos que regulan las escuelas en el momento actual. Realizamos un análisis del Plan Nacional de Educación y de la Base Nacional Común Curricular. Los resultados mostraron el silenciamiento de la educación ambiental en los principales instrumentos legales de las políticas educativas hoy. Concluimos, concordando con otros autores, que esas políticas eligieron conceptos del discurso ambiental global como desarrollo sostenible, en detrimento de la noción de educación ambiental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8567
10.14295/remea.v0i1.8567
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8567
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i1.8567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8567/5505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 115-127
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786637516800