Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8565 |
Resumo: | Este ensaio reflexivo pretende trazer à tona três elementos necessários as pesquisas em Educação Ambiental: a sustentabilidade ambiental, a ética nas e das relações humanas e as interações afetivas. A escrita é teórica e prática na medida em que é ancorada em discussões que aconteceram em um Grupo de Estudos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). O levantamento objetivou refletir sobre os condicionantes éticos ambientais nos e com os estudos em Educação Ambiental (EA). Os resultados apresentam que as ações coletivas são capazes de transformar as dificuldades em mudanças que, se solidificam pela e com a luta, a participação e o envolvimento ativo que ganham forças nas discussões mobilizadas nas pesquisas em EA e no cotidiano de nossas atuações. This reflective essay seeks to light three necessary elements for research in Environmental Education: environmental sustainability, ethics in and from relationships and affective interactions. The writing is theoretical and practical as it was based on discussions that took place in a Study Group by the Post-Graduation Program in Environmental Education (EE) studies. The results demonstrate that collective actions can turn difficulties into changes and that they are solidified by and with the struggle, the participation and the active involvement, that gain strength in the discussions mobilized in the researches in EE and in our practices. Este ensayo pretende traer a discusión tres elementos necesarios en la investigación en Educación Ambiental: la sustentabilidad ambiental, y la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas. El escrito es teórico y práctico en la medida en que se ancla en discusiones que suceden en un grupo de estudio por el programa de posgraduación en educación ambiental de la Universidade Federal de Rio Grande (PPGEA/FURG). el objetivo es reflexionar sobre los condicionantes éticos ambientales de nosotros y con los estudios en educación ambiental (EA). los resultados presentandos las acciones colectivas que son capaces de transformar las dificultades en cambios que se consolidad por y con la lucha, la participación y el desarrollo activo que ganan fuerza en las discusiones movilizadas en la investigación en EA y en el cotidiano de nuestras actuaciones. |
id |
FURG-9_c31efdf6fffa948e268c8004fb4220a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8565 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación AmbientalEducação Ambiental. Ética. Relações humanas. Interações.Este ensaio reflexivo pretende trazer à tona três elementos necessários as pesquisas em Educação Ambiental: a sustentabilidade ambiental, a ética nas e das relações humanas e as interações afetivas. A escrita é teórica e prática na medida em que é ancorada em discussões que aconteceram em um Grupo de Estudos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). O levantamento objetivou refletir sobre os condicionantes éticos ambientais nos e com os estudos em Educação Ambiental (EA). Os resultados apresentam que as ações coletivas são capazes de transformar as dificuldades em mudanças que, se solidificam pela e com a luta, a participação e o envolvimento ativo que ganham forças nas discussões mobilizadas nas pesquisas em EA e no cotidiano de nossas atuações. This reflective essay seeks to light three necessary elements for research in Environmental Education: environmental sustainability, ethics in and from relationships and affective interactions. The writing is theoretical and practical as it was based on discussions that took place in a Study Group by the Post-Graduation Program in Environmental Education (EE) studies. The results demonstrate that collective actions can turn difficulties into changes and that they are solidified by and with the struggle, the participation and the active involvement, that gain strength in the discussions mobilized in the researches in EE and in our practices. Este ensayo pretende traer a discusión tres elementos necesarios en la investigación en Educación Ambiental: la sustentabilidad ambiental, y la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas. El escrito es teórico y práctico en la medida en que se ancla en discusiones que suceden en un grupo de estudio por el programa de posgraduación en educación ambiental de la Universidade Federal de Rio Grande (PPGEA/FURG). el objetivo es reflexionar sobre los condicionantes éticos ambientales de nosotros y con los estudios en educación ambiental (EA). los resultados presentandos las acciones colectivas que son capaces de transformar las dificultades en cambios que se consolidad por y con la lucha, la participación y el desarrollo activo que ganan fuerza en las discusiones movilizadas en la investigación en EA y en el cotidiano de nuestras actuaciones.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/856510.14295/remea.v0i1.8565REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 88-1011517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8565/5503Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiske, Eliane LimaNeuwald, Mariana CostaGarcia, Narjara Mendes2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8565Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental |
title |
Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental |
spellingShingle |
Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental Piske, Eliane Lima Educação Ambiental. Ética. Relações humanas. Interações. |
title_short |
Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental |
title_full |
Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental |
title_fullStr |
Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental |
title_full_unstemmed |
Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental |
title_sort |
Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental |
author |
Piske, Eliane Lima |
author_facet |
Piske, Eliane Lima Neuwald, Mariana Costa Garcia, Narjara Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Neuwald, Mariana Costa Garcia, Narjara Mendes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piske, Eliane Lima Neuwald, Mariana Costa Garcia, Narjara Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Ética. Relações humanas. Interações. |
topic |
Educação Ambiental. Ética. Relações humanas. Interações. |
description |
Este ensaio reflexivo pretende trazer à tona três elementos necessários as pesquisas em Educação Ambiental: a sustentabilidade ambiental, a ética nas e das relações humanas e as interações afetivas. A escrita é teórica e prática na medida em que é ancorada em discussões que aconteceram em um Grupo de Estudos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). O levantamento objetivou refletir sobre os condicionantes éticos ambientais nos e com os estudos em Educação Ambiental (EA). Os resultados apresentam que as ações coletivas são capazes de transformar as dificuldades em mudanças que, se solidificam pela e com a luta, a participação e o envolvimento ativo que ganham forças nas discussões mobilizadas nas pesquisas em EA e no cotidiano de nossas atuações. This reflective essay seeks to light three necessary elements for research in Environmental Education: environmental sustainability, ethics in and from relationships and affective interactions. The writing is theoretical and practical as it was based on discussions that took place in a Study Group by the Post-Graduation Program in Environmental Education (EE) studies. The results demonstrate that collective actions can turn difficulties into changes and that they are solidified by and with the struggle, the participation and the active involvement, that gain strength in the discussions mobilized in the researches in EE and in our practices. Este ensayo pretende traer a discusión tres elementos necesarios en la investigación en Educación Ambiental: la sustentabilidad ambiental, y la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas. El escrito es teórico y práctico en la medida en que se ancla en discusiones que suceden en un grupo de estudio por el programa de posgraduación en educación ambiental de la Universidade Federal de Rio Grande (PPGEA/FURG). el objetivo es reflexionar sobre los condicionantes éticos ambientales de nosotros y con los estudios en educación ambiental (EA). los resultados presentandos las acciones colectivas que son capaces de transformar las dificultades en cambios que se consolidad por y con la lucha, la participación y el desarrollo activo que ganan fuerza en las discusiones movilizadas en la investigación en EA y en el cotidiano de nuestras actuaciones. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8565 10.14295/remea.v0i1.8565 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8565 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i1.8565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8565/5503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 88-101 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786240106496 |