Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piske, Eliane Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Neuwald, Mariana Costa, Garcia, Narjara Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8565
Resumo: Este ensaio reflexivo pretende trazer à tona três elementos necessários as pesquisas em Educação Ambiental: a sustentabilidade ambiental, a ética nas e das relações humanas e as interações afetivas. A escrita é teórica e prática na medida em que é ancorada em discussões que aconteceram em um Grupo de Estudos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). O levantamento objetivou refletir sobre os condicionantes éticos ambientais nos e com os estudos em Educação Ambiental (EA). Os resultados apresentam que as ações coletivas são capazes de transformar as dificuldades em mudanças que, se solidificam pela e com a luta, a participação e o envolvimento ativo que ganham forças nas discussões mobilizadas nas pesquisas em EA e no cotidiano de nossas atuações. This reflective essay seeks to light three necessary elements for research in Environmental Education: environmental sustainability, ethics in and from relationships and affective interactions. The writing is theoretical and practical as it was based on discussions that took place in a Study Group by the Post-Graduation Program in Environmental Education (EE) studies. The results demonstrate that collective actions can turn difficulties into changes and that they are solidified by and with the struggle, the participation and the active involvement, that gain strength in the discussions mobilized in the researches in EE and in our practices. Este ensayo pretende traer a discusión tres elementos necesarios en la investigación en Educación Ambiental: la sustentabilidad ambiental, y la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas. El escrito es teórico y práctico en la medida en que se ancla en discusiones que suceden en un grupo de estudio por el programa de posgraduación en educación ambiental de la Universidade Federal de Rio Grande (PPGEA/FURG). el objetivo es reflexionar sobre los condicionantes éticos ambientales de nosotros y con los estudios en educación ambiental (EA). los resultados presentandos las acciones colectivas que son capaces de transformar las dificultades en cambios que se consolidad por y con la lucha, la participación y el desarrollo activo que ganan fuerza en las discusiones movilizadas en la investigación en EA y en el cotidiano de nuestras actuaciones.
id FURG-9_c31efdf6fffa948e268c8004fb4220a0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8565
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación AmbientalEducação Ambiental. Ética. Relações humanas. Interações.Este ensaio reflexivo pretende trazer à tona três elementos necessários as pesquisas em Educação Ambiental: a sustentabilidade ambiental, a ética nas e das relações humanas e as interações afetivas. A escrita é teórica e prática na medida em que é ancorada em discussões que aconteceram em um Grupo de Estudos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). O levantamento objetivou refletir sobre os condicionantes éticos ambientais nos e com os estudos em Educação Ambiental (EA). Os resultados apresentam que as ações coletivas são capazes de transformar as dificuldades em mudanças que, se solidificam pela e com a luta, a participação e o envolvimento ativo que ganham forças nas discussões mobilizadas nas pesquisas em EA e no cotidiano de nossas atuações. This reflective essay seeks to light three necessary elements for research in Environmental Education: environmental sustainability, ethics in and from relationships and affective interactions. The writing is theoretical and practical as it was based on discussions that took place in a Study Group by the Post-Graduation Program in Environmental Education (EE) studies. The results demonstrate that collective actions can turn difficulties into changes and that they are solidified by and with the struggle, the participation and the active involvement, that gain strength in the discussions mobilized in the researches in EE and in our practices. Este ensayo pretende traer a discusión tres elementos necesarios en la investigación en Educación Ambiental: la sustentabilidad ambiental, y la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas. El escrito es teórico y práctico en la medida en que se ancla en discusiones que suceden en un grupo de estudio por el programa de posgraduación en educación ambiental de la Universidade Federal de Rio Grande (PPGEA/FURG). el objetivo es reflexionar sobre los condicionantes éticos ambientales de nosotros y con los estudios en educación ambiental (EA). los resultados presentandos las acciones colectivas que son capaces de transformar las dificultades en cambios que se consolidad por y con la lucha, la participación y el desarrollo activo que ganan fuerza en las discusiones movilizadas en la investigación en EA y en el cotidiano de nuestras actuaciones.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/856510.14295/remea.v0i1.8565REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 88-1011517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8565/5503Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiske, Eliane LimaNeuwald, Mariana CostaGarcia, Narjara Mendes2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8565Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental
title Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental
spellingShingle Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental
Piske, Eliane Lima
Educação Ambiental. Ética. Relações humanas. Interações.
title_short Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental
title_full Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental
title_fullStr Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental
title_full_unstemmed Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental
title_sort Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação AmbientalEnvironmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental EducationSustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental
author Piske, Eliane Lima
author_facet Piske, Eliane Lima
Neuwald, Mariana Costa
Garcia, Narjara Mendes
author_role author
author2 Neuwald, Mariana Costa
Garcia, Narjara Mendes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piske, Eliane Lima
Neuwald, Mariana Costa
Garcia, Narjara Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Ética. Relações humanas. Interações.
topic Educação Ambiental. Ética. Relações humanas. Interações.
description Este ensaio reflexivo pretende trazer à tona três elementos necessários as pesquisas em Educação Ambiental: a sustentabilidade ambiental, a ética nas e das relações humanas e as interações afetivas. A escrita é teórica e prática na medida em que é ancorada em discussões que aconteceram em um Grupo de Estudos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). O levantamento objetivou refletir sobre os condicionantes éticos ambientais nos e com os estudos em Educação Ambiental (EA). Os resultados apresentam que as ações coletivas são capazes de transformar as dificuldades em mudanças que, se solidificam pela e com a luta, a participação e o envolvimento ativo que ganham forças nas discussões mobilizadas nas pesquisas em EA e no cotidiano de nossas atuações. This reflective essay seeks to light three necessary elements for research in Environmental Education: environmental sustainability, ethics in and from relationships and affective interactions. The writing is theoretical and practical as it was based on discussions that took place in a Study Group by the Post-Graduation Program in Environmental Education (EE) studies. The results demonstrate that collective actions can turn difficulties into changes and that they are solidified by and with the struggle, the participation and the active involvement, that gain strength in the discussions mobilized in the researches in EE and in our practices. Este ensayo pretende traer a discusión tres elementos necesarios en la investigación en Educación Ambiental: la sustentabilidad ambiental, y la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas. El escrito es teórico y práctico en la medida en que se ancla en discusiones que suceden en un grupo de estudio por el programa de posgraduación en educación ambiental de la Universidade Federal de Rio Grande (PPGEA/FURG). el objetivo es reflexionar sobre los condicionantes éticos ambientales de nosotros y con los estudios en educación ambiental (EA). los resultados presentandos las acciones colectivas que son capaces de transformar las dificultades en cambios que se consolidad por y con la lucha, la participación y el desarrollo activo que ganan fuerza en las discusiones movilizadas en la investigación en EA y en el cotidiano de nuestras actuaciones.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8565
10.14295/remea.v0i1.8565
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8565
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i1.8565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8565/5503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 88-101
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786240106496