Um canto de resistência: imagens do desfile da Mangueira de 2019 em diálogo com a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11361 |
Resumo: | O enredo da Estação Primeira de Mangueira de 2019 trouxe à baila heróis e heroínas ignorados/as pela história oficial e, por consequência, ausentes nos livros didáticos e no currículo escolar. A possibilidade de dar lugar a esse avesso de nossa narrativa toca nos pressupostos da formação escolar, uma vez que somos formados com base nas referências das classes hegemônicas. Por isso, problematizar essa questão, em diálogo com o que se propõe no desfile da Mangueira, é o objetivo deste ensaio. Para nos ajudar a percorrer as complexas e coloridas alas deste desfile de ideias, recorremos às elucubrações sobre narrativa em Benjamin; e no conceito de necropolítica de Mbembe. Analisar a potente apresentação da Mangueira, em diálogo com a Educação, pode contribuir para a reflexão de uma escola calcada nos Direitos Humanos, na democracia e na justiça social. |
id |
FURG-9_c32b754bdb113c40d2d261dc07d151a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11361 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um canto de resistência: imagens do desfile da Mangueira de 2019 em diálogo com a educaçãoEducaçãoDireitos HumanosEstação Primeira de MangueiraO enredo da Estação Primeira de Mangueira de 2019 trouxe à baila heróis e heroínas ignorados/as pela história oficial e, por consequência, ausentes nos livros didáticos e no currículo escolar. A possibilidade de dar lugar a esse avesso de nossa narrativa toca nos pressupostos da formação escolar, uma vez que somos formados com base nas referências das classes hegemônicas. Por isso, problematizar essa questão, em diálogo com o que se propõe no desfile da Mangueira, é o objetivo deste ensaio. Para nos ajudar a percorrer as complexas e coloridas alas deste desfile de ideias, recorremos às elucubrações sobre narrativa em Benjamin; e no conceito de necropolítica de Mbembe. Analisar a potente apresentação da Mangueira, em diálogo com a Educação, pode contribuir para a reflexão de uma escola calcada nos Direitos Humanos, na democracia e na justiça social.Lepidus2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1136110.14295/remea.v0i0.11361REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 368-3871517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11361/7507Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Jonas Alves da2020-07-20T20:56:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11361Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-07-20T20:56:06Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um canto de resistência: imagens do desfile da Mangueira de 2019 em diálogo com a educação |
title |
Um canto de resistência: imagens do desfile da Mangueira de 2019 em diálogo com a educação |
spellingShingle |
Um canto de resistência: imagens do desfile da Mangueira de 2019 em diálogo com a educação Silva Junior, Jonas Alves da Educação Direitos Humanos Estação Primeira de Mangueira |
title_short |
Um canto de resistência: imagens do desfile da Mangueira de 2019 em diálogo com a educação |
title_full |
Um canto de resistência: imagens do desfile da Mangueira de 2019 em diálogo com a educação |
title_fullStr |
Um canto de resistência: imagens do desfile da Mangueira de 2019 em diálogo com a educação |
title_full_unstemmed |
Um canto de resistência: imagens do desfile da Mangueira de 2019 em diálogo com a educação |
title_sort |
Um canto de resistência: imagens do desfile da Mangueira de 2019 em diálogo com a educação |
author |
Silva Junior, Jonas Alves da |
author_facet |
Silva Junior, Jonas Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Jonas Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Direitos Humanos Estação Primeira de Mangueira |
topic |
Educação Direitos Humanos Estação Primeira de Mangueira |
description |
O enredo da Estação Primeira de Mangueira de 2019 trouxe à baila heróis e heroínas ignorados/as pela história oficial e, por consequência, ausentes nos livros didáticos e no currículo escolar. A possibilidade de dar lugar a esse avesso de nossa narrativa toca nos pressupostos da formação escolar, uma vez que somos formados com base nas referências das classes hegemônicas. Por isso, problematizar essa questão, em diálogo com o que se propõe no desfile da Mangueira, é o objetivo deste ensaio. Para nos ajudar a percorrer as complexas e coloridas alas deste desfile de ideias, recorremos às elucubrações sobre narrativa em Benjamin; e no conceito de necropolítica de Mbembe. Analisar a potente apresentação da Mangueira, em diálogo com a Educação, pode contribuir para a reflexão de uma escola calcada nos Direitos Humanos, na democracia e na justiça social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11361 10.14295/remea.v0i0.11361 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11361 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.11361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11361/7507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 368-387 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787416608768 |