Produções artísticas de mulheres e resistências feministas no Ensino de Artes Visuais contra o patriarcado contemporâneo
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11088 |
Resumo: | No contexto atual brasileiro, fica evidente, que a disseminação de imagens com discursos opressores é algo massivo tornando-se nocivo à sociedade democrática, causando implicações nos meios sociais, no meio ambiente e na Educação. Tais visualidades podem ser parte de um sistema de dominação patriarcal (LERNER, 2019), que continua a oprimir mulheres e outras minorias de forma violenta. Neste sentido, as produções e performances artísticas de mulheres, surgem como contrapontos feministas e de resistência, através de uma epistemologia educativa, capaz de denunciar e enfrentar o domínio do patriarcado contemporâneo – que volta a reprimir as minorias, afetando a vida social das comunidades que vivem em regiões de periferia e também na região de floresta. Nesse sentido, discutimos aqui a Educação em Artes visuais em seus potenciais de resistência contra o sistema opressor. |
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Produções artísticas de mulheres e resistências feministas no Ensino de Artes Visuais contra o patriarcado contemporâneoProduções Artísticas. Resistência Feminista. PatriarcadoNo contexto atual brasileiro, fica evidente, que a disseminação de imagens com discursos opressores é algo massivo tornando-se nocivo à sociedade democrática, causando implicações nos meios sociais, no meio ambiente e na Educação. Tais visualidades podem ser parte de um sistema de dominação patriarcal (LERNER, 2019), que continua a oprimir mulheres e outras minorias de forma violenta. Neste sentido, as produções e performances artísticas de mulheres, surgem como contrapontos feministas e de resistência, através de uma epistemologia educativa, capaz de denunciar e enfrentar o domínio do patriarcado contemporâneo – que volta a reprimir as minorias, afetando a vida social das comunidades que vivem em regiões de periferia e também na região de floresta. Nesse sentido, discutimos aqui a Educação em Artes visuais em seus potenciais de resistência contra o sistema opressor.Lepidus2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1108810.14295/remea.v0i0.11088REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 286-3061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11088/7504Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Alessandra GurgelZamperetti, Maristani Polidori2020-07-20T20:56:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11088Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-07-20T20:56:06Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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