A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4732 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados referentes à investigação da existência da prática dialógica argumentativa durante as aulas de Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada numa escola pública, da rede municipal na cidade de São Lourenço da Mata, PE, tendo como sujeito desta investigação, uma educadora e sua turma do Ensino Fundamental I. Os dados foram coletados através da videogravação e posteriormente a transcrição, observação e diário de campo. Os resultados nos indica certo desconforto e despreparo na condução na mediação do diálogo argumentativo, além do desconhecimento da educadora com a temática da Educação Ambiental. Esses resultados nos mostram a necessidade de formação continuada, a fim de que os professores/as possam conhecer novas estratégias didáticas a serem introduzidas em prática didático-pedagógica, possibilitando assim uma reflexão crítica de suas ações na sala de aula, bem como, a inserção do diálogo argumentativo neste espaço. |
id |
FURG-9_c3eb53b7f76f0a41a43c7d49687b0da2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4732 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambientaldiálogo argumentativoprática pedagógicaEducação Ambientalformação docente.Este trabalho apresenta resultados referentes à investigação da existência da prática dialógica argumentativa durante as aulas de Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada numa escola pública, da rede municipal na cidade de São Lourenço da Mata, PE, tendo como sujeito desta investigação, uma educadora e sua turma do Ensino Fundamental I. Os dados foram coletados através da videogravação e posteriormente a transcrição, observação e diário de campo. Os resultados nos indica certo desconforto e despreparo na condução na mediação do diálogo argumentativo, além do desconhecimento da educadora com a temática da Educação Ambiental. Esses resultados nos mostram a necessidade de formação continuada, a fim de que os professores/as possam conhecer novas estratégias didáticas a serem introduzidas em prática didático-pedagógica, possibilitando assim uma reflexão crítica de suas ações na sala de aula, bem como, a inserção do diálogo argumentativo neste espaço.Lepidus2015-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/473210.14295/remea.v0i0.4732REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 71-831517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4732/3389Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Renata Alves deOliveira, Gilvaneide Ferreira de2020-11-16T20:58:14Zoai:periodicos.furg.br:article/4732Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:14Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental |
title |
A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental |
spellingShingle |
A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental Brito, Renata Alves de diálogo argumentativo prática pedagógica Educação Ambiental formação docente. |
title_short |
A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental |
title_full |
A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental |
title_fullStr |
A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental |
title_full_unstemmed |
A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental |
title_sort |
A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental |
author |
Brito, Renata Alves de |
author_facet |
Brito, Renata Alves de Oliveira, Gilvaneide Ferreira de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Gilvaneide Ferreira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Renata Alves de Oliveira, Gilvaneide Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diálogo argumentativo prática pedagógica Educação Ambiental formação docente. |
topic |
diálogo argumentativo prática pedagógica Educação Ambiental formação docente. |
description |
Este trabalho apresenta resultados referentes à investigação da existência da prática dialógica argumentativa durante as aulas de Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada numa escola pública, da rede municipal na cidade de São Lourenço da Mata, PE, tendo como sujeito desta investigação, uma educadora e sua turma do Ensino Fundamental I. Os dados foram coletados através da videogravação e posteriormente a transcrição, observação e diário de campo. Os resultados nos indica certo desconforto e despreparo na condução na mediação do diálogo argumentativo, além do desconhecimento da educadora com a temática da Educação Ambiental. Esses resultados nos mostram a necessidade de formação continuada, a fim de que os professores/as possam conhecer novas estratégias didáticas a serem introduzidas em prática didático-pedagógica, possibilitando assim uma reflexão crítica de suas ações na sala de aula, bem como, a inserção do diálogo argumentativo neste espaço. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4732 10.14295/remea.v0i0.4732 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4732 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.4732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4732/3389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 71-83 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784527781888 |