A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Renata Alves de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Gilvaneide Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4732
Resumo: Este trabalho apresenta resultados referentes à investigação da existência da prática dialógica argumentativa durante as aulas de Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada numa escola pública, da rede municipal na cidade de São Lourenço da Mata, PE, tendo como sujeito desta investigação, uma educadora e sua turma do Ensino Fundamental I. Os dados foram coletados através da videogravação e posteriormente a transcrição, observação e diário de campo. Os resultados nos indica certo desconforto e despreparo na condução na mediação do diálogo argumentativo, além do desconhecimento da educadora com a temática da Educação Ambiental. Esses resultados nos mostram a necessidade de formação continuada, a fim de que os professores/as possam conhecer novas estratégias didáticas a serem introduzidas em prática didático-pedagógica, possibilitando assim uma reflexão crítica de suas ações na sala de aula, bem como, a inserção do diálogo argumentativo neste espaço.
id FURG-9_c3eb53b7f76f0a41a43c7d49687b0da2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4732
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambientaldiálogo argumentativoprática pedagógicaEducação Ambientalformação docente.Este trabalho apresenta resultados referentes à investigação da existência da prática dialógica argumentativa durante as aulas de Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada numa escola pública, da rede municipal na cidade de São Lourenço da Mata, PE, tendo como sujeito desta investigação, uma educadora e sua turma do Ensino Fundamental I. Os dados foram coletados através da videogravação e posteriormente a transcrição, observação e diário de campo. Os resultados nos indica certo desconforto e despreparo na condução na mediação do diálogo argumentativo, além do desconhecimento da educadora com a temática da Educação Ambiental. Esses resultados nos mostram a necessidade de formação continuada, a fim de que os professores/as possam conhecer novas estratégias didáticas a serem introduzidas em prática didático-pedagógica, possibilitando assim uma reflexão crítica de suas ações na sala de aula, bem como, a inserção do diálogo argumentativo neste espaço.Lepidus2015-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/473210.14295/remea.v0i0.4732REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 71-831517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4732/3389Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Renata Alves deOliveira, Gilvaneide Ferreira de2020-11-16T20:58:14Zoai:periodicos.furg.br:article/4732Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:14Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental
title A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental
spellingShingle A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental
Brito, Renata Alves de
diálogo argumentativo
prática pedagógica
Educação Ambiental
formação docente.
title_short A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental
title_full A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental
title_fullStr A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental
title_full_unstemmed A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental
title_sort A prática dialógica - argumentativa nas aulas de educação socioambiental
author Brito, Renata Alves de
author_facet Brito, Renata Alves de
Oliveira, Gilvaneide Ferreira de
author_role author
author2 Oliveira, Gilvaneide Ferreira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Renata Alves de
Oliveira, Gilvaneide Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv diálogo argumentativo
prática pedagógica
Educação Ambiental
formação docente.
topic diálogo argumentativo
prática pedagógica
Educação Ambiental
formação docente.
description Este trabalho apresenta resultados referentes à investigação da existência da prática dialógica argumentativa durante as aulas de Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada numa escola pública, da rede municipal na cidade de São Lourenço da Mata, PE, tendo como sujeito desta investigação, uma educadora e sua turma do Ensino Fundamental I. Os dados foram coletados através da videogravação e posteriormente a transcrição, observação e diário de campo. Os resultados nos indica certo desconforto e despreparo na condução na mediação do diálogo argumentativo, além do desconhecimento da educadora com a temática da Educação Ambiental. Esses resultados nos mostram a necessidade de formação continuada, a fim de que os professores/as possam conhecer novas estratégias didáticas a serem introduzidas em prática didático-pedagógica, possibilitando assim uma reflexão crítica de suas ações na sala de aula, bem como, a inserção do diálogo argumentativo neste espaço.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4732
10.14295/remea.v0i0.4732
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4732
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4732/3389
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 71-83
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784527781888