Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, André Boccasius
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Samira Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4711
Resumo: Objetivou-se trabalhar os conhecimentos botânicos e etnobotânicos, demonstrando a importância da contextualização do conhecimento e da valorização dos saberes populares. Para isto, alunos do ensino médio, na disciplina de Biologia, pesquisaram, com seus vizinhos e parentes, sobre as plantas medicinais que estes utilizam, bem como participaram de discussões sobre este tema, onde receberam a contribuição de pessoas da comunidade, e de um grupo de senhoras do bairro. Concluiu-se que a comunidade está disponível para desenvolver atividades com os alunos na instituição escolar e fora dela, embora ainda possua o receio de adentrar nos muros da instituição formal. Os estudantes esperam dos docentes métodos diferenciados dos tradicionais, necessários à formação de cidadãos atuantes e comprometidos com as questões socioambientais.
id FURG-9_c3fbc5e6dbe488c818e745f6a3ce0a34
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4711
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Abordagem etnobotânica no ensino de BiologiaEtnobotânicaEducação formalPlantas medicinaisSaberes PopularesEtnobiologia.Objetivou-se trabalhar os conhecimentos botânicos e etnobotânicos, demonstrando a importância da contextualização do conhecimento e da valorização dos saberes populares. Para isto, alunos do ensino médio, na disciplina de Biologia, pesquisaram, com seus vizinhos e parentes, sobre as plantas medicinais que estes utilizam, bem como participaram de discussões sobre este tema, onde receberam a contribuição de pessoas da comunidade, e de um grupo de senhoras do bairro. Concluiu-se que a comunidade está disponível para desenvolver atividades com os alunos na instituição escolar e fora dela, embora ainda possua o receio de adentrar nos muros da instituição formal. Os estudantes esperam dos docentes métodos diferenciados dos tradicionais, necessários à formação de cidadãos atuantes e comprometidos com as questões socioambientais.Lepidus2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/471110.14295/remea.v31i2.4711REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 247-2601517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4711/3092Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, André BoccasiusPereira, Samira Martins2020-08-14T19:56:44Zoai:periodicos.furg.br:article/4711Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:44Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia
title Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia
spellingShingle Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia
Siqueira, André Boccasius
Etnobotânica
Educação formal
Plantas medicinais
Saberes Populares
Etnobiologia.
title_short Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia
title_full Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia
title_fullStr Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia
title_full_unstemmed Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia
title_sort Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia
author Siqueira, André Boccasius
author_facet Siqueira, André Boccasius
Pereira, Samira Martins
author_role author
author2 Pereira, Samira Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, André Boccasius
Pereira, Samira Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Etnobotânica
Educação formal
Plantas medicinais
Saberes Populares
Etnobiologia.
topic Etnobotânica
Educação formal
Plantas medicinais
Saberes Populares
Etnobiologia.
description Objetivou-se trabalhar os conhecimentos botânicos e etnobotânicos, demonstrando a importância da contextualização do conhecimento e da valorização dos saberes populares. Para isto, alunos do ensino médio, na disciplina de Biologia, pesquisaram, com seus vizinhos e parentes, sobre as plantas medicinais que estes utilizam, bem como participaram de discussões sobre este tema, onde receberam a contribuição de pessoas da comunidade, e de um grupo de senhoras do bairro. Concluiu-se que a comunidade está disponível para desenvolver atividades com os alunos na instituição escolar e fora dela, embora ainda possua o receio de adentrar nos muros da instituição formal. Os estudantes esperam dos docentes métodos diferenciados dos tradicionais, necessários à formação de cidadãos atuantes e comprometidos com as questões socioambientais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4711
10.14295/remea.v31i2.4711
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4711
identifier_str_mv 10.14295/remea.v31i2.4711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4711/3092
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 247-260
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784517296128