Educação Ambiental e filosofia prática: “Uma ou duas linhas e por trás uma imensa paisagem”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4847 |
Resumo: | A partir de uma oficina realizada em uma escola pública de Florianópolis (SC), o texto explora aspectos da filosofia prática de Gilles Deleuze e Félix Guattari no encontro com a Educação Ambiental. Na primeira parte são apresentadas as ideias de ‘começo’, ‘criação’ e ‘experimentação’ e sua relação com o presente atual e o campo da Educação Ambiental. Na segunda parte apresentam-se as etapas da oficina e o modo pelo qual se esboça um campo problemático onde o ambiental se singulariza a partir de questões eminentemente vitais. Na parte final do texto, destacam-se alguns aspectos apresentados na segunda parte e de que maneira eles nos abrem e ao campo ambiental para novas regiões do viver. |
id |
FURG-9_c5f27fabb230c9e03c55d982aa63a34d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4847 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental e filosofia prática: “Uma ou duas linhas e por trás uma imensa paisagem”Educação AmbientalFilosofia da DiferençaexperimentaçãoA partir de uma oficina realizada em uma escola pública de Florianópolis (SC), o texto explora aspectos da filosofia prática de Gilles Deleuze e Félix Guattari no encontro com a Educação Ambiental. Na primeira parte são apresentadas as ideias de ‘começo’, ‘criação’ e ‘experimentação’ e sua relação com o presente atual e o campo da Educação Ambiental. Na segunda parte apresentam-se as etapas da oficina e o modo pelo qual se esboça um campo problemático onde o ambiental se singulariza a partir de questões eminentemente vitais. Na parte final do texto, destacam-se alguns aspectos apresentados na segunda parte e de que maneira eles nos abrem e ao campo ambiental para novas regiões do viver.Lepidus2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/484710.14295/remea.v0i0.4847REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2015: Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo - jan/jun de 2015.; 4-191517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4847/3048Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGodoy, Ana2020-08-14T19:56:35Zoai:periodicos.furg.br:article/4847Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental e filosofia prática: “Uma ou duas linhas e por trás uma imensa paisagem” |
title |
Educação Ambiental e filosofia prática: “Uma ou duas linhas e por trás uma imensa paisagem” |
spellingShingle |
Educação Ambiental e filosofia prática: “Uma ou duas linhas e por trás uma imensa paisagem” Godoy, Ana Educação Ambiental Filosofia da Diferença experimentação |
title_short |
Educação Ambiental e filosofia prática: “Uma ou duas linhas e por trás uma imensa paisagem” |
title_full |
Educação Ambiental e filosofia prática: “Uma ou duas linhas e por trás uma imensa paisagem” |
title_fullStr |
Educação Ambiental e filosofia prática: “Uma ou duas linhas e por trás uma imensa paisagem” |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e filosofia prática: “Uma ou duas linhas e por trás uma imensa paisagem” |
title_sort |
Educação Ambiental e filosofia prática: “Uma ou duas linhas e por trás uma imensa paisagem” |
author |
Godoy, Ana |
author_facet |
Godoy, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoy, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Filosofia da Diferença experimentação |
topic |
Educação Ambiental Filosofia da Diferença experimentação |
description |
A partir de uma oficina realizada em uma escola pública de Florianópolis (SC), o texto explora aspectos da filosofia prática de Gilles Deleuze e Félix Guattari no encontro com a Educação Ambiental. Na primeira parte são apresentadas as ideias de ‘começo’, ‘criação’ e ‘experimentação’ e sua relação com o presente atual e o campo da Educação Ambiental. Na segunda parte apresentam-se as etapas da oficina e o modo pelo qual se esboça um campo problemático onde o ambiental se singulariza a partir de questões eminentemente vitais. Na parte final do texto, destacam-se alguns aspectos apresentados na segunda parte e de que maneira eles nos abrem e ao campo ambiental para novas regiões do viver. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4847 10.14295/remea.v0i0.4847 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4847 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.4847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4847/3048 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2015: Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo - jan/jun de 2015.; 4-19 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784530927617 |