EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DE GENIPABU, COMO ANDA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3080 |
Resumo: | Em face da grande degradação ambiental dos últimos tempos, um significativo número de países passou a criar áreas naturais protegidas como medidas conservacionistas, principalmente os do Terceiro Mundo. No Brasil, a maioria das unidades de conservação (UC) foram criadas nos últimos trintas anos. A área de proteção ambiental de Genipabu (APA) situada na Grande Natal apresenta inúmeros problemas que evidenciam a falta de uma política de educação ambiental voltada para os residentes dessa UC. Foram realizadas entrevistas, através de questionários semi-estruturados, com os diretores das escolas, do ensino fundamental, situadas dentro dos limites da APA. Os resultados mostram a necessidade da implantação de atividades em EA voltadas para a APA visando contribuir para que a UC possa atingir os objetivos descritos em seu decreto de criação. Além do mais, a EA seria uma ferramenta de conscientização ambiental dos jovens estudantes do ensino fundamental da APA que contribuiria para sensibilização dos demais moradores na busca da conservação da área que apresenta um forte potencial turístico. |
id |
FURG-9_c6dc3b972716a942c89907dfbbd07d27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3080 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DE GENIPABU, COMO ANDA?Rio Grande do Norteunidade de conservaçãoensino fundamental.Em face da grande degradação ambiental dos últimos tempos, um significativo número de países passou a criar áreas naturais protegidas como medidas conservacionistas, principalmente os do Terceiro Mundo. No Brasil, a maioria das unidades de conservação (UC) foram criadas nos últimos trintas anos. A área de proteção ambiental de Genipabu (APA) situada na Grande Natal apresenta inúmeros problemas que evidenciam a falta de uma política de educação ambiental voltada para os residentes dessa UC. Foram realizadas entrevistas, através de questionários semi-estruturados, com os diretores das escolas, do ensino fundamental, situadas dentro dos limites da APA. Os resultados mostram a necessidade da implantação de atividades em EA voltadas para a APA visando contribuir para que a UC possa atingir os objetivos descritos em seu decreto de criação. Além do mais, a EA seria uma ferramenta de conscientização ambiental dos jovens estudantes do ensino fundamental da APA que contribuiria para sensibilização dos demais moradores na busca da conservação da área que apresenta um forte potencial turístico.Lepidus2012-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/308010.14295/remea.v21i0.3080REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3080/1742Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Eduardo Silva deTorres, Denise de Freitas2020-08-14T19:59:53Zoai:periodicos.furg.br:article/3080Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:53Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DE GENIPABU, COMO ANDA? |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DE GENIPABU, COMO ANDA? |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DE GENIPABU, COMO ANDA? Oliveira, Eduardo Silva de Rio Grande do Norte unidade de conservação ensino fundamental. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DE GENIPABU, COMO ANDA? |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DE GENIPABU, COMO ANDA? |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DE GENIPABU, COMO ANDA? |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DE GENIPABU, COMO ANDA? |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DE GENIPABU, COMO ANDA? |
author |
Oliveira, Eduardo Silva de |
author_facet |
Oliveira, Eduardo Silva de Torres, Denise de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Denise de Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eduardo Silva de Torres, Denise de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rio Grande do Norte unidade de conservação ensino fundamental. |
topic |
Rio Grande do Norte unidade de conservação ensino fundamental. |
description |
Em face da grande degradação ambiental dos últimos tempos, um significativo número de países passou a criar áreas naturais protegidas como medidas conservacionistas, principalmente os do Terceiro Mundo. No Brasil, a maioria das unidades de conservação (UC) foram criadas nos últimos trintas anos. A área de proteção ambiental de Genipabu (APA) situada na Grande Natal apresenta inúmeros problemas que evidenciam a falta de uma política de educação ambiental voltada para os residentes dessa UC. Foram realizadas entrevistas, através de questionários semi-estruturados, com os diretores das escolas, do ensino fundamental, situadas dentro dos limites da APA. Os resultados mostram a necessidade da implantação de atividades em EA voltadas para a APA visando contribuir para que a UC possa atingir os objetivos descritos em seu decreto de criação. Além do mais, a EA seria uma ferramenta de conscientização ambiental dos jovens estudantes do ensino fundamental da APA que contribuiria para sensibilização dos demais moradores na busca da conservação da área que apresenta um forte potencial turístico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3080 10.14295/remea.v21i0.3080 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3080 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v21i0.3080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3080/1742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782428532736 |