Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gebauer, Ivonete do Carmo de Lourdes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4453
Resumo: A Educação Ambiental é certamente um dos temas mais relevantes para muitos projetos educacionais. Neste contexto, as unidades escolares, fontes de formação e produção de conhecimentos, talvez sejam na atualidade, os canais de maior veiculação e utilização na construção do processo de ensino-aprendizagem. A escola, por exercer importante papel em relação à Educação Ambiental, onde este tema é abordado sob diferentes óticas do saber, e por interagir de forma interdisciplinar, possibilita o convívio social harmonioso, informa e esclarece os conteúdos escolares, relacionando-os com os problemas e situações vivenciadas pelos alunos, podendo dessa forma, propor ações práticas para diversas questões ambientais. Neste sentido as trilhas ecológicas constituem uma ferramenta na qual os alunos são os elementos ativos no processo de aprendizagem, permitindo envolvimento dos mesmos e, consequentemente, aumento da qualidade da aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver ações de Educação Ambiental com a turma de 3º ano A do ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato, através da sensibilização durante o passeio na eco-trilha.
id FURG-9_c75911bf836d64c744bac95f9c0e2b26
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4453
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do IguaçuEducação ambientaleco-trilhasensibilização.A Educação Ambiental é certamente um dos temas mais relevantes para muitos projetos educacionais. Neste contexto, as unidades escolares, fontes de formação e produção de conhecimentos, talvez sejam na atualidade, os canais de maior veiculação e utilização na construção do processo de ensino-aprendizagem. A escola, por exercer importante papel em relação à Educação Ambiental, onde este tema é abordado sob diferentes óticas do saber, e por interagir de forma interdisciplinar, possibilita o convívio social harmonioso, informa e esclarece os conteúdos escolares, relacionando-os com os problemas e situações vivenciadas pelos alunos, podendo dessa forma, propor ações práticas para diversas questões ambientais. Neste sentido as trilhas ecológicas constituem uma ferramenta na qual os alunos são os elementos ativos no processo de aprendizagem, permitindo envolvimento dos mesmos e, consequentemente, aumento da qualidade da aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver ações de Educação Ambiental com a turma de 3º ano A do ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato, através da sensibilização durante o passeio na eco-trilha.Lepidus2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/445310.14295/remea.v0i0.4453REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 318-3301517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4453/2805Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGebauer, Ivonete do Carmo de Lourdes2020-08-14T19:57:22Zoai:periodicos.furg.br:article/4453Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:22Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do Iguaçu
title Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do Iguaçu
spellingShingle Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do Iguaçu
Gebauer, Ivonete do Carmo de Lourdes
Educação ambiental
eco-trilha
sensibilização.
title_short Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do Iguaçu
title_full Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do Iguaçu
title_fullStr Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do Iguaçu
title_full_unstemmed Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do Iguaçu
title_sort Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do Iguaçu
author Gebauer, Ivonete do Carmo de Lourdes
author_facet Gebauer, Ivonete do Carmo de Lourdes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gebauer, Ivonete do Carmo de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
eco-trilha
sensibilização.
topic Educação ambiental
eco-trilha
sensibilização.
description A Educação Ambiental é certamente um dos temas mais relevantes para muitos projetos educacionais. Neste contexto, as unidades escolares, fontes de formação e produção de conhecimentos, talvez sejam na atualidade, os canais de maior veiculação e utilização na construção do processo de ensino-aprendizagem. A escola, por exercer importante papel em relação à Educação Ambiental, onde este tema é abordado sob diferentes óticas do saber, e por interagir de forma interdisciplinar, possibilita o convívio social harmonioso, informa e esclarece os conteúdos escolares, relacionando-os com os problemas e situações vivenciadas pelos alunos, podendo dessa forma, propor ações práticas para diversas questões ambientais. Neste sentido as trilhas ecológicas constituem uma ferramenta na qual os alunos são os elementos ativos no processo de aprendizagem, permitindo envolvimento dos mesmos e, consequentemente, aumento da qualidade da aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver ações de Educação Ambiental com a turma de 3º ano A do ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato, através da sensibilização durante o passeio na eco-trilha.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4453
10.14295/remea.v0i0.4453
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4453
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4453/2805
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 318-330
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784431312896