“Me criei no mar, em cima do mar”: pescadores, narrativas e fotografias em São Francisco do Conde-BA
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4600 |
Resumo: | Esta escrita vem apresentar uma jornada com três pescadores de São Francisco do Conde – BA, na Baía de Todos-os-Santos, e seus saberes acerca do meio ambiente. Considerando que são arremessados fazeres/técnicas diferenciados quando pensamos em Educação Ambiental, a partir de uma experiência estética, optamos por navegar por águas mais repletas de formas e texturas e por escrever fotografias. Esses são nossos descaminhos metodológicos. Demos vazão a uma importante mistura entre escuta e olhares atentos aos que vivem e sabem sobre o meio ambiente, aqueles a quem chamamos de moradores do mar. Saberes narrados e grafados em imagens possibilitam-nos pensar a experiência e é esta a proposta que trazemos para este texto. Apresenta-se neste texto a força de vontade que nos guiou e principalmente guiou os mestres, para tentar encontrar em si mesmos expressões, reações, sensações do que é ser um pescador, do que é viver em São Francisco do Conde, do que é arremessar nas águas, desejos. Além do empoderamento, defendemos que esses sujeitos são aqueles que também possuem legitimidade para ensinar sobre meio ambiente e culturas. Nesta investigação, criam-se frestas para pensarmos, primeiramente, a força da centralidade das culturas para/na Educação Ambiental, ou seja, para extrapolar a discussão crítica e possibilitar pensarmos outros aspectos, associados às culturas, que necessitam de olhares investigativos, como a própria fotografia. |
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“Me criei no mar, em cima do mar”: pescadores, narrativas e fotografias em São Francisco do Conde-BAEstudos Culturais. Educação Ambiental. Experiência. Memória. Fotografia.Esta escrita vem apresentar uma jornada com três pescadores de São Francisco do Conde – BA, na Baía de Todos-os-Santos, e seus saberes acerca do meio ambiente. Considerando que são arremessados fazeres/técnicas diferenciados quando pensamos em Educação Ambiental, a partir de uma experiência estética, optamos por navegar por águas mais repletas de formas e texturas e por escrever fotografias. Esses são nossos descaminhos metodológicos. Demos vazão a uma importante mistura entre escuta e olhares atentos aos que vivem e sabem sobre o meio ambiente, aqueles a quem chamamos de moradores do mar. Saberes narrados e grafados em imagens possibilitam-nos pensar a experiência e é esta a proposta que trazemos para este texto. Apresenta-se neste texto a força de vontade que nos guiou e principalmente guiou os mestres, para tentar encontrar em si mesmos expressões, reações, sensações do que é ser um pescador, do que é viver em São Francisco do Conde, do que é arremessar nas águas, desejos. Além do empoderamento, defendemos que esses sujeitos são aqueles que também possuem legitimidade para ensinar sobre meio ambiente e culturas. Nesta investigação, criam-se frestas para pensarmos, primeiramente, a força da centralidade das culturas para/na Educação Ambiental, ou seja, para extrapolar a discussão crítica e possibilitar pensarmos outros aspectos, associados às culturas, que necessitam de olhares investigativos, como a própria fotografia.Lepidus2014-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/460010.14295/remea.v31i2.4600REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2014: Edição Especial Impressa: Dossiê Educação Ambiental; 243-2591517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4600/2924Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Codes, Davi Henrique CorreiaBarzano, Marco Antônio Leandro2020-08-14T19:56:56Zoai:periodicos.furg.br:article/4600Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:56Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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