O Trabalho Associativo em Empreendimento de Economia Solidária e o papel da Educação Ambiental Crítica, Emancipatória e TransformadoraThe Associative Work in Development of Solidarity Economy and the role of Critical, Emancipatory and Transformative Environmental EducationEl trabajo asociativo en emprendimiento de economía solidaria y el papel de la Educación Ambiental Crítica, Emancipatoria y Transformadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8566 |
Resumo: | O presente trabalho visa compreender como a economia solidária e a educação ambiental auxiliam no processo de emancipação e transformação de catadores e catadoras no sul do Rio Grande do Sul. Para tanto foram acompanhadas em torno de 68 reuniões, 4 assembleias ordinárias em cooperativas e associações, organização de documentos, realização de 9 oficinas de formação. Foram feitas observações e intervenções, algumas atividades foram propostas pelos pesquisadores e outras foram demandadas pelos grupos. Observou-se que todos os grupos apresentam características semelhantes, mas constatou-se ainda que cada grupo tem as suas especificidades, e necessidades, por vezes, distintas. Essas características estão diretamente relacionadas, com a forma que os grupos estão organizados, e como foram constituídos, bem como a maturidade dos grupos na realização das atividades. The present work aims to understand how solidarity economy and environmental education help in the process of emancipation and transformation of pickers and pickers in the south of Rio Grande do Sul. For this purpose, 68 meetings, 4 ordinary assemblies in cooperatives and associations, organization of documents, 9 training workshops. Observations and interventions were made, some activities were proposed by the researchers and others were demanded by the groups. It was observed that all the groups have similar characteristics, but it was also verified that each group has its specifics, and sometimes different needs. These characteristics are directly related, with the way the groups are organized, and how they were constituted, as well as the maturity of the groups in the accomplishment of the activities. El presente trabajo pretende comprender cómo la economía solidaria y la educación ambiental auxilian en el proceso de emancipación y transformación de recolectores y recolectores en el sur de Rio Grande do Sul. Para ello se acompañaron en torno a 68 reuniones, 4 asambleas ordinarias en cooperativas y asociaciones, organización de documentos, realización de 9 talleres de formación. Se hicieron observaciones e intervenciones, algunas actividades fueron propuestas por los investigadores y otras fueron demandadas por los grupos. Se observó que todos los grupos presentan características similares, pero se constató que cada grupo tiene sus especificidades, y necesidades a veces distintas. Estas características están directamente relacionadas, con la forma que los grupos están organizados, y cómo se constituyeron, así como la madurez de los grupos en la realización de las actividades. |
id |
FURG-9_caf20e9ee8eeb79f28a3facf4b41de00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8566 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Trabalho Associativo em Empreendimento de Economia Solidária e o papel da Educação Ambiental Crítica, Emancipatória e TransformadoraThe Associative Work in Development of Solidarity Economy and the role of Critical, Emancipatory and Transformative Environmental EducationEl trabajo asociativo en emprendimiento de economía solidaria y el papel de la Educación Ambiental Crítica, Emancipatoria y TransformadoraEducação AmbientalEconomia SolidáriaReciclagemCatadoras e Catadores.O presente trabalho visa compreender como a economia solidária e a educação ambiental auxiliam no processo de emancipação e transformação de catadores e catadoras no sul do Rio Grande do Sul. Para tanto foram acompanhadas em torno de 68 reuniões, 4 assembleias ordinárias em cooperativas e associações, organização de documentos, realização de 9 oficinas de formação. Foram feitas observações e intervenções, algumas atividades foram propostas pelos pesquisadores e outras foram demandadas pelos grupos. Observou-se que todos os grupos apresentam características semelhantes, mas constatou-se ainda que cada grupo tem as suas especificidades, e necessidades, por vezes, distintas. Essas características estão diretamente relacionadas, com a forma que os grupos estão organizados, e como foram constituídos, bem como a maturidade dos grupos na realização das atividades. The present work aims to understand how solidarity economy and environmental education help in the process of emancipation and transformation of pickers and pickers in the south of Rio Grande do Sul. For this purpose, 68 meetings, 4 ordinary assemblies in cooperatives and associations, organization of documents, 9 training workshops. Observations and interventions were made, some activities were proposed by the researchers and others were demanded by the groups. It was observed that all the groups have similar characteristics, but it was also verified that each group has its specifics, and sometimes different needs. These characteristics are directly related, with the way the groups are organized, and how they were constituted, as well as the maturity of the groups in the accomplishment of the activities. El presente trabajo pretende comprender cómo la economía solidaria y la educación ambiental auxilian en el proceso de emancipación y transformación de recolectores y recolectores en el sur de Rio Grande do Sul. Para ello se acompañaron en torno a 68 reuniones, 4 asambleas ordinarias en cooperativas y asociaciones, organización de documentos, realización de 9 talleres de formación. Se hicieron observaciones e intervenciones, algunas actividades fueron propuestas por los investigadores y otras fueron demandadas por los grupos. Se observó que todos los grupos presentan características similares, pero se constató que cada grupo tiene sus especificidades, y necesidades a veces distintas. Estas características están directamente relacionadas, con la forma que los grupos están organizados, y cómo se constituyeron, así como la madurez de los grupos en la realización de las actividades.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/856610.14295/remea.v0i1.8566REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 102-1141517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8566/5504Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessUmpierre, Marcia BorgesPecke, Thierri SilvaAnello, Lúcia de Fátima Socoowski de2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8566Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Trabalho Associativo em Empreendimento de Economia Solidária e o papel da Educação Ambiental Crítica, Emancipatória e TransformadoraThe Associative Work in Development of Solidarity Economy and the role of Critical, Emancipatory and Transformative Environmental EducationEl trabajo asociativo en emprendimiento de economía solidaria y el papel de la Educación Ambiental Crítica, Emancipatoria y Transformadora |
title |
O Trabalho Associativo em Empreendimento de Economia Solidária e o papel da Educação Ambiental Crítica, Emancipatória e TransformadoraThe Associative Work in Development of Solidarity Economy and the role of Critical, Emancipatory and Transformative Environmental EducationEl trabajo asociativo en emprendimiento de economía solidaria y el papel de la Educación Ambiental Crítica, Emancipatoria y Transformadora |
spellingShingle |
O Trabalho Associativo em Empreendimento de Economia Solidária e o papel da Educação Ambiental Crítica, Emancipatória e TransformadoraThe Associative Work in Development of Solidarity Economy and the role of Critical, Emancipatory and Transformative Environmental EducationEl trabajo asociativo en emprendimiento de economía solidaria y el papel de la Educación Ambiental Crítica, Emancipatoria y Transformadora Umpierre, Marcia Borges Educação Ambiental Economia Solidária Reciclagem Catadoras e Catadores. |
title_short |
O Trabalho Associativo em Empreendimento de Economia Solidária e o papel da Educação Ambiental Crítica, Emancipatória e TransformadoraThe Associative Work in Development of Solidarity Economy and the role of Critical, Emancipatory and Transformative Environmental EducationEl trabajo asociativo en emprendimiento de economía solidaria y el papel de la Educación Ambiental Crítica, Emancipatoria y Transformadora |
title_full |
O Trabalho Associativo em Empreendimento de Economia Solidária e o papel da Educação Ambiental Crítica, Emancipatória e TransformadoraThe Associative Work in Development of Solidarity Economy and the role of Critical, Emancipatory and Transformative Environmental EducationEl trabajo asociativo en emprendimiento de economía solidaria y el papel de la Educación Ambiental Crítica, Emancipatoria y Transformadora |
title_fullStr |
O Trabalho Associativo em Empreendimento de Economia Solidária e o papel da Educação Ambiental Crítica, Emancipatória e TransformadoraThe Associative Work in Development of Solidarity Economy and the role of Critical, Emancipatory and Transformative Environmental EducationEl trabajo asociativo en emprendimiento de economía solidaria y el papel de la Educación Ambiental Crítica, Emancipatoria y Transformadora |
title_full_unstemmed |
O Trabalho Associativo em Empreendimento de Economia Solidária e o papel da Educação Ambiental Crítica, Emancipatória e TransformadoraThe Associative Work in Development of Solidarity Economy and the role of Critical, Emancipatory and Transformative Environmental EducationEl trabajo asociativo en emprendimiento de economía solidaria y el papel de la Educación Ambiental Crítica, Emancipatoria y Transformadora |
title_sort |
O Trabalho Associativo em Empreendimento de Economia Solidária e o papel da Educação Ambiental Crítica, Emancipatória e TransformadoraThe Associative Work in Development of Solidarity Economy and the role of Critical, Emancipatory and Transformative Environmental EducationEl trabajo asociativo en emprendimiento de economía solidaria y el papel de la Educación Ambiental Crítica, Emancipatoria y Transformadora |
author |
Umpierre, Marcia Borges |
author_facet |
Umpierre, Marcia Borges Pecke, Thierri Silva Anello, Lúcia de Fátima Socoowski de |
author_role |
author |
author2 |
Pecke, Thierri Silva Anello, Lúcia de Fátima Socoowski de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Umpierre, Marcia Borges Pecke, Thierri Silva Anello, Lúcia de Fátima Socoowski de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Economia Solidária Reciclagem Catadoras e Catadores. |
topic |
Educação Ambiental Economia Solidária Reciclagem Catadoras e Catadores. |
description |
O presente trabalho visa compreender como a economia solidária e a educação ambiental auxiliam no processo de emancipação e transformação de catadores e catadoras no sul do Rio Grande do Sul. Para tanto foram acompanhadas em torno de 68 reuniões, 4 assembleias ordinárias em cooperativas e associações, organização de documentos, realização de 9 oficinas de formação. Foram feitas observações e intervenções, algumas atividades foram propostas pelos pesquisadores e outras foram demandadas pelos grupos. Observou-se que todos os grupos apresentam características semelhantes, mas constatou-se ainda que cada grupo tem as suas especificidades, e necessidades, por vezes, distintas. Essas características estão diretamente relacionadas, com a forma que os grupos estão organizados, e como foram constituídos, bem como a maturidade dos grupos na realização das atividades. The present work aims to understand how solidarity economy and environmental education help in the process of emancipation and transformation of pickers and pickers in the south of Rio Grande do Sul. For this purpose, 68 meetings, 4 ordinary assemblies in cooperatives and associations, organization of documents, 9 training workshops. Observations and interventions were made, some activities were proposed by the researchers and others were demanded by the groups. It was observed that all the groups have similar characteristics, but it was also verified that each group has its specifics, and sometimes different needs. These characteristics are directly related, with the way the groups are organized, and how they were constituted, as well as the maturity of the groups in the accomplishment of the activities. El presente trabajo pretende comprender cómo la economía solidaria y la educación ambiental auxilian en el proceso de emancipación y transformación de recolectores y recolectores en el sur de Rio Grande do Sul. Para ello se acompañaron en torno a 68 reuniones, 4 asambleas ordinarias en cooperativas y asociaciones, organización de documentos, realización de 9 talleres de formación. Se hicieron observaciones e intervenciones, algunas actividades fueron propuestas por los investigadores y otras fueron demandadas por los grupos. Se observó que todos los grupos presentan características similares, pero se constató que cada grupo tiene sus especificidades, y necesidades a veces distintas. Estas características están directamente relacionadas, con la forma que los grupos están organizados, y cómo se constituyeron, así como la madurez de los grupos en la realización de las actividades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8566 10.14295/remea.v0i1.8566 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8566 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i1.8566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8566/5504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 102-114 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786634371072 |