Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Camila Cesário Pereira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Yára Christina Cesário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8256
Resumo: Como Atividades Curriculares (ACs) para cursos de formação inicial possam ser espaço-tempo de reflexão-ação sobre as relações sociedade, ambiente e educação? Por que nos acostumamos a pensar as cidades para os edifícios, para os carros e não para as pessoas? Tais questionamentos fomentaram a elaboração de ACs integradoras para licenciandos(as) de História, Letras e Matemática de uma universidade comunitária. Com abordagem qualitativa, baseado em pesquisa bibliográfica, a campo e traços de pesquisa-ação as mesmas, foram vivenciadas na disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Educação (SMAE) entre fevereiro-abril de 2018. Pretendeu-se integrar diferentes saberes, fazeres, olhares estético-sensível, envolvendo ainda, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O profundo e pertinente envolvimento dos(as) licenciandos(as), a aproximação teoria-prática, as discussões-proposições para problemáticas socioambientais a partir de diferentes perspectivas, podem potencializar a inovação curricular na formação de professores(as). ¿Como actividades curriculares para cursos de formación inicial pueden ser espacio-tiempo de reflexión-acción sobre las relaciones sociedad, ambiente y educación? ¿Por qué nos acostumbra a pensar las ciudades para los edificios, para los coches y no para las personas? Tales cuestionamientos fomentaron la elaboración de AC integradoras para licenciandos (as) de Historia, Letras y Matemáticas de una universidad comunitaria. Con abordaje cualitativo, basado en investigación bibliográfica, a campo y rasgos de investigación-acción las mismas, fueron vivenciadas en la disciplina Sociedad, Medio Ambiente y Educación (SMAE) entre febrero-abril de 2018. Se pretendió integrar diferentes saberes, haceres, miradas estético-sensible, involucrando aún, Objetivos del Desarrollo Sostenible. La profunda y pertinente implicación de los licenciandos, la aproximación teoría-práctica, las discusiones-proposiciones para problemáticas socioambientales a partir de diferentes perspectivas, pueden potenciar la innovación curricular en la formación de profesores (as). How can Curricular Activities (ACs) for initial training courses be space-time reflection-action on the relationships society, environment and education? Why do we get used to thinking of cities for buildings, for cars and not for people? These questions fostered the elaboration of integrative ACs for the graduates of History, Letters and Mathematics of a community university. With a qualitative approach, based on bibliographical research, the field and research-action traits the same, were experienced in the discipline Society, Environment and Education (SMAE) between February and April 2018. It was intended to integrate different knowledge, doings, looks aesthetic-sensitive, involving also, Sustainable Development Objectives. The deep and pertinent involvement of the graduates, the theory-practice approach, the discussions-propositions for socio-environmental problems from different perspectives, can potentiate the curricular innovation in the formation of teachers.
id FURG-9_cb75b6f1918582a2bc9e43d1ab71fbb0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8256
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and proposeCidade para pessoasDesenvolvimento sustentávelAtividades Curriculares.Como Atividades Curriculares (ACs) para cursos de formação inicial possam ser espaço-tempo de reflexão-ação sobre as relações sociedade, ambiente e educação? Por que nos acostumamos a pensar as cidades para os edifícios, para os carros e não para as pessoas? Tais questionamentos fomentaram a elaboração de ACs integradoras para licenciandos(as) de História, Letras e Matemática de uma universidade comunitária. Com abordagem qualitativa, baseado em pesquisa bibliográfica, a campo e traços de pesquisa-ação as mesmas, foram vivenciadas na disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Educação (SMAE) entre fevereiro-abril de 2018. Pretendeu-se integrar diferentes saberes, fazeres, olhares estético-sensível, envolvendo ainda, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O profundo e pertinente envolvimento dos(as) licenciandos(as), a aproximação teoria-prática, as discussões-proposições para problemáticas socioambientais a partir de diferentes perspectivas, podem potencializar a inovação curricular na formação de professores(as). ¿Como actividades curriculares para cursos de formación inicial pueden ser espacio-tiempo de reflexión-acción sobre las relaciones sociedad, ambiente y educación? ¿Por qué nos acostumbra a pensar las ciudades para los edificios, para los coches y no para las personas? Tales cuestionamientos fomentaron la elaboración de AC integradoras para licenciandos (as) de Historia, Letras y Matemáticas de una universidad comunitaria. Con abordaje cualitativo, basado en investigación bibliográfica, a campo y rasgos de investigación-acción las mismas, fueron vivenciadas en la disciplina Sociedad, Medio Ambiente y Educación (SMAE) entre febrero-abril de 2018. Se pretendió integrar diferentes saberes, haceres, miradas estético-sensible, involucrando aún, Objetivos del Desarrollo Sostenible. La profunda y pertinente implicación de los licenciandos, la aproximación teoría-práctica, las discusiones-proposiciones para problemáticas socioambientales a partir de diferentes perspectivas, pueden potenciar la innovación curricular en la formación de profesores (as). How can Curricular Activities (ACs) for initial training courses be space-time reflection-action on the relationships society, environment and education? Why do we get used to thinking of cities for buildings, for cars and not for people? These questions fostered the elaboration of integrative ACs for the graduates of History, Letters and Mathematics of a community university. With a qualitative approach, based on bibliographical research, the field and research-action traits the same, were experienced in the discipline Society, Environment and Education (SMAE) between February and April 2018. It was intended to integrate different knowledge, doings, looks aesthetic-sensitive, involving also, Sustainable Development Objectives. The deep and pertinent involvement of the graduates, the theory-practice approach, the discussions-propositions for socio-environmental problems from different perspectives, can potentiate the curricular innovation in the formation of teachers.Lepidus2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/825610.14295/remea.v35i3.8256REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 220-2371517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8256/5559Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Camila Cesário Pereira dePereira, Yára Christina Cesário2018-12-20T17:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/8256Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-12-20T17:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose
title Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose
spellingShingle Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose
Andrade, Camila Cesário Pereira de
Cidade para pessoas
Desenvolvimento sustentável
Atividades Curriculares.
title_short Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose
title_full Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose
title_fullStr Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose
title_full_unstemmed Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose
title_sort Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose
author Andrade, Camila Cesário Pereira de
author_facet Andrade, Camila Cesário Pereira de
Pereira, Yára Christina Cesário
author_role author
author2 Pereira, Yára Christina Cesário
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Camila Cesário Pereira de
Pereira, Yára Christina Cesário
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade para pessoas
Desenvolvimento sustentável
Atividades Curriculares.
topic Cidade para pessoas
Desenvolvimento sustentável
Atividades Curriculares.
description Como Atividades Curriculares (ACs) para cursos de formação inicial possam ser espaço-tempo de reflexão-ação sobre as relações sociedade, ambiente e educação? Por que nos acostumamos a pensar as cidades para os edifícios, para os carros e não para as pessoas? Tais questionamentos fomentaram a elaboração de ACs integradoras para licenciandos(as) de História, Letras e Matemática de uma universidade comunitária. Com abordagem qualitativa, baseado em pesquisa bibliográfica, a campo e traços de pesquisa-ação as mesmas, foram vivenciadas na disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Educação (SMAE) entre fevereiro-abril de 2018. Pretendeu-se integrar diferentes saberes, fazeres, olhares estético-sensível, envolvendo ainda, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O profundo e pertinente envolvimento dos(as) licenciandos(as), a aproximação teoria-prática, as discussões-proposições para problemáticas socioambientais a partir de diferentes perspectivas, podem potencializar a inovação curricular na formação de professores(as). ¿Como actividades curriculares para cursos de formación inicial pueden ser espacio-tiempo de reflexión-acción sobre las relaciones sociedad, ambiente y educación? ¿Por qué nos acostumbra a pensar las ciudades para los edificios, para los coches y no para las personas? Tales cuestionamientos fomentaron la elaboración de AC integradoras para licenciandos (as) de Historia, Letras y Matemáticas de una universidad comunitaria. Con abordaje cualitativo, basado en investigación bibliográfica, a campo y rasgos de investigación-acción las mismas, fueron vivenciadas en la disciplina Sociedad, Medio Ambiente y Educación (SMAE) entre febrero-abril de 2018. Se pretendió integrar diferentes saberes, haceres, miradas estético-sensible, involucrando aún, Objetivos del Desarrollo Sostenible. La profunda y pertinente implicación de los licenciandos, la aproximación teoría-práctica, las discusiones-proposiciones para problemáticas socioambientales a partir de diferentes perspectivas, pueden potenciar la innovación curricular en la formación de profesores (as). How can Curricular Activities (ACs) for initial training courses be space-time reflection-action on the relationships society, environment and education? Why do we get used to thinking of cities for buildings, for cars and not for people? These questions fostered the elaboration of integrative ACs for the graduates of History, Letters and Mathematics of a community university. With a qualitative approach, based on bibliographical research, the field and research-action traits the same, were experienced in the discipline Society, Environment and Education (SMAE) between February and April 2018. It was intended to integrate different knowledge, doings, looks aesthetic-sensitive, involving also, Sustainable Development Objectives. The deep and pertinent involvement of the graduates, the theory-practice approach, the discussions-propositions for socio-environmental problems from different perspectives, can potentiate the curricular innovation in the formation of teachers.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8256
10.14295/remea.v35i3.8256
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8256
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i3.8256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8256/5559
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 220-237
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786218086400