Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8256 |
Resumo: | Como Atividades Curriculares (ACs) para cursos de formação inicial possam ser espaço-tempo de reflexão-ação sobre as relações sociedade, ambiente e educação? Por que nos acostumamos a pensar as cidades para os edifícios, para os carros e não para as pessoas? Tais questionamentos fomentaram a elaboração de ACs integradoras para licenciandos(as) de História, Letras e Matemática de uma universidade comunitária. Com abordagem qualitativa, baseado em pesquisa bibliográfica, a campo e traços de pesquisa-ação as mesmas, foram vivenciadas na disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Educação (SMAE) entre fevereiro-abril de 2018. Pretendeu-se integrar diferentes saberes, fazeres, olhares estético-sensível, envolvendo ainda, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O profundo e pertinente envolvimento dos(as) licenciandos(as), a aproximação teoria-prática, as discussões-proposições para problemáticas socioambientais a partir de diferentes perspectivas, podem potencializar a inovação curricular na formação de professores(as). ¿Como actividades curriculares para cursos de formación inicial pueden ser espacio-tiempo de reflexión-acción sobre las relaciones sociedad, ambiente y educación? ¿Por qué nos acostumbra a pensar las ciudades para los edificios, para los coches y no para las personas? Tales cuestionamientos fomentaron la elaboración de AC integradoras para licenciandos (as) de Historia, Letras y Matemáticas de una universidad comunitaria. Con abordaje cualitativo, basado en investigación bibliográfica, a campo y rasgos de investigación-acción las mismas, fueron vivenciadas en la disciplina Sociedad, Medio Ambiente y Educación (SMAE) entre febrero-abril de 2018. Se pretendió integrar diferentes saberes, haceres, miradas estético-sensible, involucrando aún, Objetivos del Desarrollo Sostenible. La profunda y pertinente implicación de los licenciandos, la aproximación teoría-práctica, las discusiones-proposiciones para problemáticas socioambientales a partir de diferentes perspectivas, pueden potenciar la innovación curricular en la formación de profesores (as). How can Curricular Activities (ACs) for initial training courses be space-time reflection-action on the relationships society, environment and education? Why do we get used to thinking of cities for buildings, for cars and not for people? These questions fostered the elaboration of integrative ACs for the graduates of History, Letters and Mathematics of a community university. With a qualitative approach, based on bibliographical research, the field and research-action traits the same, were experienced in the discipline Society, Environment and Education (SMAE) between February and April 2018. It was intended to integrate different knowledge, doings, looks aesthetic-sensitive, involving also, Sustainable Development Objectives. The deep and pertinent involvement of the graduates, the theory-practice approach, the discussions-propositions for socio-environmental problems from different perspectives, can potentiate the curricular innovation in the formation of teachers. |
id |
FURG-9_cb75b6f1918582a2bc9e43d1ab71fbb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8256 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and proposeCidade para pessoasDesenvolvimento sustentávelAtividades Curriculares.Como Atividades Curriculares (ACs) para cursos de formação inicial possam ser espaço-tempo de reflexão-ação sobre as relações sociedade, ambiente e educação? Por que nos acostumamos a pensar as cidades para os edifícios, para os carros e não para as pessoas? Tais questionamentos fomentaram a elaboração de ACs integradoras para licenciandos(as) de História, Letras e Matemática de uma universidade comunitária. Com abordagem qualitativa, baseado em pesquisa bibliográfica, a campo e traços de pesquisa-ação as mesmas, foram vivenciadas na disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Educação (SMAE) entre fevereiro-abril de 2018. Pretendeu-se integrar diferentes saberes, fazeres, olhares estético-sensível, envolvendo ainda, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O profundo e pertinente envolvimento dos(as) licenciandos(as), a aproximação teoria-prática, as discussões-proposições para problemáticas socioambientais a partir de diferentes perspectivas, podem potencializar a inovação curricular na formação de professores(as). ¿Como actividades curriculares para cursos de formación inicial pueden ser espacio-tiempo de reflexión-acción sobre las relaciones sociedad, ambiente y educación? ¿Por qué nos acostumbra a pensar las ciudades para los edificios, para los coches y no para las personas? Tales cuestionamientos fomentaron la elaboración de AC integradoras para licenciandos (as) de Historia, Letras y Matemáticas de una universidad comunitaria. Con abordaje cualitativo, basado en investigación bibliográfica, a campo y rasgos de investigación-acción las mismas, fueron vivenciadas en la disciplina Sociedad, Medio Ambiente y Educación (SMAE) entre febrero-abril de 2018. Se pretendió integrar diferentes saberes, haceres, miradas estético-sensible, involucrando aún, Objetivos del Desarrollo Sostenible. La profunda y pertinente implicación de los licenciandos, la aproximación teoría-práctica, las discusiones-proposiciones para problemáticas socioambientales a partir de diferentes perspectivas, pueden potenciar la innovación curricular en la formación de profesores (as). How can Curricular Activities (ACs) for initial training courses be space-time reflection-action on the relationships society, environment and education? Why do we get used to thinking of cities for buildings, for cars and not for people? These questions fostered the elaboration of integrative ACs for the graduates of History, Letters and Mathematics of a community university. With a qualitative approach, based on bibliographical research, the field and research-action traits the same, were experienced in the discipline Society, Environment and Education (SMAE) between February and April 2018. It was intended to integrate different knowledge, doings, looks aesthetic-sensitive, involving also, Sustainable Development Objectives. The deep and pertinent involvement of the graduates, the theory-practice approach, the discussions-propositions for socio-environmental problems from different perspectives, can potentiate the curricular innovation in the formation of teachers.Lepidus2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/825610.14295/remea.v35i3.8256REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 220-2371517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8256/5559Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Camila Cesário Pereira dePereira, Yára Christina Cesário2018-12-20T17:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/8256Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-12-20T17:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose |
title |
Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose |
spellingShingle |
Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose Andrade, Camila Cesário Pereira de Cidade para pessoas Desenvolvimento sustentável Atividades Curriculares. |
title_short |
Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose |
title_full |
Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose |
title_fullStr |
Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose |
title_full_unstemmed |
Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose |
title_sort |
Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e proporCiudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponerCity for people: time and space to look, reflect and propose |
author |
Andrade, Camila Cesário Pereira de |
author_facet |
Andrade, Camila Cesário Pereira de Pereira, Yára Christina Cesário |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Yára Christina Cesário |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Camila Cesário Pereira de Pereira, Yára Christina Cesário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidade para pessoas Desenvolvimento sustentável Atividades Curriculares. |
topic |
Cidade para pessoas Desenvolvimento sustentável Atividades Curriculares. |
description |
Como Atividades Curriculares (ACs) para cursos de formação inicial possam ser espaço-tempo de reflexão-ação sobre as relações sociedade, ambiente e educação? Por que nos acostumamos a pensar as cidades para os edifícios, para os carros e não para as pessoas? Tais questionamentos fomentaram a elaboração de ACs integradoras para licenciandos(as) de História, Letras e Matemática de uma universidade comunitária. Com abordagem qualitativa, baseado em pesquisa bibliográfica, a campo e traços de pesquisa-ação as mesmas, foram vivenciadas na disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Educação (SMAE) entre fevereiro-abril de 2018. Pretendeu-se integrar diferentes saberes, fazeres, olhares estético-sensível, envolvendo ainda, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O profundo e pertinente envolvimento dos(as) licenciandos(as), a aproximação teoria-prática, as discussões-proposições para problemáticas socioambientais a partir de diferentes perspectivas, podem potencializar a inovação curricular na formação de professores(as). ¿Como actividades curriculares para cursos de formación inicial pueden ser espacio-tiempo de reflexión-acción sobre las relaciones sociedad, ambiente y educación? ¿Por qué nos acostumbra a pensar las ciudades para los edificios, para los coches y no para las personas? Tales cuestionamientos fomentaron la elaboración de AC integradoras para licenciandos (as) de Historia, Letras y Matemáticas de una universidad comunitaria. Con abordaje cualitativo, basado en investigación bibliográfica, a campo y rasgos de investigación-acción las mismas, fueron vivenciadas en la disciplina Sociedad, Medio Ambiente y Educación (SMAE) entre febrero-abril de 2018. Se pretendió integrar diferentes saberes, haceres, miradas estético-sensible, involucrando aún, Objetivos del Desarrollo Sostenible. La profunda y pertinente implicación de los licenciandos, la aproximación teoría-práctica, las discusiones-proposiciones para problemáticas socioambientales a partir de diferentes perspectivas, pueden potenciar la innovación curricular en la formación de profesores (as). How can Curricular Activities (ACs) for initial training courses be space-time reflection-action on the relationships society, environment and education? Why do we get used to thinking of cities for buildings, for cars and not for people? These questions fostered the elaboration of integrative ACs for the graduates of History, Letters and Mathematics of a community university. With a qualitative approach, based on bibliographical research, the field and research-action traits the same, were experienced in the discipline Society, Environment and Education (SMAE) between February and April 2018. It was intended to integrate different knowledge, doings, looks aesthetic-sensitive, involving also, Sustainable Development Objectives. The deep and pertinent involvement of the graduates, the theory-practice approach, the discussions-propositions for socio-environmental problems from different perspectives, can potentiate the curricular innovation in the formation of teachers. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8256 10.14295/remea.v35i3.8256 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8256 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v35i3.8256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8256/5559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 220-237 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786218086400 |