Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4670 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar o papel desempenhado por recintos expositivos enquanto estruturas educadoras para a conservação da biodiversidade. Para isso, foram analisados os recintos de exposição de onças pardas e seu discurso expositivo em três zoológicos do interior paulista. Observou-se que esses recintos possibilitam o contato próximo da população com os animais, mas que a contextualização necessária à educação para a conservação se dá principalmente por meio da monitoria. Para ampliar o aspecto educador dos recintos, é importante repensar seu design e elaborar objetos expositivos complementares que orientem a interpretação do recinto. Esses elementos devem abordar temas relacionados à conservação da espécie, contextualizando-a na realidade ambiental local. |
id |
FURG-9_cbc440dc97df19b490a52c560d7104c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4670 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardasConservação da onça parda (Puma concolor)Estruturas EducadorasDiscurso Expositivo.O objetivo desta pesquisa foi analisar o papel desempenhado por recintos expositivos enquanto estruturas educadoras para a conservação da biodiversidade. Para isso, foram analisados os recintos de exposição de onças pardas e seu discurso expositivo em três zoológicos do interior paulista. Observou-se que esses recintos possibilitam o contato próximo da população com os animais, mas que a contextualização necessária à educação para a conservação se dá principalmente por meio da monitoria. Para ampliar o aspecto educador dos recintos, é importante repensar seu design e elaborar objetos expositivos complementares que orientem a interpretação do recinto. Esses elementos devem abordar temas relacionados à conservação da espécie, contextualizando-a na realidade ambiental local.Lepidus2015-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/467010.14295/remea.v0i0.4670REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 184-2041517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4670/3396Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sara MoniseOliveira, Haydée Torres2020-11-16T20:58:14Zoai:periodicos.furg.br:article/4670Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:14Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas |
title |
Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas |
spellingShingle |
Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas Oliveira, Sara Monise Conservação da onça parda (Puma concolor) Estruturas Educadoras Discurso Expositivo. |
title_short |
Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas |
title_full |
Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas |
title_fullStr |
Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas |
title_full_unstemmed |
Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas |
title_sort |
Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas |
author |
Oliveira, Sara Monise |
author_facet |
Oliveira, Sara Monise Oliveira, Haydée Torres |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Haydée Torres |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sara Monise Oliveira, Haydée Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conservação da onça parda (Puma concolor) Estruturas Educadoras Discurso Expositivo. |
topic |
Conservação da onça parda (Puma concolor) Estruturas Educadoras Discurso Expositivo. |
description |
O objetivo desta pesquisa foi analisar o papel desempenhado por recintos expositivos enquanto estruturas educadoras para a conservação da biodiversidade. Para isso, foram analisados os recintos de exposição de onças pardas e seu discurso expositivo em três zoológicos do interior paulista. Observou-se que esses recintos possibilitam o contato próximo da população com os animais, mas que a contextualização necessária à educação para a conservação se dá principalmente por meio da monitoria. Para ampliar o aspecto educador dos recintos, é importante repensar seu design e elaborar objetos expositivos complementares que orientem a interpretação do recinto. Esses elementos devem abordar temas relacionados à conservação da espécie, contextualizando-a na realidade ambiental local. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4670 10.14295/remea.v0i0.4670 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4670 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.4670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4670/3396 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 184-204 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784501567488 |