Ética, política e vida perpétua em Enrique Dussel: fundamentos para a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casali, Alípio Márcio Dias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Arbache, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7148
Resumo: O presente texto expõe, de modo introdutório, a arquitetônica do postulado ético-ecológico-político na obra do filósofo argentino-mexicano Enrique Dussel (1934- ), buscando referências críticas para um currículo escolar numa perspectiva da educação ambiental. Para este fim foram tomadas duas referências principais em meio à sua vasta obra: a sua Ética da Libertação [1998] (2000) e as suas 20 Teses de Política [2006] (2007). Trata-se, pois, de um empreendimento bibliográfico. A vida humana, com postulado de ser vida perpétua para todos, foi identificada como sendo o fundamento e o argumento central do pensamento de Dussel nessas obras; a ideia de libertação foi identificada como o conceito que faz a ligação entre a ética e a política. São elementos de uma crítica com propositura pedagógica que tem como horizonte último, ou postulado, o definitivo “bem”: a Vida Perpétua. El presente texto expone, en modo introductorio, la arquitectónica del postulado ético-ecológico-político en la obra del filósofo argentino-mexicano Enrique Dussel (1934-), buscando referencias críticas para un currículo escolar en una perspectiva de la educación ambiental. A este fin se tomaron dos referencias principales en medio de su vasta obra: su Ética de la Liberación [1998] (2000) y sus 20 Tesis de Política [2006] (2007). Se trata, pues, de un emprendimiento bibliográfico. La vida humana, con postulado de ser vida perpetua para todos, fue identificada como el fundamento y el argumento central del pensamiento de Dussel en esas obras; la idea de liberación fue identificada como el concepto que vincula la ética y la política. Son elementos de una crítica con propositura pedagógica que tiene como horizonte último, o postulado, el definitivo "bien": la Vida Perpetua. The present text introduces the architectonic of the ethical-ecological-political postulate in the work of the argentine-mexican philosopher Enrique Dussel (1934-), searching for critical references to a school curriculum, from an environmental education perspective. To this end, two main references have been taken from of his vast work: his Liberation Ethics [1998] (2000) and his 20 Thesis on Politics [2006] (2007). It is, therefore, a bibliographical enterprise. Human life, with the postulate of perpetual life for all, has been identified as the very foundation and central argument of Dussel's thought in these works; and the idea of liberation was identified as the concept that links ethics with politics. They are elements of a pedagogical criticism and proposal that has as final horizon, or postulate, the definitive "good": the Perpetual Life.
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