Os Riscos, a Vulnerabilidade Ambiental e o Estado Capitalista: a proposta de uma Educação Ambiental como ato político

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biage de Andrade, Leonardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: dos Santos Pinto, Vicente Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7232
Resumo: O presente artigo envolve para dentro do campo da educação ambiental outro campo social de disputas, que são os riscos ambientais, realçando conceitos importantes inerentes a ambos e buscando suas interfaces. Os riscos, sobretudo associados ao meio físico, que assolam, primordialmente, as camadas marginalizadas da população em áreas onde os conflitos socioambientais entre opressores e oprimidos se instalam. E se debruçando sobre a perspectiva crítica de educação ambiental e do materialismo histórico dialético para realçar o papel do Estado como (re)produtor das desigualdades e irradiante de discursos fatalistas inseparáveis do contexto neoliberal em voga. El presente articulo involucra dentro del campo de la educacion ambiental otro campo social de disputas, que son los riesgos ambientales, realzando conceptos importantes inerentes a ambos y buscando sus interfaces. Los riesgos, sobre todo asociados al medio fisico, que asolan, primordialmente, las capas marginadas de la población en áreas donde los conflictos socioambientales entre opresores y oprimidos se instalan. Y se inclinó sobre la perspectiva crítica de educación ambiental y del materialismo histórico dialéctico para realzar el papel del Estado como (re) productor de las desigualdades e irradiante de discursos fatalistas inseparables del contexto neoliberal en boga. The present article involves within the field of environmental education another social field of disputes, which are environmental risks, highlighting important concepts inherent to both and seeking their interfaces. Risks, especially associated with the physical environment, that primarily afflict the marginalized layers of the population in areas where the socio-environmental conflicts between oppressors and the oppressed settle. And focusing on the critical perspective of environmental education and dialectical historical materialism to highlight the role of the state as (re) producer of inequalities and radiant of fatalistic discourses inseparable from the neoliberal context in vogue.
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