EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pineli, Adriana Alves Pereira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rodrigues Netto, Manoel Francisco, Mendes, Simone Miranda Sodré, Cunha Neto, Francisco Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3519
Resumo: Este texto relata um projeto desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino de uma escola pública de Elói Mendes, Sul de Minas Gerais, objetivou-se por meio da interdisciplinaridade conhecer a relação de dependência da água limpa da bacia hidrográfica do Ribeirão da Onça e a qualidade de vida da população do município. O trabalho foi desenvolvido pelos autores no contexto da Campanha da Fraternidade de 2004, Água, fonte de vida. Várias estratégias foram utilizadas para estimular a percepção ambiental dos alunos e favorecer a compreensão da interdisciplinaridade entre o ser humano e o meio ambiente. As atividades realizadas incluíram um questionário pré-diagnóstico sobre conhecimentos ambientais, leitura e interpretação de textos, poesias, peça teatral, música, visitas em duas nascentes e na Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA), rodas de conversa, elaboração coletiva de palestra realizada pelos alunos, além de uma feira de projetos ambientais e doação de mudas aos sitiantes. Foi possível perceber a aprendizagem de conceitos e mudanças de atitudes na prática cotidiana dos alunos. O lúdico na educação ambiental é uma forma diferenciada para a transmissão de conhecimentos. A prática na educação ambiental consolida a teoria. O trabalho interdisciplinar provoca uma reflexão e mudanças de atitudes.
id FURG-9_d1fa65f191a72c1d1b867e1635465b52
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3519
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.percepção ambientaláguavidaatitudes.Este texto relata um projeto desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino de uma escola pública de Elói Mendes, Sul de Minas Gerais, objetivou-se por meio da interdisciplinaridade conhecer a relação de dependência da água limpa da bacia hidrográfica do Ribeirão da Onça e a qualidade de vida da população do município. O trabalho foi desenvolvido pelos autores no contexto da Campanha da Fraternidade de 2004, Água, fonte de vida. Várias estratégias foram utilizadas para estimular a percepção ambiental dos alunos e favorecer a compreensão da interdisciplinaridade entre o ser humano e o meio ambiente. As atividades realizadas incluíram um questionário pré-diagnóstico sobre conhecimentos ambientais, leitura e interpretação de textos, poesias, peça teatral, música, visitas em duas nascentes e na Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA), rodas de conversa, elaboração coletiva de palestra realizada pelos alunos, além de uma feira de projetos ambientais e doação de mudas aos sitiantes. Foi possível perceber a aprendizagem de conceitos e mudanças de atitudes na prática cotidiana dos alunos. O lúdico na educação ambiental é uma forma diferenciada para a transmissão de conhecimentos. A prática na educação ambiental consolida a teoria. O trabalho interdisciplinar provoca uma reflexão e mudanças de atitudes.Lepidus2013-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/351910.14295/remea.v25i0.3519REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3519/2096Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPineli, Adriana Alves PereiraRodrigues Netto, Manoel FranciscoMendes, Simone Miranda SodréCunha Neto, Francisco Rodrigues da2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3519Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.
Pineli, Adriana Alves Pereira
percepção ambiental
água
vida
atitudes.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.
author Pineli, Adriana Alves Pereira
author_facet Pineli, Adriana Alves Pereira
Rodrigues Netto, Manoel Francisco
Mendes, Simone Miranda Sodré
Cunha Neto, Francisco Rodrigues da
author_role author
author2 Rodrigues Netto, Manoel Francisco
Mendes, Simone Miranda Sodré
Cunha Neto, Francisco Rodrigues da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pineli, Adriana Alves Pereira
Rodrigues Netto, Manoel Francisco
Mendes, Simone Miranda Sodré
Cunha Neto, Francisco Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv percepção ambiental
água
vida
atitudes.
topic percepção ambiental
água
vida
atitudes.
description Este texto relata um projeto desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino de uma escola pública de Elói Mendes, Sul de Minas Gerais, objetivou-se por meio da interdisciplinaridade conhecer a relação de dependência da água limpa da bacia hidrográfica do Ribeirão da Onça e a qualidade de vida da população do município. O trabalho foi desenvolvido pelos autores no contexto da Campanha da Fraternidade de 2004, Água, fonte de vida. Várias estratégias foram utilizadas para estimular a percepção ambiental dos alunos e favorecer a compreensão da interdisciplinaridade entre o ser humano e o meio ambiente. As atividades realizadas incluíram um questionário pré-diagnóstico sobre conhecimentos ambientais, leitura e interpretação de textos, poesias, peça teatral, música, visitas em duas nascentes e na Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA), rodas de conversa, elaboração coletiva de palestra realizada pelos alunos, além de uma feira de projetos ambientais e doação de mudas aos sitiantes. Foi possível perceber a aprendizagem de conceitos e mudanças de atitudes na prática cotidiana dos alunos. O lúdico na educação ambiental é uma forma diferenciada para a transmissão de conhecimentos. A prática na educação ambiental consolida a teoria. O trabalho interdisciplinar provoca uma reflexão e mudanças de atitudes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3519
10.14295/remea.v25i0.3519
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3519
identifier_str_mv 10.14295/remea.v25i0.3519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3519/2096
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783475011584