EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3519 |
Resumo: | Este texto relata um projeto desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino de uma escola pública de Elói Mendes, Sul de Minas Gerais, objetivou-se por meio da interdisciplinaridade conhecer a relação de dependência da água limpa da bacia hidrográfica do Ribeirão da Onça e a qualidade de vida da população do município. O trabalho foi desenvolvido pelos autores no contexto da Campanha da Fraternidade de 2004, Água, fonte de vida. Várias estratégias foram utilizadas para estimular a percepção ambiental dos alunos e favorecer a compreensão da interdisciplinaridade entre o ser humano e o meio ambiente. As atividades realizadas incluíram um questionário pré-diagnóstico sobre conhecimentos ambientais, leitura e interpretação de textos, poesias, peça teatral, música, visitas em duas nascentes e na Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA), rodas de conversa, elaboração coletiva de palestra realizada pelos alunos, além de uma feira de projetos ambientais e doação de mudas aos sitiantes. Foi possível perceber a aprendizagem de conceitos e mudanças de atitudes na prática cotidiana dos alunos. O lúdico na educação ambiental é uma forma diferenciada para a transmissão de conhecimentos. A prática na educação ambiental consolida a teoria. O trabalho interdisciplinar provoca uma reflexão e mudanças de atitudes. |
id |
FURG-9_d1fa65f191a72c1d1b867e1635465b52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3519 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.percepção ambientaláguavidaatitudes.Este texto relata um projeto desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino de uma escola pública de Elói Mendes, Sul de Minas Gerais, objetivou-se por meio da interdisciplinaridade conhecer a relação de dependência da água limpa da bacia hidrográfica do Ribeirão da Onça e a qualidade de vida da população do município. O trabalho foi desenvolvido pelos autores no contexto da Campanha da Fraternidade de 2004, Água, fonte de vida. Várias estratégias foram utilizadas para estimular a percepção ambiental dos alunos e favorecer a compreensão da interdisciplinaridade entre o ser humano e o meio ambiente. As atividades realizadas incluíram um questionário pré-diagnóstico sobre conhecimentos ambientais, leitura e interpretação de textos, poesias, peça teatral, música, visitas em duas nascentes e na Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA), rodas de conversa, elaboração coletiva de palestra realizada pelos alunos, além de uma feira de projetos ambientais e doação de mudas aos sitiantes. Foi possível perceber a aprendizagem de conceitos e mudanças de atitudes na prática cotidiana dos alunos. O lúdico na educação ambiental é uma forma diferenciada para a transmissão de conhecimentos. A prática na educação ambiental consolida a teoria. O trabalho interdisciplinar provoca uma reflexão e mudanças de atitudes.Lepidus2013-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/351910.14295/remea.v25i0.3519REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3519/2096Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPineli, Adriana Alves PereiraRodrigues Netto, Manoel FranciscoMendes, Simone Miranda SodréCunha Neto, Francisco Rodrigues da2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3519Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS. |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS. |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS. Pineli, Adriana Alves Pereira percepção ambiental água vida atitudes. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS. |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS. |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS. |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS. |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS. |
author |
Pineli, Adriana Alves Pereira |
author_facet |
Pineli, Adriana Alves Pereira Rodrigues Netto, Manoel Francisco Mendes, Simone Miranda Sodré Cunha Neto, Francisco Rodrigues da |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues Netto, Manoel Francisco Mendes, Simone Miranda Sodré Cunha Neto, Francisco Rodrigues da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pineli, Adriana Alves Pereira Rodrigues Netto, Manoel Francisco Mendes, Simone Miranda Sodré Cunha Neto, Francisco Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
percepção ambiental água vida atitudes. |
topic |
percepção ambiental água vida atitudes. |
description |
Este texto relata um projeto desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino de uma escola pública de Elói Mendes, Sul de Minas Gerais, objetivou-se por meio da interdisciplinaridade conhecer a relação de dependência da água limpa da bacia hidrográfica do Ribeirão da Onça e a qualidade de vida da população do município. O trabalho foi desenvolvido pelos autores no contexto da Campanha da Fraternidade de 2004, Água, fonte de vida. Várias estratégias foram utilizadas para estimular a percepção ambiental dos alunos e favorecer a compreensão da interdisciplinaridade entre o ser humano e o meio ambiente. As atividades realizadas incluíram um questionário pré-diagnóstico sobre conhecimentos ambientais, leitura e interpretação de textos, poesias, peça teatral, música, visitas em duas nascentes e na Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA), rodas de conversa, elaboração coletiva de palestra realizada pelos alunos, além de uma feira de projetos ambientais e doação de mudas aos sitiantes. Foi possível perceber a aprendizagem de conceitos e mudanças de atitudes na prática cotidiana dos alunos. O lúdico na educação ambiental é uma forma diferenciada para a transmissão de conhecimentos. A prática na educação ambiental consolida a teoria. O trabalho interdisciplinar provoca uma reflexão e mudanças de atitudes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3519 10.14295/remea.v25i0.3519 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3519 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v25i0.3519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3519/2096 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783475011584 |