A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de MinasCritical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5936 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou compreender como um curso de Capacitação em Educação Ambiental contribuiu para a formação de estudantes do curso de Pedagogia de uma faculdade do sul de Minas Gerais. Acredita-se que a abordagem da educação ambiental (EA) na formação inicial de professores contribui para a construção de uma postura crítica desses profissionais frente aos problemas ambientais enfrentados pela sociedade. Este trabalho consiste em estudo de caso e para a coleta de dados foram analisados os textos produzidos durante a realização de um Fórum de Educação Ambiental Crítica, relatórios e questionários respondidos pelas cursistas. No tratamento dos dados foram adotadas as técnicas da análise do conteúdo. Os resultados indicam que o curso é uma boa ferramenta para tecer discussões relacionadas à EA, porém, é preciso reestruturar algumas atividades para um melhor aprendizado dos educandos em relação à educação ambiental crítica. |
id |
FURG-9_d28b8f4aae1dc37f5faa2e1701c7e8fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5936 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de MinasCritical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of MinasEducação ambiental crítica. Formação de professores. Prática pedagógica.Esta pesquisa buscou compreender como um curso de Capacitação em Educação Ambiental contribuiu para a formação de estudantes do curso de Pedagogia de uma faculdade do sul de Minas Gerais. Acredita-se que a abordagem da educação ambiental (EA) na formação inicial de professores contribui para a construção de uma postura crítica desses profissionais frente aos problemas ambientais enfrentados pela sociedade. Este trabalho consiste em estudo de caso e para a coleta de dados foram analisados os textos produzidos durante a realização de um Fórum de Educação Ambiental Crítica, relatórios e questionários respondidos pelas cursistas. No tratamento dos dados foram adotadas as técnicas da análise do conteúdo. Os resultados indicam que o curso é uma boa ferramenta para tecer discussões relacionadas à EA, porém, é preciso reestruturar algumas atividades para um melhor aprendizado dos educandos em relação à educação ambiental crítica.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/593610.14295/remea.v33i3.5936REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 230-2481517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5936/4168Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Andreia Marcelina SilvaMonteiro, Bruno Andrade Pinto2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5936Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de MinasCritical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas |
title |
A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de MinasCritical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas |
spellingShingle |
A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de MinasCritical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas Carvalho, Andreia Marcelina Silva Educação ambiental crítica. Formação de professores. Prática pedagógica. |
title_short |
A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de MinasCritical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas |
title_full |
A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de MinasCritical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas |
title_fullStr |
A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de MinasCritical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de MinasCritical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas |
title_sort |
A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de MinasCritical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas |
author |
Carvalho, Andreia Marcelina Silva |
author_facet |
Carvalho, Andreia Marcelina Silva Monteiro, Bruno Andrade Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Bruno Andrade Pinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Andreia Marcelina Silva Monteiro, Bruno Andrade Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental crítica. Formação de professores. Prática pedagógica. |
topic |
Educação ambiental crítica. Formação de professores. Prática pedagógica. |
description |
Esta pesquisa buscou compreender como um curso de Capacitação em Educação Ambiental contribuiu para a formação de estudantes do curso de Pedagogia de uma faculdade do sul de Minas Gerais. Acredita-se que a abordagem da educação ambiental (EA) na formação inicial de professores contribui para a construção de uma postura crítica desses profissionais frente aos problemas ambientais enfrentados pela sociedade. Este trabalho consiste em estudo de caso e para a coleta de dados foram analisados os textos produzidos durante a realização de um Fórum de Educação Ambiental Crítica, relatórios e questionários respondidos pelas cursistas. No tratamento dos dados foram adotadas as técnicas da análise do conteúdo. Os resultados indicam que o curso é uma boa ferramenta para tecer discussões relacionadas à EA, porém, é preciso reestruturar algumas atividades para um melhor aprendizado dos educandos em relação à educação ambiental crítica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5936 10.14295/remea.v33i3.5936 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5936 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i3.5936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5936/4168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 230-248 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785461014528 |