RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2919 |
Resumo: | A modelagem baseada em Raciocínio Qualitativo (RQ) auxilia no processo de aprendizagem do modelador. O RQ é um poderoso fundamento para a geração de explicações, porque os comportamentos de interesse do sistema modelado são explicitamente modelados em termos de componentes relevantes, processos, relações causais, espaços quantitativos, premissas e estados qualitativos. Os modelos baseados em RQ, modelos qualitativos, permitem lidar com questões, problemas, tarefas e explicações nos níveis conceitual e intuitivo. Nos modelos qualitativos propostos o RQ proporciona oportunidades de aprendizagem sobre os mecanismos que determinam a qualidade da água, em termos da dinâmica do Oxigênio Dissolvido (OD), e sobre o processo de modelagem em si. A experiência adquirida ao modelar permitiu ao modelador ampliar o seu conhecimento sobre o sistema modelado. |
id |
FURG-9_d53f09fd50bbe7468072f7c49937b8d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2919 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELARRaciocínio Qualitativomodelos qualitativosaprendizadoqualidade da água.A modelagem baseada em Raciocínio Qualitativo (RQ) auxilia no processo de aprendizagem do modelador. O RQ é um poderoso fundamento para a geração de explicações, porque os comportamentos de interesse do sistema modelado são explicitamente modelados em termos de componentes relevantes, processos, relações causais, espaços quantitativos, premissas e estados qualitativos. Os modelos baseados em RQ, modelos qualitativos, permitem lidar com questões, problemas, tarefas e explicações nos níveis conceitual e intuitivo. Nos modelos qualitativos propostos o RQ proporciona oportunidades de aprendizagem sobre os mecanismos que determinam a qualidade da água, em termos da dinâmica do Oxigênio Dissolvido (OD), e sobre o processo de modelagem em si. A experiência adquirida ao modelar permitiu ao modelador ampliar o seu conhecimento sobre o sistema modelado.Lepidus2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/291910.14295/remea.v15i0.2919REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 15 (2005): Volume 15 : julho a dezembro de 20051517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2919/1646Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Symone Christine de SantanaSaito, Carlos HirooSalles, Paulo Sérgio Bretas de Almeida2020-08-14T20:01:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2919Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:01:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR |
title |
RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR |
spellingShingle |
RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR Araújo, Symone Christine de Santana Raciocínio Qualitativo modelos qualitativos aprendizado qualidade da água. |
title_short |
RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR |
title_full |
RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR |
title_fullStr |
RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR |
title_full_unstemmed |
RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR |
title_sort |
RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR |
author |
Araújo, Symone Christine de Santana |
author_facet |
Araújo, Symone Christine de Santana Saito, Carlos Hiroo Salles, Paulo Sérgio Bretas de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Saito, Carlos Hiroo Salles, Paulo Sérgio Bretas de Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Symone Christine de Santana Saito, Carlos Hiroo Salles, Paulo Sérgio Bretas de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio Qualitativo modelos qualitativos aprendizado qualidade da água. |
topic |
Raciocínio Qualitativo modelos qualitativos aprendizado qualidade da água. |
description |
A modelagem baseada em Raciocínio Qualitativo (RQ) auxilia no processo de aprendizagem do modelador. O RQ é um poderoso fundamento para a geração de explicações, porque os comportamentos de interesse do sistema modelado são explicitamente modelados em termos de componentes relevantes, processos, relações causais, espaços quantitativos, premissas e estados qualitativos. Os modelos baseados em RQ, modelos qualitativos, permitem lidar com questões, problemas, tarefas e explicações nos níveis conceitual e intuitivo. Nos modelos qualitativos propostos o RQ proporciona oportunidades de aprendizagem sobre os mecanismos que determinam a qualidade da água, em termos da dinâmica do Oxigênio Dissolvido (OD), e sobre o processo de modelagem em si. A experiência adquirida ao modelar permitiu ao modelador ampliar o seu conhecimento sobre o sistema modelado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2919 10.14295/remea.v15i0.2919 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2919 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v15i0.2919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2919/1646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 15 (2005): Volume 15 : julho a dezembro de 2005 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781934653440 |