RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Symone Christine de Santana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Saito, Carlos Hiroo, Salles, Paulo Sérgio Bretas de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2919
Resumo: A modelagem baseada em Raciocínio Qualitativo (RQ) auxilia no processo de aprendizagem do modelador. O RQ é um poderoso fundamento para a geração de explicações, porque os comportamentos de interesse do sistema modelado são explicitamente modelados em termos de componentes relevantes, processos, relações causais, espaços quantitativos, premissas e estados qualitativos. Os modelos baseados em RQ, modelos qualitativos, permitem lidar com questões, problemas, tarefas e explicações nos níveis conceitual e intuitivo. Nos modelos qualitativos propostos o RQ proporciona oportunidades de aprendizagem sobre os mecanismos que determinam a qualidade da água, em termos da dinâmica do Oxigênio Dissolvido (OD), e sobre o processo de modelagem em si. A experiência adquirida ao modelar permitiu ao modelador ampliar o seu conhecimento sobre o sistema modelado.
id FURG-9_d53f09fd50bbe7468072f7c49937b8d6
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2919
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELARRaciocínio Qualitativomodelos qualitativosaprendizadoqualidade da água.A modelagem baseada em Raciocínio Qualitativo (RQ) auxilia no processo de aprendizagem do modelador. O RQ é um poderoso fundamento para a geração de explicações, porque os comportamentos de interesse do sistema modelado são explicitamente modelados em termos de componentes relevantes, processos, relações causais, espaços quantitativos, premissas e estados qualitativos. Os modelos baseados em RQ, modelos qualitativos, permitem lidar com questões, problemas, tarefas e explicações nos níveis conceitual e intuitivo. Nos modelos qualitativos propostos o RQ proporciona oportunidades de aprendizagem sobre os mecanismos que determinam a qualidade da água, em termos da dinâmica do Oxigênio Dissolvido (OD), e sobre o processo de modelagem em si. A experiência adquirida ao modelar permitiu ao modelador ampliar o seu conhecimento sobre o sistema modelado.Lepidus2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/291910.14295/remea.v15i0.2919REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 15 (2005): Volume 15 : julho a dezembro de 20051517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2919/1646Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Symone Christine de SantanaSaito, Carlos HirooSalles, Paulo Sérgio Bretas de Almeida2020-08-14T20:01:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2919Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:01:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR
title RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR
spellingShingle RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR
Araújo, Symone Christine de Santana
Raciocínio Qualitativo
modelos qualitativos
aprendizado
qualidade da água.
title_short RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR
title_full RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR
title_fullStr RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR
title_full_unstemmed RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR
title_sort RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR
author Araújo, Symone Christine de Santana
author_facet Araújo, Symone Christine de Santana
Saito, Carlos Hiroo
Salles, Paulo Sérgio Bretas de Almeida
author_role author
author2 Saito, Carlos Hiroo
Salles, Paulo Sérgio Bretas de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Symone Christine de Santana
Saito, Carlos Hiroo
Salles, Paulo Sérgio Bretas de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio Qualitativo
modelos qualitativos
aprendizado
qualidade da água.
topic Raciocínio Qualitativo
modelos qualitativos
aprendizado
qualidade da água.
description A modelagem baseada em Raciocínio Qualitativo (RQ) auxilia no processo de aprendizagem do modelador. O RQ é um poderoso fundamento para a geração de explicações, porque os comportamentos de interesse do sistema modelado são explicitamente modelados em termos de componentes relevantes, processos, relações causais, espaços quantitativos, premissas e estados qualitativos. Os modelos baseados em RQ, modelos qualitativos, permitem lidar com questões, problemas, tarefas e explicações nos níveis conceitual e intuitivo. Nos modelos qualitativos propostos o RQ proporciona oportunidades de aprendizagem sobre os mecanismos que determinam a qualidade da água, em termos da dinâmica do Oxigênio Dissolvido (OD), e sobre o processo de modelagem em si. A experiência adquirida ao modelar permitiu ao modelador ampliar o seu conhecimento sobre o sistema modelado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2919
10.14295/remea.v15i0.2919
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2919
identifier_str_mv 10.14295/remea.v15i0.2919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2919/1646
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 15 (2005): Volume 15 : julho a dezembro de 2005
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781934653440