Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11305 |
Resumo: | O presente texto constitui-se a partir dos diálogos e das escritas reflexivas decorrentes da disciplina “Relações de pertencimento na constituição de educadores ambientais”, do programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A metodologia das aulas foi pautada em Roda de Formação e na escuta sensível com a partilha de saberes. Desse modo, as discussões permearam na compreensão do sentido do lugar, dando ênfase ao significado deste nas pesquisas propostas. Os registros de escrita, neste caso, possibilitam adensar a compreensão do lugar enquanto espaço-tempo de transformação social e emancipação. Oportunizando o sujeito/leitor a pensar a sua própria ontologia de ser-e-estar-no-mundo. |
id |
FURG-9_d7f95e679dcbd2ba046a9b414c2a6289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11305 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambientalEscritaLugarPesquisa.O presente texto constitui-se a partir dos diálogos e das escritas reflexivas decorrentes da disciplina “Relações de pertencimento na constituição de educadores ambientais”, do programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A metodologia das aulas foi pautada em Roda de Formação e na escuta sensível com a partilha de saberes. Desse modo, as discussões permearam na compreensão do sentido do lugar, dando ênfase ao significado deste nas pesquisas propostas. Os registros de escrita, neste caso, possibilitam adensar a compreensão do lugar enquanto espaço-tempo de transformação social e emancipação. Oportunizando o sujeito/leitor a pensar a sua própria ontologia de ser-e-estar-no-mundo.Lepidus2022-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1130510.14295/remea.v39i1.11305REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 1 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 411-4231517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11305/9485Copyright (c) 2022 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVorpagel, Fernanda SeidelCousin, Cláudia da Silva2022-04-14T18:37:09Zoai:periodicos.furg.br:article/11305Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-04-14T18:37:09Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental |
title |
Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental |
spellingShingle |
Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental Vorpagel, Fernanda Seidel Escrita Lugar Pesquisa. |
title_short |
Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental |
title_full |
Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental |
title_fullStr |
Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental |
title_full_unstemmed |
Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental |
title_sort |
Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental |
author |
Vorpagel, Fernanda Seidel |
author_facet |
Vorpagel, Fernanda Seidel Cousin, Cláudia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Cousin, Cláudia da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vorpagel, Fernanda Seidel Cousin, Cláudia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Lugar Pesquisa. |
topic |
Escrita Lugar Pesquisa. |
description |
O presente texto constitui-se a partir dos diálogos e das escritas reflexivas decorrentes da disciplina “Relações de pertencimento na constituição de educadores ambientais”, do programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A metodologia das aulas foi pautada em Roda de Formação e na escuta sensível com a partilha de saberes. Desse modo, as discussões permearam na compreensão do sentido do lugar, dando ênfase ao significado deste nas pesquisas propostas. Os registros de escrita, neste caso, possibilitam adensar a compreensão do lugar enquanto espaço-tempo de transformação social e emancipação. Oportunizando o sujeito/leitor a pensar a sua própria ontologia de ser-e-estar-no-mundo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11305 10.14295/remea.v39i1.11305 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11305 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v39i1.11305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11305/9485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 1 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 411-423 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787396685824 |