Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vorpagel, Fernanda Seidel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cousin, Cláudia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11305
Resumo: O presente texto constitui-se a partir dos diálogos e das escritas reflexivas decorrentes da disciplina “Relações de pertencimento na constituição de educadores ambientais”, do programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A metodologia das aulas foi pautada em Roda de Formação e na escuta sensível com a partilha de saberes. Desse modo, as discussões permearam na compreensão do sentido do lugar, dando ênfase ao significado deste nas pesquisas propostas. Os registros de escrita, neste caso, possibilitam adensar a compreensão do lugar enquanto espaço-tempo de transformação social e emancipação. Oportunizando o sujeito/leitor a pensar a sua própria ontologia de ser-e-estar-no-mundo.
id FURG-9_d7f95e679dcbd2ba046a9b414c2a6289
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11305
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambientalEscritaLugarPesquisa.O presente texto constitui-se a partir dos diálogos e das escritas reflexivas decorrentes da disciplina “Relações de pertencimento na constituição de educadores ambientais”, do programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A metodologia das aulas foi pautada em Roda de Formação e na escuta sensível com a partilha de saberes. Desse modo, as discussões permearam na compreensão do sentido do lugar, dando ênfase ao significado deste nas pesquisas propostas. Os registros de escrita, neste caso, possibilitam adensar a compreensão do lugar enquanto espaço-tempo de transformação social e emancipação. Oportunizando o sujeito/leitor a pensar a sua própria ontologia de ser-e-estar-no-mundo.Lepidus2022-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1130510.14295/remea.v39i1.11305REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 1 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 411-4231517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11305/9485Copyright (c) 2022 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVorpagel, Fernanda SeidelCousin, Cláudia da Silva2022-04-14T18:37:09Zoai:periodicos.furg.br:article/11305Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-04-14T18:37:09Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental
title Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental
spellingShingle Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental
Vorpagel, Fernanda Seidel
Escrita
Lugar
Pesquisa.
title_short Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental
title_full Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental
title_fullStr Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental
title_full_unstemmed Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental
title_sort Rodas e Registros na formação de educadores:: narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental
author Vorpagel, Fernanda Seidel
author_facet Vorpagel, Fernanda Seidel
Cousin, Cláudia da Silva
author_role author
author2 Cousin, Cláudia da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vorpagel, Fernanda Seidel
Cousin, Cláudia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Lugar
Pesquisa.
topic Escrita
Lugar
Pesquisa.
description O presente texto constitui-se a partir dos diálogos e das escritas reflexivas decorrentes da disciplina “Relações de pertencimento na constituição de educadores ambientais”, do programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A metodologia das aulas foi pautada em Roda de Formação e na escuta sensível com a partilha de saberes. Desse modo, as discussões permearam na compreensão do sentido do lugar, dando ênfase ao significado deste nas pesquisas propostas. Os registros de escrita, neste caso, possibilitam adensar a compreensão do lugar enquanto espaço-tempo de transformação social e emancipação. Oportunizando o sujeito/leitor a pensar a sua própria ontologia de ser-e-estar-no-mundo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11305
10.14295/remea.v39i1.11305
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11305
identifier_str_mv 10.14295/remea.v39i1.11305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11305/9485
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 1 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 411-423
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787396685824